Fato real inspira narrativa sobre superação do preconceito entre jovens

Em mais uma obra que promete emocionar jovens leitores, a Editora do Brasil coloca em pauta questões muito frequentes no mundo juvenil, tanto em escolas públicas como privadas: o bullying e sua superação. Em Jogo duro, lançamento que integra a nova série Toda Prosa, a escritora Eliana Martins conta uma história inspirada em fato real que vivenciou no condomínio onde morava. As modernas ilustrações de Veridiana Scarpelli complementam a narrativa que mostra que é possível, sim, superar os desafios impostos no dia a dia com uma postura honesta e sonhos na cabeça.

Ivanildo, mais conhecido como Nildo, é um adolescente de família simples e situação financeira quase precária, que sofre com o preconceito dos colegas. Ele é criativo e falador. Apaixonado pela jovem Marina, é um ótimo aluno. Sonha em ser agrônomo e mora em um condomínio que não condiz com sua classe social, pois seu pai trabalha como zelador. Infelizmente, suas notas despencaram após os boatos sobre ele e um amigo que foi embora para o interior, e as provocações que enfrentava diariamente por ser pobre. Nildinho evitava dar ouvidos ao que falavam, mas era difícil quando até mesmo Chico, seu pai, o ofendia chamando de “burro xucro”. Tudo isso fez com que o menino repetisse o sexto ano na escola pública Osvaldão.

A esperança só veio após o pai de Marina, doutor Machado, perceber que Nildinho precisava de ajuda. Muito generoso, o médico conseguiu uma bolsa de estudos para o garoto na escola de sua filha. Mas, mesmo lá, as afrontas não acabaram. Ele teve de enfrentar, de novo, a gozação dos colegas por usar um tênis cor-de-rosa com borboletinha, já que não tinha dinheiro para comprar outro. Tudo havia voltado a ser como antes e, para piorar, agora Marina namorava Xande, o menino que zombava de sua cara no Osvaldão. Mas nem tudo estava perdido... Nildo acaba conhecendo Lelé e se enche de forças para lutar.

Esta incrível história sobre amizade e respeito mostra como é possível lidar com o bullying e lutar por um ideal nesse duro jogo da vida. Além disso, na trajetória contada por Eliana Martins, os valores como a doçura e a honestidade são fundamentais para superar os obstáculos e alcançar os sonhos.  

Sobre a autora – Eliana Martins atuou como professora de crianças com necessidades especiais e, percebendo que elas entendiam melhor os conceitos por meio de histórias, começou a inventar narrativas. É escritora, dramaturga e roteirista. Publicou seu primeiro livro, Bate-Boca no Canteiro, a Minhoca viu Primeiro, da Editora Vozes, em 1990. Atualmente possui 70 livros publicados por diversas editoras.

Sobre a ilustradora – Veridiana Scarpelli é formada em arquitetura, mas deu várias voltas até entender que na ilustração é seu lugar. Nasceu, mora e trabalha em São Paulo. Desde 2007 ilustra jornais, revistas e livros e, em 2012, lançou seu primeiro livro como autora – O sonho de Vitório (Editora Cosac Naify).

Título: Jogo duro
Autora: Eliana Martins
Ilustrações: Veridiana Scarpelli
Número de páginas: 88
Formato: 14 x 20 cm
Preço: R$ 38,70
Indicação leitora: 6º ano (a partir de 11 anos)
ISBN: 978-85-10-06021-9

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário