Cuidados para quem quer chegar ao verão com o corpo em forma

Uma das marcas do Brasil é sua tropicalidade. Aqui o verão é a estação mais aguardada do ano, coincidindo com o período de férias. É tempo de desfrutar o sol e as belezas naturais, seja na praia, desbravando cachoeiras ou em seus rios. E isso quer dizer corpos a mostra. Para aqueles que acham que não estão com a forma em dia uma boa notícia: é possível correr atrás do prejuízo. Com um programa que alie exercícios físicos e procedimentos estéticos, seguindo um planejamento a risca e que contemple ainda uma dieta equilibrada, homens e mulheres podem melhorar a forma e perder medidas.

Vamos malhar

Para começar, mexa-se! Se era do time dos sedentários ou se tinha uma prática esporádica de atividade física, é hora de intensificar. O coach físico Diego Couto, do centro esportivo Nação Club, explica que antes de mais nada é preciso uma avaliação profissional para verificar o estado de saúde e conhecer a meta do indivíduo. Segundo ele, uma boa pedida é o crossfit, uma verdadeira febre nas academias de ginástica e caiu no gosto de beldades como Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine e Reinaldo Gianecchini. A modalidade se baseia em exercícios intensos e pesados, que potencializam seus efeitos no organismo, trabalhando a musculatura de todo o corpo e pode consumir de 800 a 1.500 calorias em uma hora. Por ser uma atividade de alto impacto é sempre recomendado que seja feita com auxílio profissional para evitar lesões ou torções.

“Podemos atingir diferentes objetivos com o crossfit, seja perda de peso ou definição de musculatura. Também é possível estabelecer, de forma personalizada, o que a pessoa quer. Por exemplo, homens buscam trabalhar principalmente o peitoral, enquanto as mulheres focam nas pernas e no bumbum”, ressalta o especialista.

E que tal já ir entrando no clima praiano e já adiantar um bom bronzeado? O futevôlei de areia é uma atividade que fortalece principalmente os músculos coxa, panturrilha, glúteos, quadríceps e abdome, e nos homens, ainda o peitoral. Além disso, uma hora do esporte pode queimar cerca de 500 calorias, uma vez que atividades na areia aumentam o grau de dificuldade. “Este tipo de atividade é ótima para quem tem resistência ao clima de academia e acaba desistindo. É lúdica, descontraída e conquista o praticante”, explica o coach Leandro Guimarães, do Nação Club.

Outra dica esportiva é o tênis. Para quem acha que ele é um esporte leve, saiba que o gasto calórico pode ser de 600 calorias por hora, conforme explica o coach Glaydson Carvalho, do Nação Club. Durante as partidas é preciso muita velocidade e agilidade, movimentando principalmente braços, coxas e o abdômen. “O tênis tem se destacado em diferentes faixas de idade, trazendo resultados eficazes para a definição corporal e a pessoa nem percebe o tempo do treino passar. Em três meses é possível queimar gordura, amenizar celulites e dependendo do físico, defini-lo”.

A tecnologia a seu favor

Mas todo mundo tem aquela gordurinha difícil, um pneuzinho que quer se ver livre e que, muitas vezes, levaria um tempo a mais para eliminar com a malhação. Nesse momento a ciência e tecnologia são bons aliados na luta pelo corpo ideal. O cirurgião plástico especialista em procedimentos a laser Rafael Nunes, da clínica de estética Dr. Laser (Asa Norte). “Se traçarmos um planejamento intensivo agora, podemos chegar ao fim do terceiro mês com resultados surpreendentes para que a pessoa possa desfrutar do verão com orgulho de seu físico e com a autoestima elevada”, explica.

Segundo ele, estatísticas médicas apontam que entre 90 e 95% das mulheres no mundo têm celulite. Ela pode se apresentar em diferentes graus, mas o fato é que incomoda. Nesse caso, um tratamento recomendado é o novo Venus Freeze MP2, um aparelho  que combina radiofrequência multipolar de última geração, associada à tecnologia exclusiva do pulso magnético capaz de gerar um aquecimento intenso e seletivo das camadas mais profundas da pele, inclusive nos tecidos de gordura. “Este aquecimento é capaz de reorganizar a estrutura elástica da pele e promover danos irreversíveis na membrana das células de gordura, desencadeando um processo de morte destas células, chamada apoptose celular (morte celular programada). Além disso, apresenta melhoras significativas na flacidez e contorno corporal ”, ressalta o médico.

Ele completa ainda que, em média, são necessárias 8 a 10 sessões com intervalos entre 7 a 15 dias. Famosas com corpos invejados como Thaila Ayala, Izabel Goulart, Juliana Paes e Fernanda Paes Leme já declararam recorrer ao procedimento para melhorar a forma. Este tipo de procedimento pode ser complementado em casa com loções que estimulem a produção de colágeno e eliminem os radicais livres.

Outro problema que afeta tanto elas como eles são as temidas estrias. Elas podem surgir em diferentes partes do corpo causadas pelo estiramento rápido e intenso da pele. O ideal é tratá-las o quanto antes, pois quanto mais recente a estria, mais fácil será tratá-la. “O tratamento indicado varia de caso a caso, conforme a avaliação médica. Algumas estrias podem ser amenizadas ou eliminadas com peelings, que promovem uma renovação celular. Mas em outros casos é indicado algo mais incisivo, como um procedimento que alie lasers fracionados de Co2 e o de erbium. A junção deles produz um processo de ablação, que consiste em aquecer a água da derme, estimular a substituição progressiva do tecido e favorecer a produção e reorganização das fibras elásticas”, conta o Dr. Nunes.

SERVIÇO

Nação Club
Endereço: SMPW Quadra 5 conjunto 09 lote 02 – Park Way - Águas Claras
Telefone: (61) 4141-7752

Dr. Laser – Unidade Asa Norte
Endereço: CLN 107 Bloco A Loja 03 – Brasília-DF
Telefone: (61) 3349-9774

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário