Ricardo Silveira é músico
profissional desde 1976, tocando ao vivo e em estúdios com grandes nomes da
música brasileira e internacional. Seu nome está presente na ficha técnica de
centenas de discos como músico, arranjador, produtor ou, ainda, diretor
musical. E neste ano de 2014, seu primeiro disco, "Bom de Tocar"
(Polygram), completa 30 anos de lançamento.
O show comemorativo “Ricardo Silveira: Bom de Tocar 30 anos” privilegia um repertório autoral que contempla músicas presentes em todos os seus discos alem de clássicos da musica brasileira e internacional.
Ao longo deste período sua trajetória foi pontuada pelo lançamento de mais de 10 discos autorais. Depois do citado “Bom de tocar”, gravou o disco "High Life" (1986, junto com o grupo de mesmo nome, do qual fazia parte) e “Ricardo Silveira" (1987), ambos pela WEA Brasil. A partir daí Ricardo foi convidado a gravar para o mercado norte americano, e não parou mais.
Para a Verve Forecast gravou os discos “Long Distance” (1988), “Sky Light” (1989), “Amazon Secrets” (1990) e “Small World” (1992), todos até hoje bem executados nas rádios de jazz norte americanas. São trabalhos que mostram o amadurecimento de Ricardo como músico e compositor, num espectro musical variado que consolidou sua carreira internacional.
Depois da Verve Forecast, Ricardo gravou "Storyteller" (1995) para o selo Kokopeli (do flautista Herbie Mann), seguido de “Noite Clara” (2003), lançado nos EUA pela Adventure Music e distribuído no Brasil pela MP, B Brasil.
Este trabalho foi indicado ao Grammy Latino de melhor CD instrumental no ano de 2004. Outros trabalhos se sucederam, todos gravados e lançados pela Adventure Music, seu atual selo, com distribuição também no Brasil: “Ricardo Silveira e Luiz Avellar Ao Vivo Tocam Milton Nascimento” (2004), “Outro Rio” (2007) e “Até Amanhã” (2010). Apresentou 3 temporadas do programa Estudio 66 no Canal Brasil tocando com os melhores musicos do Brasil, a lista é grande foram 73 programas
O ano de 2013 foi de intensa produção musical: além de shows e gravações, Ricardo lançou dois trabalhos, por enquanto apenas nos EUA: “RSVC”, disco em dupla com Vinicius Cantuária, e “Atlânticos”, duo com o violonista Roberto Tauffic. Isso sem contar com o relançamento de “Storyteller” pela Adventure Music no mercado norte americano.
Com este mesmo ritmo acelerado, em 2014 foi a vez do cd duplo “Ricardo Silveira Organ Trio”, lançado nos EUA, um sonho antigo de Ricardo em explorar as sonoridades de um trio de jazz baseado no som de um Órgão Hammond B3.
No principio de 2016 será lançado o próximo cd, “Ricardo Silveira Quarteto Ao Vivo” gravado em Jericoacoara durante o Festival Choro Jazz
Participações em discos ou shows, Marcio Montarroyos, Herbie Mann, Elis Regina, Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Gilberto Gil, Ivan Lins, João Bosco, Ney Matogrosso e outros Anexo lista de convidados nas 3 temporadas Estudio 66.
Por
Mauricio Gouveia
No Clube do Choro de Brasília, Ricardo Silveira terá a companhia dos músicos; Oswaldo Amorim (contrabaixo) e Di Steffano (bateria).
As apresentações acontecem
dias 02, 03 e 04 de Setembro de 2015 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir
das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)
Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos
==> Foto: Débora 70
0 comments:
Postar um comentário