HENRIQUE CAZES e MARCELLO GONÇALVES NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Perto de completar 20 anos de afinada parceria, o duo Henrique Cazes & Marcello Gonçalves iniciou sua trajetória mergulhando na obra de Pixinguinha. O espetáculo “Pixinguinha de Bolso” estreou no centenário do compositor, em 1997, e três anos depois saiu em disco, lançado com plenos elogios da crítica no Brasil, Japão e França. Cazes & Gonçalves participaram de festivais como o Kuhmo Chamber Music Festiva,l na Finlândia, e o Festival Internacional de Agosto, na Venezuela, dentre outros.

Seguiram-se vários projetos como os 4 CDs da série “Beatles n’Choro” e mais “Uma história do Choro” e “Tudo é Choro”, onde o cavaquinho de Henrique e o violão de Marcello foram a espinha dorsal.

Em fins de 2007 o duo lançou seu segundo disco, “Vamos acabar com o baile”, inteiramente dedicado a obra de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, gênio das cordas e modernizador da música brasileira. Em 2015, para o centenário de Garoto, Cazes & Gonçalves ampliaram o repertório para traçar um retrato mais amplo do grande artista.

Henrique Cazes - cavaquinho e violão tenor, multi-instrumentista e autodidata, começou tocando no Conjunto Coisas Nossas e na Camerata Carioca, onde trabalhou com o bandolinista Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali.

Desde 1988 tem desenvolvido intensa carreira como solista de cavaquinho, dentro e fora do Brasil. Dirige a Orquestra Pixinguinha e o Novo Quinteto, grupos que remontam arranjos originais de Pixinguinha e Radamés.

Tem tocado em festivais como o XI Carrefour Mondial de la Guitare, na Martinica, em 1994 e o Kuhmo Chamber Music Festival, na Finlândia, em 1998, despertando o interesse de músicos de diversas partes do mundo sobre o Choro.

Além de atuar como arranjador e produtor de discos, Henrique Cazes é autor do livro “Choro do quintal ao Municipal”, que sintetiza um século e meio de história dessa musicalidade. Em 2011 obteve o titulo de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ e a partir do ano seguinte se tornou professor de cavaquinho na mesma escola, implantando o bacharelado do instrumento, único no mundo.

Marcello Gonçalves - violão de 7 cordas, bacharel em violão pela universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), estudou com Maria Haro, Nicolas de Souza Barros e Turíbio Santos, além de Marco Pereira e do mestre Dino 7 Cordas.

Desde 1996 tem se apresentado com o Trio Madeira Brasil e também no grupo Rabo de Lagartixa, duas forças de renovação da linguagem chorística.

Desde o ano 2000 tem atuado com Ney Matogrosso, com destaque para o acústico “Canto em qualquer canto”.

Assinou a direção musical do filme “Brasileirinho” de Mika Kaurismaki, lançado em todo o mundo em 2006. Defendeu 2014 seu Mestrado na Escola de Música da UFRJ abordando a obra de Zé Menezes.

As apresentações acontecem dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2015 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Marília Figueiredo

0 comments:

Postar um comentário