Brasileiros mostram evolução nas finais do Individual Geral em Glasgow

Glasgow (SCO) - Mais um dia de decisão no Mundial de Ginástica Artística de Glasgow, na Escócia, e novamente com a participação de brasileiros no 'palco' do SEE Hydro Arena. Arthur Nory Mariano e Lucas Bitencourt competiram nas finais do Individual Geral Masculino, nesta sexta-feira (30), e mostraram a evolução da modalidade no País, apresentando ao lado de atletas extremamente completos, foram capazes de manter a regularidade nas rotinas dos seis aparelhos.

Entre 24 finalistas, Nory ficou com a 12ª posição. Ele somou 14,500 no cavalo com alças, 14,000 nas argolas, 14,466 no salto, 14,800 nas paralelas, 15,200 na barra fixa e 15,000 no solo, totalizando 87,966. Está é a terceira participação do atleta de 22 anos em um Mundial e também a terceira vez que ele chega às finais do Individual Geral. "Estou muito satisfeito com a minha competição. Estou mantendo a regularidade e isso é muito importante também para que a comissão técnica veja que pode contar comigo para as competições futuras", disse o atleta que ajudou o Brasil a garantir a inédita vaga por equipe para os próximos Jogos Olímpicos. "Essa é a primeira vez que estou competindo muito bem. Esse é meu terceiro Mundial e nos dois anteriores, sempre teve um aparelho que eu errei ou alguma coisa que não saiu muito bem. Mas dessa vez está dando tudo certo." Em 2014, o ginasta foi o 21º colocado e em 2013 o 17°.

Nory se sente orgulhoso por fazer parte de um seleto grupo de ginastas e por estar perto de alguns ídolos. "Muito tempo atrás, eu tinha foto de três atletas que eram meus ídolos. Um era o Fabian Hambüchen (Alemanha), outro era o Danell Leyva (Estados Unidos) e o Kohei Uchimura (Japão). E agora estou competindo com eles.

Já Lucas fez 14,200 nas argolas, 14,733 no salto, 13,566 nas paralelas, 14,300 na barra fixa, 12,966 no solo e 14,066 no cavalo com alças, somando 83,831. O jovem ginasta de 21 anos está em seu segundo Mundial, mas é a primeira vez na final do Individual Geral. "Foi um pouco diferente disputar essa final porque a equipe não estava ao meu lado, me ajudando, apesar deles estarem na arquibancada gritando do mesmo jeito. Estou muito feliz por ter chegado a essa final. Tive alguns erros, mas agora é bola pra frente. Vamos treinar mais porque temos Olimpíadas ainda. Foi importante para ganhar experiência."

No topo do pódio pela sexta vez, o japonês Kohei Uchimura obteve 92,332 pontos. A medalha de prata foi para o cubano Manrique Larduet, com 90,698, e o. Rone para o chinês Chudi Deng, com 90,099.

Amanhã começam as finais por aparelhos do Mundial de Glasgow, mas o Brasil só compete no domingo (1°) com Arthur Nory na barra fixa, a partir das 11h (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (31)
10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

==> Foto: Ricardo Bufolin / CBG

0 comments:

Postar um comentário