Altas temperaturas desafiam equipes do Moto 1000 GP na etapa de Goiânia

Um fim de semana de extremo calor espera os pilotos do Moto 1000 GP para o GP Goiânia. A sexta e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá suas quatro corridas neste domingo (27) no Autódromo Internacional de Goiânia. As temperaturas ambientes esperadas para durante os treinos livres e classificatórios e as provas são de 38 graus centígrados, segundo apontam os institutos de meteorologia.

A temperatura ambiente atingiu 40 graus durante os treinos extraoficiais que abriram a preparação de parte das equipes nesta quinta-feira (24). “A pista chegou a 65 graus pela medição da equipe”, contou Diego Pretel, paulista que disputa a categoria GP 1000 Evo do Moto 1000 GP pela DRT-Ducati. “A nossa corrida vai ter 18 voltas e vai ser no início da tarde, com temperatura alta. Vai ser um desafio e tanto administrar o consumo de pneus”, comentou.

O paranaense Wesley Gutierrez pilota uma das Kawasaki da Motonil Motors-PDV Brasil na categoria GP 1000 ratificou a expectativa de dificuldade com o desgaste dos pneus. “Com um calor desse o pneu atinge a temperatura ideal em poucas voltas. Mas a corrida é longa. O segredo vai ser chegar a um acerto de suspensão que minimize esse desgaste. É uma corrida que só deve mostrar a chance real de cada piloto nas voltas finais”, prognosticou.

José Carlos “Pitico” de Morais, chefe de equipe do Team Suzuki-PRT e da Playstation-PRT, vê aspectos positivos na alta temperatura. “Na verdade eu não vejo problema. Se a moto tiver o acerto de suspensão certinho o calor até ajuda, o pneu começa a funcionar na temperatura ideal mais cedo”, disse. “Aí, o trabalho é encontrar a calibragem correta, para não ficar muito baixa, o que faz o pneu trabalhar demais, e nem muito alta”, explicou Pitico.

GP GOIÂNIA – BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE
(Os horários de treinos e corridas do Moto 1000 GP)

Sexta-feira, 25 de setembro
9h00 – primeiro treino livre da GP Escola (20 minutos)
9h30 – primeiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
10h00 – primeiro treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
10h30 – primeiro treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
11h00 – primeiro treino livre da GP Light (20 minutos)
11h30 – segundo treino livre da GP Escola (20 minutos)
12h00 – segundo treino livre da GPR 250 (20 minutos)
13h00 – segundo treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
13h30 – segundo treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
14h00 – segundo treino livre da GP Light (20 minutos)
14h30 – terceiro treino livre da GP Escola (20 minutos)
15h00 – terceiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
15h30 – terceiro treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
16h00 – terceiro treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
16h30 – terceiro treino livre da GP Light (20 minutos)

Sábado, 26 de setembro
8h20 – quarto treino livre da GP Escola (25 minutos)
8h55 – quarto treino livre da GPR 250 (25 minutos)
9h25 – quarto treino livre da GP 600/GP 600 Evo (25 minutos)
9h55 – quarto treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (25 minutos)
10h25 – quarto treino livre da GP Light (25 minutos)
11h00 – treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
11h25 – treino classificatório Q1 da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
11h55 – primeiro treino classificatório da GP Escola (20 minutos)
13h20 – treino classificatório Q1 da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
13h45 – treino classificatório Q1 da GP Light (20 minutos)
14h15 – treino classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
14h30 – treino classificatório Q2 da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
14h45 – treino classificatório Q2 da GP 1000/GP 1000 Evo (10 minutos)
15h00 – treino classificatório Q2 da GP Light (10 minutos)
15h15 – segundo treino classificatório da GP Escola (20 minutos)

Domingo, 27 de setembro
8h05 – warm up da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
8h25 – warm up da GP Light (10 minutos)
8h45 – warm up da GPR 250 (10 minutos)
9h05 – warm up da GP 1000/GP1000 Evo (10 minutos)
9h25 – warm up da GP Escola (10 minutos)
10h10 – largada da GP 600/GP 600 Evo (16 voltas)
11h10 – largada da GP Light (16 voltas)
12h40 – largada da GPR 250 (12 voltas)
13h25 – largada da GP 1000/GP 1000 Evo (18 voltas)
14h30 – largada da GP Escola

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto. A Petrobras e a Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes inscritas. O Moto 1000 GP também conta em 2015 com o apoio de Beta Ferramentas, MSR Macacões Personalizados, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.

==> Foto: Rodrigo Ruiz / Grelak Comunicação

0 comments:

Postar um comentário