120 ANOS DE AMIZADE ENTRE JAPÃO E BRASIL SÃO COMEMORADOS COM SÉRIE DE ATIVIDADES

Em novembro, Brasil e Japão comemoram 120 anos de amizade. Desde o início do ano, diversas atividades, shows, mostras e festas aconteceram em todo o país para celebrar essa relação. Agora chegou a vez da CAIXA Cultural Brasília homenagear o povo japonês com a Semana de Comemoração aos 120 Anos de Amizade entre Brasil e Japão, que acontece de 13 a 22 de novembro.

Na abertura, dia 13, às 19h, haverá apresentação de taikô (tambor japonês) com o grupo Hikaridaiko e exposição de ikebana (arte japonesa de arranjos florais) com cerâmica japonesa e origami (dobraduras de papel), no foyer do Teatro da CAIXA. Até o dia 22, acontecerão oficinas de ikebana, origami, sumiê (técnica milenar de pintura artesanal) e mangá (histórias em quadrinho).

Realizada pelo Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, a semana comemorativa promove e valoriza a cultura japonesa. Em 05 de novembro de 1895 ocorreu a assinatura oficial das relações diplomáticas entre os dois países, daí a escolha deste mês para promover as atividades comemorativas na CAIXA Cultural. Desde a assinatura do tratado, os imigrantes japoneses no Brasil formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1,6 milhões de pessoas.

Nos dias 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, as crianças podem participar das oficinas gratuitas de origami, às 14h e 16h, no foyer. Não é necessário agendamento. No curso, técnicas simples de dobradura em papel serão ensinadas durante 30 minutos. No dia 17 (terça-feira), jovens a partir de 16 anos e adultos interessados em conhecer técnicas mais avançadas de Origami podem se inscrever para as oficinas da Associação de Origami de Brasília (Origamigos), que acontecem às 14h e 16h, na Sala Gente Arteira (4º andar), em aulas de 1h de duração. São 20 vagas para cada turma e é preciso levar 1kg de alimento não perecível no dia do curso. As inscrições vão das 10h do dia 12 de novembro até às 21h do dia 13 de novembro e é preciso solicitar o link pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com.

Nos dias 14 e 19, sábado e quinta-feira, às 15h, haverá a oficina de Sumiê. Indicado para jovens a partir de 16 anos e adultos, o curso ensina a técnica milenar de pintura artesanal que tem como base técnicas de caligrafia e filosofia zen-budista. A oficineira Filomena Kotaka é a responsável pelas aulas de 2h de duração na Sala Gente Arteira (4º andar). São 20 vagas para cada dia e é preciso levar 1kg de alimento não perecível no dia do curso. As inscrições já começaram e se encerram às 21h do dia 12 de novembro. É preciso solicitar o link pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com.

Também indicada para jovens a partir de 16 anos e adultos, as oficinas de Ikebana acontecem nos dias 18 e 20, quarta e sexta-feira, às 15h, na Sala Gente Arteira (4º andar). O Ikebana Sogetsu Brasília ensina a arte que consiste em montar arranjos de flores com base em regras e simbolismo preestabelecidos para serem utilizados como oferta religiosa. Os arranjos são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Para se inscrever em uma das 30 vagas disponíveis (15 para cada dia) é preciso solicitar o link pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com e levar 1kg de alimento não perecível no dia do curso. As inscrições vão das 10h do dia 14 de novembro até às 21h do dia 15 de novembro.

O encerramento da Semana de Comemoração aos 120 Anos de Amizade entre Brasil e Japão será com a oficina de Mangá, nos dias 21 e 22, sábado e domingo, às 15h, na Sala Gente Arteira (4º andar). São 20 vagas para cada dia de oficina dada pelo professor Henrique de Siqueira e indicadas para jovens de 16 anos e adultos. No curso, os alunos aprenderão técnicas de desenho de histórias em quadrinhos onde as características dos personagens são exageradas. As inscrições vão das 10h do dia 17 de novembro até 21h do dia 18 de novembro e é preciso solicitar o link do formulário pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com. No dia da aula, é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira surgiu em 1980 como uma série de ações educativas associadas ao recém-criado Museu da CAIXA. Em 2003, passou a se concentrar na formação educacional de crianças mais carentes. Três anos depois, ampliou as atividades para todas as idades e diversificou o público, sob o nome atual. Um dos principais objetivos é gerar conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural e melhorar a qualidade de vida da sociedade. De agosto de 2014 até o momento, o Gente Arteira atendeu 20 mil pessoas e 464 instituições, em 695 oficinas, e arrecadou 330 quilos de alimentos não perecíveis destinados a diversas instituições do Distrito Federal e entorno, cadastradas pela CAIXA Cultural Brasília.

Grupos de escolas e instituições podem agendar participação, durante a semana, nos cursos de Journal Art, voltado para adolescentes, que ensina técnicas de colagem e pintura na criação de um caderno poético; de Palhaçaria e Carimbos artesanais para crianças entre 7 e 12 anos exercitarem sua criatividade; e de técnicas de Fingerprint nas oficinas para Gente Miúda, indicadas para crianças de 3 a 6 anos. Basta enviar e-mail para supervisao.df@gentearteira.com. São 45 vagas para cada curso, com quatro turmas sendo atendidas por dia. As oficinas acontecem também aos sábados e domingos, às 14h e 16h, para público em geral.

Serviço:
Semana de Comemoração aos 120 Anos de Amizade entre Brasil e Japão
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4, foyer e Sala Gente Arteira – 4º andar)
Dias: de 13 a 22 de novembro de 2015 (de sexta a domingo)
Hora: abertura da exposição de Ikebana com cerâmica japonesa e Origami e apresentação de Taikô às 19h de sexta-feira, oficinas têm dias e horários específicos
Classificação indicativa: livre (oficinas têm classificação própria)
Entrada franca (para oficinas com inscrições, é necessário solicitar formulário pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com e trazer 1kg de alimento não perecível no dia da oficina)
Realização: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário