CINEMA AO AR LIVRE CCBB - ÚLTIMAS EXIBIÇÕES

Inverno em Brasília é tempo de aproveitar programação ao ar livre, embalada por temperaturas amenas e tempo sem chuva. Foi pensando nisso que o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília decidiu realizar a mostra CINEMA AO AR LIVRE CCBB. Até o dia 16 de agosto, será possível assistir a 34 filmes que estão entre os maiores de todos os tempos do cinema mundial, em duas sessões diárias, no Cinema do CCBB e também nos jardins do belo prédio projetado por Oscar Niemeyer. E o melhor: com entrada franca. Produção do ITS – Instituto Terceiro Setor.

A mostra CINEMA AO AR LIVRE CCBB reúne uma coleção de títulos sugeridos por uma curadoria estrelada e formada pelo produtor José Da Mata, pelo jornalista, crítico e cineasta Sérgio Moriconi, pelo produtor e artista plástico Eduardo Cabral, pelo grande documentarista Vladimir Carvalho e pelo poeta Nicolas Behr. Eles elegeram títulos que compõem a lista dos maiores filmes da história do cinema de grande parte da crítica internacional. Mas que, apesar disso, estão fora do mercado cinematográfico e só podem ser vistos em formato de telas de televisão. A oferta imperdível é vê-los numa tela grande de cinema.

Grande parte das sessões acontecerá dentro do Cinema do CCBB. A produção reservou para a área externa projeções nas noites do sábado e domingo, sempre às 20h. Será possível assistir ao ar livre a títulos como Sonhos, de Akira Kurosawa, ou Meu Tio, de Jacques Tati.

A MOSTRA

Criada com a proposta de tornar acessíveis ao público de Brasília filmes que são referenciais da história do cinema, desde os primórdios aos dias atuais, CINEMA AO AR LIVRE  CCBB exibirá os 34 filmes procurando seguir uma ordem cronológica. Desta forma, será possível ao espectador ter, ao final do período, um grande e completo painel da cinematografia mundial ao longo dos séculos XX e XXI.

Fazem parte da programação clássicos como Aurora, de Murnau, Outubro, de Eisentein, e Um Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, todos eles realizados na alvorada do cinema, ainda na década de 1920. Também da primeira metade do século XX, estão títulos como Monsieur Verdoux, de Charles Chaplin, o comovente Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, e Crepúsculo dos Deuses, a obra-prima de Billy Wilder.

Alguns dos mais prestigiados diretores da história estão contemplados na mostra: de Bergman está Morangos Silvestres, de 1957, mesmo ano de Noites de Cabíria, do genial Federico Fellini. De 1958, que se provou um ano muito fértil em grandes produções cinematográficas serão exibidos filmes como Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wadja, e Meu Tio, de Jacques Tati. E ainda da década de 1950, os belos Hiroshima Meu Amor, de Alain Resnais, e De repente, no último verão, de Mankiewicz, ambos realizados em 1959.

A década de 1960 está comtemplada com grandes produções de gênios do cinema como Jean-Luc Godard (O Desprezo), Luis Buñuel (A Bela da Tarde) e Stanley Kubrick (2001, uma odisseia no espaço). E o passeio segue pelas décadas de 1970, exibindo filmes como Terra de ninguém, de Terrence Malick; pelos anos 1980, em obras-primas como Asas do Desejo, de Win Wenders; e pelos 1990 – Estamos todos bem, de Giuseppe Tornatore, O Jogador, de Robert Altman, e Fargo¸de Joel Coen e Ethan Coen.

CINE AO AR LIVRE NO CCBB chega ao século XXI em produções de inegável qualidade, como Cidade dos Sonhos, de David Lynch, Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira, Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein, A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, e de O som ao redor, do brasileiro Kléber Mendonça – além deste, a mostra também exibirá o primeiro filme de Arnaldo Jabor, o grande A Opinião Pública. Um passeio pelo cinema, conduzido por quem entende do assunto.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 10/08
18h – Terra de Ninguém (16 anos/95min) – Cinema do CCBB
20h – O Homem do Prego (14 anos/114min) – Cinema do CCBB

QUARTA, 12/08
18h – As Baleias de Agosto (Livre/88min) – Cinema do CCBB
20h – Estamos Todos Bem (10 anos/122min) – Cinema do CCBB

QUINTA, 13/08
18h – Houve uma vez um Verão (16 anos/103min) – Cinema do CCBB
20h – O Som ao Redor (16 anos/130min) – Cinema do CCBB

SEXTA, 14/08
­18h – Um Filme Falado (14 anos/118min) – Cinema do CCBB
20h – Cidade dos Sonhos (16 anos/140min) – Cinema do CCBB

SÁBADO, 15/08
18h – Morangos Silvestres (14 anos/91min) – Cinema do CCBB
20h – Meu Tio (Livre/120min) – Área externa

DOMINGO, 16/08
18h – Fargo, Uma Comédia de Erros (18 anos/98min) – Cinema do CCBB
20h – 2001 Uma Odisseia no Espaço (Livre/148min) – Área externa

SINOPSES

MORANGOS SILVESTRES (Smultronstället) - Suécia, 1957, drama, P&B, 91min, 14 anos
dir. Ingmar Bergman
Sinopse: Ao longo da vida, o acadêmico Isak Borg (Victor Sjöström), evitou contato com outras pessoas. Ao viajar com sua nora Marianne (Ingrid Thulin) de Estocolmo a Lund para receber um prêmio por seus 50 anos de carreira, relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima.
Em 1958, Morangos silvestres recebeu o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim e em 1960 venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser indicado ao Oscar, no mesmo ano, na categoria Melhor Roteiro original.

MEU TIO (Mon oncle) - França/Itália, 1958, comédia, cor, 120min, livre
dir. Jacques Tati
Sinopse: Monsieur Hulot (Jacques Tati) mora em um bairro pobre e antigo de Paris, enquanto sua irmã e seu cunhado vivem em uma casa supermoderna e automatizada. Charles Arpel (Jean-Pierre Zola) é o abastado dono de uma fábrica de plástico. Lá, Hulot começa a trabalhar, em um emprego arranjado pelo cunhado que não deseja que seu sobrinho cresça sob a má influência do tio Hulot, um sujeito bom, mas desengonçado.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 1958, Meu tio recebeu ainda o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1959.

O HOMEM DO PREGO (The Pawnbroker) - EUA, 1964, drama, P&B, 114min, 14 anos

dir. Sidney Lumet

Sinopse: De uma família inteira confinada em um campo de concentração durante a Segunda Guerra, o professor universitário judeu Sol Nazerman foi o único a sobreviver. Findo o conflito, Nazerman migra para os Estados Unidos para trabalhar em uma loja de penhores no bairro do Harlem, em Nova Iorque. Vinte e cinco anos se passam quando ressurgem lembranças de momentos traumáticos de quando estivera nas mãos dos nazistas.
Considerado o primeiro filme norte-americano a retratar o holocausto do ponto de vista de um sobrevivente, em 1964, Sidney Lumet recebeu Menção Honrosa da Federação Internacional de Críticos de Cinema e Rod Steiger ganhou o Urso de Prata na categoria Melhor Ator, ambos no Festival de Berlim.

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (2001: A space odyssey), EUA/Reino Unido, 1968, ficção, cor, 148min, livre
dir. Stanley Kubrick
Sinopse: Desde a pré-história, um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no planeta Terra. No século 21, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e por Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático objeto. A equipe viaja a bordo da nave Discovery, controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem, HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave.
Em 1969, o filme ganhou o Oscar na categoria de Melhor Efeitos Visuais, além de outros 14 prêmios, em 10 diferentes festivais.

HOUVE UMA VEZ UM VERÃO (Summer of ’42) - EUA, 1971, drama romântico, cor, 103min, 14 anos
dir. Robert Mulligan
Sinopse: Em 1942, os amigos Oscy (Jerry Houser), Benjie (Oliver Conant) e Hermie (Gary Grimes) passam as férias de verão na Ilha Nentucket. Enquanto a preocupação principal de Oscy gira em torno de sua vida sexual, Hermie se apaixona por uma mulher mais velha, que espera notícias do marido, um piloto do exército que luta na Segunda Guerra Mundial.
Em 1972, o filme arrebatou o Oscar de Melhor Trilha Sonora para Michel Legrand.

TERRA DE NINGUÉM (Badlands) - EUA, 1973, drama policial, cor, 95min, 16 anos
dir. Terrence Malick
Sinopse: Fort Dupree, Dakota do Sul, 1959. Kit Carruthers (Martin Sheen) é um peão psicologicamente desequilibrado, que mata o pai da namorada Holly Sargis (Sissy Spacek). Kit foge e a leva como cúmplice iniciando uma onda de assassinatos pelo estado de Montana. A narração de Holly, descrevendo suas aventuras com Kit, sobrepõe clichês românticos à realidade cruel do apetite sociopata do companheiro.
Terra de ninguém foi o primeiro longa-metragem dirigido por Terrence Malick.

AS BALEIAS DE AGOSTO (The Whales of August) - EUA, 1987, drama, cor, 88min, livre

dir. Gindsay Anderson

Sinopse: Verão no estado do Maine e as baleias já não passam tão perto do litoral como na infância de Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish). As duas irmãs viúvas têm uma casa perto do mar, onde veraneiam há 50 anos. Libby é cega e, aparentemente, prepara-se para morrer. Sarah toma conta da irmã, mas está interessada em um aristocrata russo que pesca nas redondezas. Libby desconfia que o estrangeiro está apenas querendo se aproveitar das duas, enquanto Sarah pensa em vender a casa e encontrar um novo lar para a irmã.

ESTAMOS TODOS BEM (Stanno tutti bene) - Itália/França/EUA, 1990, comédia dramática, cor, 118min, 10 anos

dir. Giuseppe Tornatore

Sinopse: Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) é um burocrata aposentado siciliano que espera seus filhos para comemorar seu aniversário. No entanto, após cancelarem a visita, Matteo decide ir vê-los de surpresa, viajando de cidade em cidade para encontrá-los. Durante a busca, passa por Nápoles, Roma, Florença, Milão e Turim e acaba fazendo várias descobertas.
Por Estamos todos bem, em 1990, Giuseppe Tornatore recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes.

O JOGADOR (The player) - EUA, 1992, comédia/policial/drama, cor, 124min, 16 anos
dir. Robert Altman
Sinopse: Griffin Mill (Tim Robbins) é um produtor bem-sucedido de Hollywood que sofre ameaças de morte enviadas por um roteirista anônimo. Obcecado com as mensagens, Mill assassina quem ele acredita ser o responsável pelas ameaças e passa a tentar driblar as investigações da polícia.
Crítica ao esquema hollywoodiano, o filme conta com a participação de dezenas de famosos em pontas especiais e é considerada a produção que reuniu o maior número de vencedores do Oscar: Cher, James Coburn, Louise Fletcher, Whoopi Goldberg, Joel Grey, Anjelica Huston, Jack Lemmon, Marlee Matlin, Tim Robbins, Julia Roberts, Susan Sarandon e Rod Steiger.
O jogador venceu 32 prêmios, incluindo os Globos de Ouro de Melhor Filme e de Melhor Ator para Tim Robbins. Arrebatou também os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes.

GABBEH (Gabbeh) - Irã/França, 1996, drama, cor, 75min, livre
Sinopse: Às margens de um riacho, um casal de idosos lava um gabbeh – um pequeno tapete com um desenho de um casal de noivos. Enquanto os dois rememoram o passado, o tapete se transforma em uma jovem que passa a contar aos dois o seu drama: ela está apaixonada por um misterioso cavaleiro que não pertence ao seu clã.
Considerado uma das mais importantes produções do cinema persa, Gabbeh retrata a realidade iraniana após a revolução islâmica de 1979 e traça um panorama da cultura do deserto, apresentando simbologias étnicas da história do cinema daquela parte do mundo.

FARGO, UMA COMÉDIA DE ERROS (Fargo) - EUA/Reino Unido, 1996, policial/drama/suspense, cor, 98min, 18 anos
dir. Joel Coen, Ethan Coen
Sinopse: Ao se deparar com uma delicada situação financeira, Jerry Lundegaard (William H. Macy), gerente de uma revendedora de automóveis, elabora o sequestro da esposa Jean (Kristin Rudrud). Para executar o plano, faz um acordo com dois marginais – Carl Showalter (Steve Buscemi) e Gaear Grimsrud (Peter Stormare), que pelo serviço ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo resgate. O plano acaba por dar errado graças ao trabalho da policial grávida Marge Gunderson (Frances McDormand).
Vencedor de 70 prêmios, incluindo os Oscars de Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Roteiro, Fargo arrebatou, ainda, em Cannes, o prêmio de Melhor Direção.

CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Dr.) - França/EUA, 2001, 147min, fantasia/suspense/drama, cor, 16 anos
dir. David Lynch
Sinopse: Um acidente de carro na Mulholland Drive, em Los Angeles, é o ponto de partida da trama que envolve personagens misteriosos. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e acaba por se esconder no edifício administrado por Coco (Ann Miller). Nesse mesmo prédio vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz, recém-chegada à cidade, e que quando conhece Rita tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade, após ter sido espancado pelo amante da esposa, o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
Cidade dos Sonhos venceu 49 premiações, incluindo a categoria de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

UM FILME FALADO (Um filme falado) - Portugal/França/Itália, 2003, comédia/ drama/ficção, cor, 96min, 14 anos
dir. Manoel de Oliveira
Sinopse: Julho de 2001. Em Lisboa, Rosa Maria (Leonor Silveira), uma professora de História, embarca com a filha, Maria Joana (Filipa de Almeida), em um cruzeiro que atravessará o Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia. Durante o percurso, visitam Marselha, Pompeia, Ceuta, Atenas, Cairo e Istambul, relembrando mitos, religiões, guerras e a importância histórica de cada local.
Em 2003, Um filme falado venceu o Prêmio Signis do Festival de Veneza.

O SOM AO REDOR (O som ao redor) - Brasil, 2013, drama/suspense, cor, 130min, 16 anos
dir. Kleber Mendonça Filho
Sinopse: A presença de seguranças privados em uma rua de classe média na zona sul do Recife acaba por mudar a vida dos moradores do local. Enquanto uns comemoram a tranquilidade trazida pelos guardas, liderados por Clodoaldo (Irandhir Santos), outros passam por momentos de tensão. Ao mesmo tempo, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro do vizinho.
Em 2014, O som ao redor venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Roteiro Original, além de arrebatar outros 30 prêmios.

SERVIÇO
Data: Até 16 de agosto de 2015
Local: Cinema do CCBB Brasília e área externa do CCBB
Horários: 18h e 20h
ENTRADA FRANCA

==> Foto: Divulgação / ITS

0 comments:

Postar um comentário