CINEMA DE GRAÇA - CINE CULT EXIBE O FILME FLOR DA NEVE E O LEQUE SECRETO

Brasília, outubro de 2014 – Clássicas ou não, as obras cinematográficas, muitas vezes, são o passaporte para que o público faça uma viagem ao mundo interior.  A coletânea de outubro do CineCult, um dos projetos de maior sucesso do Brasília Shopping, traz o ecletismo de temas e nacionalidades em filmes com roteiros capazes de provocar reflexões sobre assuntos que nunca saem de cena. Os filmes são exibidos todas as quintas-feiras do mês, às 19h30.  O projeto tem organização e curadoria de Íria Martins. A entrada é franca.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO E A SINOPSE DOS FILMES:

8 de Outubro – Flor da Neve e o leque secreto
2012. Estados Unidos e China. Direção de Wayne Wang. Com Gianna Jun e Bingbing Li. 1h 45min. 12 anos.
China, século XIX. Flor da Neve (Gianna Jun) e Lily (Bingbing Li) são garotas que vivem isoladas de suas famílias. Elas se comunicam através de uma linguagem secreta, com mensagens sendo transmitidas através de leques de seda. Já nos dias atuais, Nina (Bingbing Li) e Sophia (Gianna Jun) tentam manter a amizade de infância em meio às dificuldades da vida adulta, incluindo complicadas histórias de amor e as necessidades da carreira. A trama envolve romance, amizade e, principalmente, tradição, retratando a história de duas jovens amigas que haviam prometido permanecer sempre juntas, mas que acabam separadas pelas escolhas. Até que um trágico acontecimento as coloca lado a lado novamente. Uma das frases mais expressivas do filme pode ser aplicada em tempos de globalização e de informações novas a cada instante: “O mundo está sempre mudando. Temos de olhar o passado para descobrir o que não muda”. Segundo o crítico Rubens Ewald, é um filme muito feminino, muito delicado. De fato, é um filme que transborda questões e angústias da psicologia feminina. Fala de solidão, de amizade, de vínculos que permanecem para além do inevitável correr do tempo. E você, tem seu leque secreto?

15 de Outubro – Em Nome de Deus
2001. Irlanda e Reino Unido. Direção de Peter Mullan. Com Geraldine McEWan e Dorothy Duffy. Leão de Ouro no Festival de Veneza. Filme Britânico do Ano. 2h. 14 anos
Baseado em fatos reais, é a história de quatro jovens mulheres que são mandadas para um convento por seus familiares, para "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. Conhecidas como "As Irmãs Magdalena", elas são humilhadas e castigadas fisicamente pelas madres, que não toleram desobediência. Em Nome de Deus é um filme perturbador, contundente e polêmico, que mexe com as plateias e provoca muita discussão. A instituição católica irlandesa, dependendo do mirante de onde se olha, pode ser lida como lugar de acolhimento de pecadoras, esconderijo social destinado a prover-lhes a necessária penitência e salvação espiritual, reiterando a trajetória bíblica e exemplar de Madalena. Pode também ser vista como local de produção de rendas na forma de serviços materiais e simbólicos altamente lucrativos naquela sociedade. Ou lugar de produção da honra e da desonra, já que, geralmente levadas por seus pais, ali mulheres trabalharam sem remuneração em regime de trabalho extenuante e sofrem abusos sexuais. Aos olhos espectadores do nosso tempo e lugar, a película desvela experiências repulsivas e resistências possíveis no interior da maquinaria que serviu às autoridades eclesiásticas e políticas até bem pouco tempo.

22 de Outubro – O Solista
2009. Estados Unidos. Direção de Joe Wright. Com Robert Downey e Jamie Foxx. 2h. 14 anos.
Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel (Jamie Foxx), tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers, um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas. Baseado em fatos reais, é um filme interessante, sobre uma das doenças que mais assombra o ser humano, a esquizofrenia.

29 de Outubro – O artista e a modelo
2012. Espanha e França. Direção de Fernando Trueba. Com Jean Rochefort, Aida Folch e Cláudia Cardinale. 1h 45min. 14 anos.
Marc Cros é um cultuado escultor que já está aposentado há tempos. Aos 80 anos, ele vive com sua esposa Léa em um vilarejo no interior da França, próximo da fronteira da Espanha. Em pleno verão de 1943, a esposa do artista oferece abrigo a uma espanhola fugitiva do regime de Franco. A jovem, então, passa a viver no atelier de Cros. Pouco a pouco, ele recupera sua vontade de trabalhar novamente e passa a usar a jovem como modelo.

Entrada Franca
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação Indicativa: verificar cada filme
Mais informações para o público: (61) 2109-2122

==> Foto: Site Adoro Cinema

0 comments:

Postar um comentário