Vettel põe Ferrari na pole após 3 anos, e Hamilton perde chance de recorde

Lewis Hamilton chegou para o fim de semana do GP de Cingapura com a expectativa de igualar duas marcas de seu ídolo de infância, Ayrton Senna. A primeira delas ele já perdeu. No treino classificatório deste sábado, um inspiradíssimo Sebastian Vettel quebrou a série de sete poles consecutivas do britânico da Mercedes em 2015 e colocou a Ferrari de volta à posição de honra do grid de largada após mais de três anos – a última vez havia sido com Fernando Alonso, na Alemanha, em julho de 2012. O alemão da Ferrari foi brilhante na noite da cidade-estado asiática. Já com a pole garantida nos segundos finais, ainda cravou 1m43s885, meio segundo à frente do segundo colocado. A TV Globo transmite o GP de Cingapura ao vivo neste domingo, a partir das 9h (de Brasília).

E quem acha que o segundo colocado no grid foi Hamilton está enganado. O britânico terá muito trabalho se quiser igualar as 41 vitórias de Senna na corrida deste domingo. Líder do campeonato, o inglês não ficou na primeira fila, sequer na segunda, apenas na terceira: quinto lugar, ao lado de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Como os treinos livres denunciavam, em um circuito onde a potência do motor não contava tanto, a soberania da Mercedes nas classificações foi desbancada por Ferrari e RBR. O australiano Daniel Ricciardo, do time austríaco, ficou com o segundo lugar no grid, seguido por Kimi Raikkonen, da Ferrari, e Daniil Kvyat, também da RBR. 

Felipe Massa ficou com a nona colocação, duas atrás do companheiro de Williams, Valtteri Bottas. Entre eles, a STR de Max Verstappen. Felipe Nasr foi eliminado no finzinho do Q1 e larga na 16ª colocação.    

Q1 - Nasr é eliminado por pouco, no fim

Quem roubou a cena no Q1 foi Kvyat. O russo da RBR avançou ao Q2 com o melhor tempo, à frente da Mercedes de Hamilton, ambos com pneus supermacios. Com pneus macios, Vettel e Ricciardo mostraram força, passando em terceiro e quarto, respectivamente, à frente de Rosberg, que andava com os compostos mais velozes. 

Foi um Q1 de fortes emoções para os brasileiros. Massa errou em sua volta rápida e avançou quase no limite, com o 14º tempo. Já Nasr foi empurrado por Button para 16º nos segundos finais e acabou eliminado. Também caíram fora: Marcus Ericsson, Pastor Maldonado, Will Stevens e o estreante Alexander Rossi.

AVANÇARAM PARA O Q2: KVY, HAM, VET, RIC, ROS, BOT, SAI, RAI, VER, PER, ALO, HUL, GRO, MAS, BUT
ELIMINADOS NO Q1: NAS, ERI, MAL, STE, RSI  

Q2 - Massa avança

Quem ditou as regras no Q2 foi Vettel, acompanhado por Kvyat. Raikkonen e Ricciardo colocaram novamente Ferrari e RBR à frente das Mercedes de Hamilton e Rosberg, que passaram apenas em sexto e sétimo, atrás também da STR de Verstappen. Massa avançou em oitavo, seguido por Grosjean. Bottas ficou com a última vaga para o Q3. Foram eliminados: Hulkenberg, Alonso, Perez, Sainz e Button.

AVANÇARAM PARA O Q3: VET, KVY, RAI, RIC, VER, HAM, ROS, MAS, GRO, BOT
ELIMINADOS NO Q2: HUL, ALO, PER, SAI, BUT  

Q3 - Vettel destrói rivais

Ricciardo foi o primeiro a deixar os boxes no Q3 e logo anotou o tempo de 1m44s607. Vettel, porém, veio a seguir e assumiu a primeira posição com 1m44s305. Raikkonen e Kvyat vinham logo a seguir, com Rosberg em quinto. Hamilton arrastou o assoalho em uma das zebras, abortou a volta e não marcou tempo nos minutos iniciais. Massa aparecia em sétimo, atrás de Bottas.

Como de costume, os pilotos retornaram aos boxes para colocarem jogos de pneus novos para mais uma tentativa de volta rápida. Passaram Ricciardo, Raikkonen, Kvyat, Hamilton e Rosberg e nenhum deles conseguiu bater Vettel. Mesmo com a pole garantida, o alemão continuou acelerando e cravou 1m43s885.

GRID DE LARGADA

Resultado do treino classificatório para o GP de Cingapura (Foto: Divulgação)

Globoesporte

==> Foto: Getty Images

0 comments:

Postar um comentário