IZAIAS ALMEIDA NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Izaias Bueno de Almeida, líder do conjunto “Izaias e Seus Chorões”, o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo, destacou-se desde criança como solista de bandolim.
          
Já aos dezesseis anos de idade, começou apresentando-se na extinta TV Tupi (canal 3), no programa dirigido e apresentado por Homero Silva, “Grêmio Juvenil Tupi”, programa este destinado exclusivamente aos jovens. Ao atingir dezoito anos foi contratado na mesma emissora como copista.
          
Simultaneamente acompanhava calouros, atuando ora no Conjunto Regional de Mauro Silva, ora em outros conjuntos. Foi chefe de conjunto da TV Bandeirante no programa “Gaiola de Ouro” de Alfredo Borba. Atuou também no Regional de Caçulinha na TV Record.
          
Como bandolinista, seu primeiro solo de destaque foi na mesma TV Record em 1.956, na Noite dos Choristas com o choro “Saudações” de Otávio Dias Moreno. Outro momento de grande importância em sua carreira como solista foi em 1.986 no MASP, interpretando a “Suíte Retratos”, de Radamés Gnatalli com a então Orquestra Jovem (hoje Orquestra Experimental de Repertório) sob a regência do Maestro Jamil Maluf.
          
Ainda com o Conjunto Regional de Mauro Silva, participou da inauguração da extinta TV Excelsior, tocando com exclusividade no Programa Brasil 60 até 63, apresentado por Bibi Ferreira, fazendo os acompanhamentos de todos os cantores contratados, como Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Ataulfo Alves, Aracy de Almeida, entre outros. Atuou nessa emissora até a sua extinção em 1969.

Esse envolvimento com a televisão levou-o a atuar em programas que fizeram história como o “Fino da Bossa” e “Bossaudade” na (TV Record) produzidos por Manoel Carlos, quando teve a oportunidade de atuar com Elis Regina e Elizete Cardoso. Paralelamente passou a atuar junto ao famoso Conjunto Atlântico onde, além de atuar como solista fazia os arranjos para o conjunto.
          
Também a Enciclopédia da Música Brasileira, Erudita e Folclórica, traz verbete específico sobre o conjunto e seus instrumentistas. “O “Conjunto Atlântico” teve continuação com o Grupo” Izaias e Seus Chorões” e nos trinta e tantos anos que  perfazem a trajetória de ambos, abrilhantaram muitos programas da TV Cultura como o “Choro das Sextas Feiras”, “As Muitas Histórias da MPB”, “ Ensaio “,”A Alegria do Choro” e “Os Sons da Memória”.
          
Fizeram também inúmeras apresentações ao vivo, acompanhando alguns pianistas consagrados como: Eudóxia de Barros, Arthur Moreira Lima, Laércio de Freitas e Marco Antonio Bernardo, os cantores Nélson Gonçalves, Inezita Barroso, João Dias, Ângela Maria, Chico Buarque de Holanda e outros. Entre essas apresentações é oportuno lembrar que o Conjunto teve excelente atuação no Teatro Municipal de São Paulo nas comemorações dos trinta anos de carreira de Waldyr Azevedo. Em dezembro de 1998 apresentou-se em Mendonza, Argentina, representando o Brasil em encontro de músicos representativos dos países do MERCOSUL.
          
Izaías Bueno de Almeida é autor de diversas composições, como os choros “Tão Só”, “Prantos”, “Correndo da Chuva”, “Dona Nêga”, etc. As mais recentes atuações em discos estão nos CDs “Toninho Carrasqueira toca Patápio & Pixinguinha” e “Carinhoso”, ambos em 1.996. Gravou três Lps: “O Fino do Bandolim”, “O Regional Brasileiro na Música dos Beatles” e “Pé na Cadeira”, sendo que este último foi relançado em forma de Cd pela Kuarup.
         
Atualmente com o “Conjunto Izaías e Seus Chorões”, apresentaram-se em programas como: Ensaio, Metrópolis, Canal Rural, Viola, Minha Viola, Rumos Culturais (Itaú Cultural), Fundação CESP, vários projetos do SESC (Capital e interior), da CPC-UMES e apresentações em Tatuí, Indaiatuba, Campos de Jordão (32º Festival de Inverno), Diadema, Taubaté, São Pedro, Rio de Janeiro (Centro Cultural do Banco do Brasil), Santo André, Piracicaba, Botucatu, Campinas e também na Rádio Boa Nova de Guarulhos e Rádio Trianon de São Paulo.
          
Gravou em 1.999 com o “Conjunto Izaías Entre Amigos” o Cd “Quem Não Chora Não Ama”, que recebeu o “Prêmio Movimento da Música Popular Brasileira” como melhor disco instrumental do ano.
          
Com o seu conjunto e a Orquestra de Câmara São Paulo, apresentou-se no Teatro São Pedro e no SESC Ipiranga solando a “Suíte Retratos” de Radamés Gnatalli, quando foi aplaudido longamente e cujo espetáculo teve uma repercussão muito grande tanto na TV como na imprensa escrita e falada.
          
Em 2003 Izaías apresentou-se na Espanha com o Conjunto “Chora Madeira” no “Festivalles Navarra”, gravou três CDs com o seu conjunto, contando a História do Choro, e com o Conjunto Moderna Tradição também gravou um cd, lançado em outubro de 2004.
           
Neste mesmo ano participou das gravações da Coletânea de Paulo Vanzolini (4cds) que recebeu o Prêmio APCA como melhor trabalho da Música Popular Brasileira.
           
Em novembro de 2004, apresentou-se no Teatro Municipal de São Paulo com seu Conjunto e a Orquestra Sinfônica Municipal, solando a Suíte Retratos de Radamés Gnatalli, com grande repercussão.
           
Lançaram, em 2005, três CDs com a história do choro pelo selo CPC-UMES.
           
Paralelamente ao trabalho com seus Chorões, participa do Conjunto Moderna Tradição que lançou um cd muito elogiado pela crítica e pelos amantes da boa música brasileira e com quem tem se apresentado com muito sucesso. Em 2006 foi convidado pelo Instituto Jacob do Bandolim, para participar do show de lançamento do Álbum “Tocando com Jacob” ao lado de grandes bandolinistas brasileiros, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro.
      
Em agosto de 2007, participou na Alemanha no Festival em Rudolstadt, em Hannover no Welt Beat Festival, em Kolonia em diversas apresentações tanto em emissoras de rádio, televisão e Teatros.
          
Em agosto de 2008, com o Conjunto “Moderna Tradição”, apresentou-se em Krenz (Austria), no festival mundial de música popular.
          
O Conjunto tem se apresentado com razoável freqüência nos Concertos promovidos pela “Fenamax”, Festivais “Nabor Pires de Camargo” promovidos pela Prefeitura de Indaiatuba, CIEE, entre outros.
          
No Clube do Choro de Brasília, Izaias de Almeida será acompanhado pelo Grupo Choro Livre formado por Henrique Neto (violão 7 cordas), George Costa (violão 6 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro).

As apresentações acontecem dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2015 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                   

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário