Inverno em
Brasília é tempo de aproveitar programação ao ar livre, embalada por
temperaturas amenas e tempo sem chuva. Foi pensando nisso que o Centro Cultural
Banco do Brasil Brasília decidiu realizar a mostra CINEMA AO AR LIVRE CCBB. No
período de 29 de julho a 16 de agosto, será possível assistir a 34 filmes que
estão entre os maiores de todos os tempos do cinema mundial, em duas sessões diárias,
no Cinema do CCBB e também nos jardins do belo prédio projetado por Oscar
Niemeyer. E o melhor: com entrada franca. Produção do ITS – Instituto Terceiro
Setor.
A mostra
CINEMA AO AR LIVRE CCBB reúne uma coleção de títulos sugeridos por uma
curadoria estrelada e formada pelo produtor José Da Mata, pelo jornalista,
crítico e cineasta Sérgio Moriconi, pelo produtor e artista plástico Eduardo
Cabral, pelo grande documentarista Vladimir Carvalho e pelo poeta Nicolas Behr.
Eles elegeram títulos que compõem a lista dos maiores filmes da história do
cinema de grande parte da crítica internacional. Mas que, apesar disso, estão
fora do mercado cinematográfico e só podem ser vistos em formato de telas de
televisão. A oferta imperdível é vê-los numa tela grande de cinema.
Grande
parte das sessões acontecerá dentro do Cinema do CCBB. A produção reservou para
a área externa projeções nas noites do sábado e domingo, sempre às 20h. Será
possível assistir ao ar livre a títulos como Sonhos, de Akira Kurosawa, ou Meu
Tio, de Jacques Tati.
A
MOSTRA
Criada com
a proposta de tornar acessíveis ao público de Brasília filmes que são
referenciais da história do cinema, desde os primórdios aos dias atuais, CINEMA
AO AR LIVRE CCBB exibirá os 34 filmes procurando
seguir uma ordem cronológica. Desta forma, será possível ao espectador ter, ao
final do período, um grande e completo painel da cinematografia mundial ao
longo dos séculos XX e XXI.
Fazem parte
da programação clássicos como Aurora,
de Murnau, Outubro, de Eisentein, e Um Homem com a Câmera, de Dziga Vertov,
todos eles realizados na alvorada do cinema, ainda na década de 1920. Também da
primeira metade do século XX, estão títulos como Monsieur Verdoux, de Charles Chaplin, o comovente Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De
Sica, e Crepúsculo dos Deuses, a
obra-prima de Billy Wilder.
Alguns dos
mais prestigiados diretores da história estão contemplados na mostra: de
Bergman está Morangos Silvestres, de
1957, mesmo ano de Noites de Cabíria,
do genial Federico Fellini. De 1958, que se provou um ano muito fértil em
grandes produções cinematográficas serão exibidos filmes como Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wadja, e Meu Tio, de Jacques Tati. E ainda da
década de 1950, os belos Hiroshima Meu
Amor, de Alain Resnais, e De repente,
no último verão, de Mankiewicz, ambos realizados em 1959.
A década de
1960 está comtemplada com grandes produções de gênios do cinema como Jean-Luc
Godard (O Desprezo), Luis Buñuel (A Bela da Tarde) e Stanley Kubrick (2001, uma odisseia no espaço). E o
passeio segue pelas décadas de 1970, exibindo filmes como Terra de ninguém, de Terrence Malick; pelos anos 1980, em
obras-primas como Asas do Desejo, de
Win Wenders; e pelos 1990 – Estamos todos
bem, de Giuseppe Tornatore, O Jogador,
de Robert Altman, e Fargo¸de Joel
Coen e Ethan Coen.
CINE AO AR
LIVRE NO CCBB chega ao século XXI em produções de inegável qualidade, como Cidade dos Sonhos, de David Lynch, Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira, Um Conto Chinês, de Sebastián
Borensztein, A Invenção de Hugo Cabret,
de Martin Scorsese, e de O som ao redor, do brasileiro Kléber
Mendonça – além deste, a mostra também exibirá o primeiro filme de Arnaldo
Jabor, o grande A Opinião Pública. Um
passeio pelo cinema, conduzido por quem entende do assunto.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA, 29/07
18h – Aurora (10 anos/95min) – Cinema do CCBB
20h – Outubro (Livre/103min) – Cinema do CCBB
QUINTA, 30/07
18h – Um Homem com a Câmera (Livre/68min) – Cinema
do CCBB
20h – Monsieur Verdoux (Livre/124min) – Cinema do
CCBB
SEXTA, 31/07
18h – Segredo das Joias (Livre/115min) – Cinema do
CCBB
20h – Rio Vermelho (Livre/133min) – Cinema do CCBB
SÁBADO, 1º/08
18h – Um Conto Chinês (12 anos/93min) – Cinema do
CCBB
20h – Sonhos (Livre/119min) – Área externa
DOMINGO, 2/08
18h – Gata em Teto de Zinco (12 anos/108min) –
Cinema do CCBB
20h – Asas do Desejo (12 anos/128min) – Área
externa
SEGUNDA, 3/08
18h – Crepúsculo dos Deuses (Livre/110min)
– Cinema do CCBB
20h – Noites de Cabíria (16 anos/115min) – Cinema
do CCBB
QUARTA, 5/08
18h – Hiroshima meu Amor (14 anos/90min) – Cinema
do CCBB
20h – Os Eternos Desconhecidos (14 anos/111min) –
Cinema do CCBB
QUINTA, 6/08
18h – Cinzas e Diamantes (12 anos/105min) – Cinema
do CCBB
20h – O Bandido Giuliano (12 anos/185min) – Cinema
do CCBB
SEXTA, 7/08
18h – O Desprezo (14 anos/103min) – Cinema do CCBB
20h – De Repente, No Ultimo Verão (12
anos/114min) – Cinema do CCBB
SÁBADO, 8/08
18h – Opinião Publica (14 anos/70min) – Cinema do
CCBB
20h – Invenção de Hugo Cabret (Livre/126min) – Área
externa
DOMINGO, 9/08
18h – A Bela da Tarde (Livre/100min) – Cinema do
CCBB
20h – Ladrões de Bicicleta (Livre/90min) – Área
externa
SEGUNDA, 10/08
18h – Terra de Ninguém (16 anos/95min) – Cinema do
CCBB
20h – O Homem do Prego (14 anos/114min) – Cinema do
CCBB
QUARTA, 12/08
18h – As Baleias de Agosto (Livre/88min) – Cinema
do CCBB
20h – Estamos Todos Bem (10 anos/122min) – Cinema
do CCBB
QUINTA, 13/08
18h – Houve uma vez um Verão (16 anos/103min) –
Cinema do CCBB
20h – O Som ao Redor (16 anos/130min) – Cinema do
CCBB
SEXTA, 14/08
18h – Um Filme Falado (14 anos/118min) – Cinema do
CCBB
20h – Cidade dos Sonhos (16 anos/140min) – Cinema
do CCBB
SÁBADO, 15/08
18h – Morangos Silvestres (14 anos/91min) – Cinema
do CCBB
20h – Meu Tio (Livre/120min) – Área externa
DOMINGO, 16/08
18h – Fargo, Uma Comédia de Erros (18 anos/98min) –
Cinema do CCBB
20h – 2001 Uma Odisseia no Espaço (Livre/148min) –
Área externa
SINOPSES
OUTUBRO (Oktyabr) - URSS, 1928, drama, P&B,
95min, livre
dir. Grigori Aleksandrov e Sergei Eisenstein
Sinopse: Em tom de documentário e rodada ainda sem
captação de som, a produção de Grigori Aleksandrov e Sergei Eisenstein relata
os acontecimentos em Petrogrado desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917,
até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin retorna em
abril e, em julho, os contrarrevolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os
bolcheviques estão prontos para atacar. Também conhecido como “Os dez dias que abalaram o mundo”, o
filme conta com a participação de personagens envolvidos na revolução.
AURORA (Sunrise: A Song of Two Humans) - EUA, 1927,
drama, P&B, 94min, 10 anos
dir. Fredrich Wilhelm Murnau
Sinopse: Férias de verão. Em uma excursão, uma
mulher chega a um bucólico vilarejo às margens de um lago. O grupo se vai e a
mulher permanece, pois havia se tornado amante de um fazendeiro local. Certa
noite, ela sugere ao namorado que venda sua fazenda para viver com ela na
cidade. Eles tramam matar a esposa dele afogada, simulando um acidente.
Apontado como um dos mais importantes filmes da
cinematografia mundial, e até então a película mais cara lançada pela Fox, Aurora
ganhou três Oscars em 1929. Em 1967, foi considerado pela revista Cahiers du
Cinéma "a maior obra-prima da história do cinema". Recebeu, em 1989, a classificação de ‘Significância
histórica, estética e cultural’, concedida pela Biblioteca do Congresso dos
Estados Unidos e foi selecionado para preservação pelo British Film Institute.
Numa pesquisa feita entre críticos para este mesmo instituto, a produção
de F. W Murnau foi considerada o sétimo maior filme da história do cinema, ao
lado de O encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein.
UM HOMEM COM
UMA CÂMERA (Man with the movie camera)
- URSS, documentário, 1929, P&B, 68min, livre
dir. Dziga Vertov
Sinopse: Um cinegrafista (Michail Kaufman) filma um
dia despretensioso na vida da cidade moderna. Ao amanhecer, as ruas vazias vão
gradualmente sendo povoadas. Em seguida o filme passa a mostrar o dia a dia dos
moscovitas ou de outra cidade soviética: pessoas comuns vivendo a verdade da
vida cotidiana.
Dizga Vertov foi um dos primeiros cineastas russos
a usar técnicas de animação e a desenvolver princípios fundamentais da montagem
no cinema.
MONSIEUR VERDOUX (Monsieur Verdoux) - EUA, 1947, comédia,
P&B, 124min, livre
dir. Charlie Chaplin
Sinopse: Severa
e polêmica crítica ao capitalismo e ao militarismo, o filme se passa no final
dos anos 20. Henri Verdoux (Charlie Chaplin), um bancário francês que perde o
emprego depois de 35 anos de trabalho, torna-se um assassino em série. Suas vítimas
são mulheres de meia-idade, solitárias, e que possuem algum tipo de propriedade
ou renda. Assim que as convence a retirar do banco suas economias, Verdoux as
elimina, vende as propriedades e fica com o dinheiro.
Indicado em 1948 ao Oscar
de Melhor roteiro original, o filme foi inspirado na história real do assassino
em série Henri
Désiré Landru, sentenciado à morte em 1921 e decapitado no
ano seguinte. A história original de Monsieur Verdoux, escrita por Charles Chaplin, foi baseada na ideia de Orson Welles.
RIO VERMELHO
(Red River) - EUA, 1948,
faroeste, P&B, 133min, livre
Dir.
Howard Hawks e Arthur Rosson
Sinopse: Thomas Dunson (John Wayne) é um rude
criador de gado do Texas, que no passado teve a namorada morta em um ataque dos
índios comanches. Depois da tragédia, Dunson e seu parceiro Nadine Groot
(Walter Brennan) adotam o jovem órfão Matthew Garth (Montgomery Clift), que
também fora vítima dos índios. Juntos, e com apenas um par de cabeças de gado
eles entraram no Texas atravessando o Rio Vermelho. Lá, Dunson declara que toda
a terra que ali vê é sua. O filme marca a estreia de Montgomery Clift no cinema.
LADRÕES DE
BICICLETA (Ladri di biciclette) -
Itália, 1948, drama, P&B, 90min, livre
dir. Vittorio De Sica
Sinopse: Na Roma do
pós-guerra, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), um trabalhador humilde, luta
para sustentar a família. Para comprar uma bicicleta e começar em um novo
emprego como colocador de cartazes, penhora as roupas de cama da casa. A
bicicleta é então roubada e Antonio sai com o filho Bruno (Enzo Staiola) para
procurá-la pela cidade.
Um dos clássicos do neorrealismo italiano, Ladrões de Bicicleta ganhou, em 1950, o
Oscar honorário de melhor filme estrangeiro, prêmio que ainda não figurava em
categoria própria. No mesmo ano, levou o Globo de Ouro de Melhor Filme
Estrangeiro, além de vencer outras 16 premiações.
CREPÚSCULO
DOS DEUSES (Sunset Boulevard) -
EUA, 1950, drama, P&B, 110min, livre
dir. Billy Wilder
Sinopse: Joe Gillis (William Holden) é um
roteirista com muito pouca sorte e Norma Desmond (Gloria Swanson) é uma atriz
decadente que atrai Gillis para seu mundo fantasioso em que sonha em fazer um
triunfante retorno às telas.
Considerado uma das mais notáveis produções do
cinema de todos os tempos, Crepúsculo dos Deuses recebeu 21 prêmios em
1951. Foi indicado a 11 Oscars e venceu três. No mesmo ano, arrebatou quatro
Globos de Ouro. Foi incluído no primeiro grupo de filmes selecionados para
preservação pela Secretaria Nacional de Cinema dos Estados Unidos e em 1998 foi
considerado pelo American Film Institute o décimo segundo melhor filme
norte-americano de todos os tempos.
O SEGREDO
DAS JOIAS (The asphalt jungle),
EUA, 1950, policial, P&B, 112min, livre
dir. John Huston
Sinopse: Recém-saído da prisão, Doc Riedenschneider
(Sam Jaffe), um mulherengo gênio do crime, planeja seu próximo assalto
milionário: um roubo de joias no valor de um milhão de dólares. Para isso,
recruta seus homens de confiança – Louis (Anthony Caruso), Gus (James
Whitmore), Emmerich (Louis Calhern) e Dix Handley (Sterling Hayden). Pequenos
erros, no entanto, comprometem o sucesso da missão.
Indicado a quatro Oscars, traz no elenco a então
desconhecida Marilyn Monroe. O roteiro, escrito por Ben Maddow e John Huston, é
baseado no romance The asphalt jungle de W.R. Burnett. Em 2008, por ser
considerado "culturalmente, historicamente, ou esteticamente
significante", foi selecionado para preservação pela Biblioteca do
Congresso Norte-Americano.
MORANGOS
SILVESTRES (Smultronstället) -
Suécia, 1957, drama, P&B, 91min, 14 anos
dir. Ingmar Bergman
Sinopse: Ao longo da vida, o acadêmico Isak Borg
(Victor Sjöström), evitou contato com outras pessoas. Ao viajar com sua nora
Marianne (Ingrid Thulin)
de Estocolmo a Lund para receber um prêmio por seus 50 anos de carreira,
relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima.
Em 1958, Morangos silvestres recebeu o Urso
de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim e em 1960 venceu o Globo de Ouro
na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser indicado ao Oscar, no
mesmo ano, na categoria Melhor Roteiro original.
NOITES DE
CABÍRIA (Le notti di Cabiria) -
Itália/França, 1957, drama, P&B, 115min, 16 anos
dir. Federico Fellini
Sinopse: Cabiria (Giulietta Masina) é uma
prostituta que vive em uma região pobre de Roma. Tem uma casinha, uma conta
bancária e sonha com um milagre: encontrar um grande amor. Após ter tentado de tudo, inclusive apelado para a ajuda
divina, Cabíria encontra um pretendente em local e hora inapropriados. Seria
ele o amor de sua vida?
Em 1957, Giulietta Masina ganhou o prêmio de Melhor
Atriz no Festival de Cannes enquanto Federico Fellini recebeu Menção especial.
O filme foi indicado à Palma de Ouro e arrebatou o Oscar de melhor filme
estrangeiro em 1958, além de outros 14 prêmios do cinema internacional.
GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE
(Cat on a hot tin roof) - EUA, 1958,
drama, cor, 108min, 12 anos
dir. Richard Brooks
Sinopse:
Brick (Paul
Newman), uma ex-estrela do futebol americano, resiste aos insistentes
apelos
sexuais de sua esposa Maggie (Elizabeth Taylor), a quem culpa por ter
abandonado sua carreira profissional. No dia do aniversário do pai de
Brick, (Burl Ives), que está morrendo de câncer, toda a família
está reunida, prestes a testemunhar a revelação de grandes segredos.
Gata em teto de zinco quente é a quinta peça
do dramaturgo Tennessee Williams a ser produzida no cinema. Com ela, Williams
venceu o Prêmio Pulitzer em 1955.
OS ETERNOS DESCONHECIDOS (I soliti ignoti) - Itália, 1958, comédia, P&B, 111min, 14 anos
dir. Mario Monicelli
Sinopse:
Cinco desajeitados e insignificantes
ladrões arruínam um assalto a uma loja de penhores: Peppe
(Vittorio Gassman), um ex-boxeador, organiza a
invasão. O fotógrafo desempregado Tiberio (Marcello Mastroianni), o
receptor
Mario (Renato Salvatori), o siciliano Michele (Tiberio Murgia) e o
ex-jockey Capannelle (Carlo Pisacane), são os outros membros da gangue.
O plano envolve cavar um túnel de um apartamento para chegar às lojas
vizinhas
e perfurar um caminho que os leve até o local do crime.
CINZAS E DIAMANTES (Popiół i diament) Polônia,
1958, drama, P&B, 105min, 12 anos
dir.
Andrzej Wajda
Sinopse: No último dia da
Segunda Guerra Mundial, Maciek (Zbigniew Cybulski), um jovem rebelde ligado à
frente nacionalista, recebe a missão de assassinar Szczuka (Waclaw
Zastrzezynski), um líder comunista. Perturbado pela transformação repentina dos
aliados em inimigos, ele decide aproveitar a vida por uma noite, quando se
apaixona pela garçonete Krystyna (Ewa Krzyzewska), o que o leva a pensar em
desistir de sua missão.
No Festival de Veneza de
1959, Andrzej Wajda, venceu, por Cinzas e diamantes, o prêmio da
Federação Internacional dos Críticos de Cinema.
MEU TIO (Mon oncle) - França/Itália, 1958,
comédia, cor, 120min, livre
dir. Jacques Tati
Sinopse: Monsieur Hulot (Jacques Tati) mora em um
bairro pobre e antigo de Paris, enquanto sua irmã e seu cunhado vivem em uma
casa supermoderna e automatizada. Charles Arpel (Jean-Pierre Zola) é o abastado
dono de uma fábrica de plástico. Lá, Hulot começa a trabalhar, em um emprego
arranjado pelo cunhado que não deseja que seu sobrinho cresça sob a má influência
do tio Hulot, um sujeito bom, mas desengonçado.
Vencedor do Grande Prêmio
do Júri do Festival de Cannes, em 1958, Meu tio recebeu ainda o Oscar de
Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1959.
DE REPENTE, NO ÚLTIMO VERÃO (Suddenly, Last Summer), EUA, 1959, drama, P&B, 114min, 12 anos
dir. Joseph L. Mankiewicz
Sinopse: Violet Venable (Katherine Hepburn), uma
rica senhora da aristocracia, planeja realizar uma lobotomia em Catherine Holly
(Elizabeth Taylor), sua sobrinha e supostamente doente mental. Violet teme, na
verdade, que Catherine traga à tona segredos sobre a homossexualidade de
Sebastian, filho de Violet, que morreu violentamente.
Em 1960, por De
repente, no último verão Elizabeth Taylor ganhou o Globo de Ouro, na
categoria Melhor Atriz.
HIROSHIMA
MEU AMOR (Hiroshima mon amour) -
França/Japão, 1959, drama, P&B, 90min, 14 anos
dir. Alain Resnais
Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada
(Emmanuelle Riva) chega de Paris para estrelar um filme sobre a paz e acaba
tendo um caso amoroso com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado. Nos
dias que passam juntos, várias lembranças vêm à tona enquanto esperam, de forma
aflita, a hora da partida da atriz.
Considerado um dos filmes mais importantes da
história do cinema, Hiroshima meu amor analisa a memória e os traumas
que afligem seus personagens. Apontado como um dos grandes ícones do cinema
francês e um dos mais famosos e influentes da Nouvelle Vague.
O BANDIDO GIULIANO (Salvatore Giuliano) - Itália, 1962, policial, P&B, 125min, 12 anos
dir. Francesco Rosi
Sinopse: Em 1950, Salvatore Giuliano, um foragido
da polícia, é encontrado morto a tiros na Sicília. Partidário do separatismo e
controvertido herói da região, Giuliano fora acusado de assassinar um policial.
Foge para as montanhas, onde organiza um bando. Ao alistar-se no Exército
Separatista, comete crimes bárbaros em nome da liberdade.
Em 1962, o filme ganhou o Urso de Prata na
categoria de Melhor Diretor no Festival de Berlim.
O DESPREZO (Le mépris) - França/Itália, 1963, comédia/drama, cor, 103min, 14 anos
dir. Jean-Luc Godard
Sinopse: Camille (Brigitte Bardot) é casada com
Paul (Michel Piccoli), um escritor que, por 10 mil dólares, foi contratado pelo
produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro de um filme.
Camille desconfia que o marido tentou vendê-la a Jeremy, quando Paul insiste
que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com
que a relação do casal comece a se deteriorar.
O HOMEM DO PREGO (The Pawnbroker) - EUA, 1964, drama, P&B, 114min, 14 anos
dir. Sidney Lumet
Sinopse: De uma família inteira confinada em um
campo de concentração durante a Segunda Guerra, o professor universitário judeu
Sol Nazerman foi o único a sobreviver. Findo o conflito, Nazerman migra para os
Estados Unidos para trabalhar em uma loja de penhores no bairro do Harlem, em Nova Iorque. Vinte
e cinco anos se passam quando ressurgem lembranças de momentos traumáticos de
quando estivera nas mãos dos nazistas.
Considerado o
primeiro filme norte-americano a retratar o holocausto do ponto de vista de um
sobrevivente, em 1964, Sidney Lumet recebeu Menção Honrosa da Federação
Internacional de Críticos de Cinema e Rod Steiger ganhou o Urso de Prata na
categoria Melhor Ator, ambos no Festival de Berlim.
A BELA DA TARDE (Belle de jour) - França/Itália, 1967, drama, cor, 110min, livre
dir. Luis Bruñel
Sinopse: Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem
rica e bonita e infeliz. Ama o marido Pierre (Jean Sorel), um médico, mas eles
não têm tanta intimidade quanto ela gostaria. Para realizar suas fantasias
eróticas e atingir o prazer que seu marido não consegue lhe proporcionar,
Séverine procura um discreto bordel, comandado por Madame Anaïs (Geniviève
Page). Lá, passa a trabalhar como prostituta à tarde para, à noite, retomar à
vida de casada.
Por A bela da tarde, no Festival de Veneza
de 1967, Luis Buñuel arrebatou o Leão de Ouro e o Prêmio Pasinetti.
A OPINIÃO
PÚBLICA (A opinião pública) -
Brasil, 1967, drama, P&B, 65min, 14 anos
dir. Arnaldo Jabor
Sinopse: A juventude, a família burguesa, os
fenômenos sensacionalistas, o misticismo, a política e os meios de comunicação
de massa são os temas abordados no documentário e primeiro longa-metragem do
diretor Arnaldo Jabor. Gravado segundo as regras do cinema-verdade da década de
60 a
produção fala sobre a classe média carioca, examinada através dos depoimentos
dos seus próprios membros.
2001: UMA
ODISSEIA NO ESPAÇO (2001: A space
odyssey), EUA/Reino Unido, 1968, ficção, cor, 148min, livre
dir. Stanley Kubrick
Sinopse: Desde a pré-história, um misterioso
monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no
planeta Terra. No século 21, uma equipe de astronautas liderados pelo
experiente David Bowman (Keir Dullea) e por Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada
a Júpiter para investigar o enigmático objeto. A equipe viaja a bordo da nave
Discovery, controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem,
HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave.
Em 1969, o filme ganhou o Oscar na categoria de
Melhor Efeitos Visuais, além de outros 14 prêmios, em 10 diferentes festivais.
HOUVE UMA
VEZ UM VERÃO (Summer of ’42) -
EUA, 1971, drama romântico, cor, 103min, 14 anos
dir. Robert Mulligan
Sinopse: Em 1942,
os amigos Oscy (Jerry Houser), Benjie (Oliver Conant) e Hermie (Gary Grimes)
passam as férias de verão na Ilha Nentucket. Enquanto a preocupação principal
de Oscy gira em torno de sua vida sexual, Hermie se apaixona por uma mulher
mais velha, que espera notícias do marido, um piloto do exército que luta na
Segunda Guerra Mundial.
Em 1972, o filme arrebatou o Oscar de Melhor Trilha
Sonora para Michel Legrand.
TERRA DE
NINGUÉM (Badlands) - EUA, 1973,
drama policial, cor, 95min, 16 anos
dir. Terrence Malick
Sinopse: Fort Dupree, Dakota do Sul, 1959. Kit
Carruthers (Martin Sheen) é um peão psicologicamente desequilibrado, que mata o
pai da namorada Holly Sargis (Sissy Spacek). Kit foge e a leva como cúmplice
iniciando uma onda de assassinatos pelo estado de Montana. A narração de Holly,
descrevendo suas aventuras com Kit, sobrepõe clichês românticos à realidade
cruel do apetite sociopata do companheiro.
Terra de ninguém foi o primeiro
longa-metragem dirigido por Terrence Malick.
ASAS DO DESEJO (Der Himmel über Berlin) - Alemanha/França, 1987, drama/fantasia/romance/biografia, cor, 128min, 12 anos
dir. Win Wenders
Sinopse: Na Berlim do pós-guerra, dois anjos –
Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) perambulam pela cidade. Invisíveis aos olhos
dos homens comuns, eles leem os pensamentos dos humanos e tentam confortar a
solidão e a depressão das almas que encontram pelo caminho. Ao se apaixonar por
uma trapezista (Solveig Dommartin), um dos anjos
passa a querer ser humano para experimentar as dores e alegrias dos mortais.
Asas do Desejo venceu 21 prêmios, incluindo Melhor Diretor no
Festival de Cannes em 1987.
AS BALEIAS DE AGOSTO (The Whales of August) - EUA, 1987, drama, cor, 88min, livre
dir. Gindsay Anderson
Sinopse: Verão no estado
do Maine e as baleias já não passam tão perto do litoral como na infância de
Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish). As duas irmãs viúvas têm uma casa perto do mar, onde
veraneiam há 50 anos. Libby é cega e, aparentemente, prepara-se para morrer. Sarah
toma conta da irmã, mas está interessada em um aristocrata russo que pesca nas
redondezas. Libby desconfia que o estrangeiro está apenas querendo se
aproveitar das duas, enquanto Sarah pensa em vender a casa e encontrar um novo
lar para a irmã.
SONHOS (Dreams) - EUA/Japão, 1990,
fantasia/drama, cor, 119min, livre
dir. Akira Kurosawa
Sinopse: Uma coleção de histórias baseada em sonhos
reais do diretor Akira Kurosawa: oito curtas-metragens independentes – Um raio de sol através da chuva, O jardim das pessegueiras,
A tempestade, O túnel, Corvos, Monte Fuji em vermelho, O demônio que chora e O
vilarejo dos moinhos – cujos personagens e temas acabam por se
sobrepor.
ESTAMOS TODOS BEM (Stanno tutti bene) - Itália/França/EUA, 1990, comédia dramática, cor, 118min, 10 anos
dir. Giuseppe Tornatore
Sinopse: Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) é um
burocrata aposentado siciliano que espera seus filhos para comemorar seu
aniversário. No entanto, após cancelarem a visita, Matteo decide ir vê-los de
surpresa, viajando de cidade em cidade para encontrá-los. Durante a busca,
passa por Nápoles, Roma, Florença, Milão e Turim e acaba fazendo várias
descobertas.
Por Estamos todos bem, em 1990, Giuseppe
Tornatore recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes.
O JOGADOR
(The player) - EUA, 1992,
comédia/policial/drama, cor, 124min, 16 anos
dir. Robert Altman
Sinopse: Griffin Mill (Tim Robbins) é um produtor
bem-sucedido de Hollywood que sofre ameaças de morte enviadas por um roteirista
anônimo. Obcecado com as mensagens, Mill assassina quem ele acredita ser o
responsável pelas ameaças e passa a tentar driblar as investigações da polícia.
Crítica ao esquema
hollywoodiano, o filme conta com a participação de dezenas de famosos em pontas
especiais e é considerada a produção que reuniu o maior número de vencedores do
Oscar: Cher, James Coburn, Louise Fletcher, Whoopi Goldberg, Joel Grey,
Anjelica Huston, Jack Lemmon, Marlee Matlin, Tim Robbins, Julia Roberts, Susan
Sarandon e Rod Steiger.
O jogador venceu 32 prêmios, incluindo os
Globos de Ouro de Melhor Filme e de Melhor Ator para Tim Robbins. Arrebatou
também os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes.
GABBEH (Gabbeh) - Irã/França, 1996, drama, cor,
75min, livre
dir. Mohsen Makhmalbaf
Sinopse: Às margens de um riacho, um casal de
idosos lava um gabbeh – um pequeno tapete com um desenho de um casal de
noivos. Enquanto os dois rememoram o passado, o tapete se transforma em uma jovem
que passa a contar aos dois o seu drama: ela está apaixonada por um misterioso
cavaleiro que não pertence ao seu clã.
Considerado uma das mais importantes produções do
cinema persa, Gabbeh retrata a realidade iraniana após a revolução
islâmica de 1979 e traça um panorama da cultura do deserto, apresentando
simbologias étnicas da história do cinema daquela parte do mundo.
FARGO, UMA
COMÉDIA DE ERROS (Fargo) - EUA/Reino Unido, 1996,
policial/drama/suspense, cor, 98min, 18 anos
dir. Joel Coen, Ethan
Coen
Sinopse: Ao se deparar com uma delicada situação
financeira, Jerry Lundegaard (William H. Macy), gerente de uma revendedora de
automóveis, elabora o sequestro da esposa Jean (Kristin Rudrud). Para executar
o plano, faz um acordo com dois marginais – Carl Showalter (Steve Buscemi) e
Gaear Grimsrud (Peter Stormare), que pelo serviço ganhariam um carro novo e
metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo resgate. O plano acaba por dar
errado graças ao trabalho da policial grávida Marge Gunderson (Frances McDormand).
Vencedor de 70 prêmios, incluindo os Oscars de
Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Roteiro, Fargo arrebatou,
ainda, em Cannes, o prêmio de Melhor Direção.
CIDADE DOS
SONHOS (Mulholland Dr.) -
França/EUA, 2001, 147min, fantasia/suspense/drama, cor, 16 anos
dir. David Lynch
Sinopse: Um
acidente de carro na Mulholland Drive, em Los Angeles, é o ponto
de partida da trama que envolve personagens misteriosos. Rita (Laura Harring)
escapa da colisão, mas perde a memória e acaba por se esconder no edifício
administrado por Coco (Ann Miller). Nesse mesmo prédio vai morar Betty (Naomi
Watts), uma aspirante a atriz, recém-chegada à cidade, e que quando conhece
Rita tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da
cidade, após ter sido espancado pelo amante da esposa, o cineasta Adam Kesher
(Justin Theroux), é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
Cidade dos Sonhos venceu 49 premiações,
incluindo a categoria de Melhor Diretor no Festival de Cannes.
UM FILME
FALADO (Um filme falado) -
Portugal/França/Itália, 2003, comédia/ drama/ficção, cor, 96min, 14 anos
dir. Manoel de
Oliveira
Sinopse: Julho
de 2001. Em Lisboa, Rosa Maria (Leonor Silveira), uma professora de História,
embarca com a filha, Maria Joana (Filipa de Almeida), em um cruzeiro que
atravessará o Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia. Durante o percurso,
visitam Marselha, Pompeia, Ceuta, Atenas, Cairo e Istambul, relembrando mitos,
religiões, guerras e a importância histórica de cada local.
Em 2003, Um filme falado venceu o Prêmio
Signis do Festival de Veneza.
UM CONTO
CHINÊS (Un cuento chino, Argentina/Espanha, 2011, comédia dramática, cor,
93min, 12 anos
dir. Sebastián
Borensztein
Sinopse: Em Buenos Aires, o
amargo e metódico Roberto (Ricardo
Darín) é o solitário dono de uma loja de ferragens que coleciona,
em um álbum, recortes de jornal sobre notícias incomuns. Um dia, Roberto
testemunha o chinês Jun (Ignacio
Huang) sendo jogado de um táxi e o ajuda a se levantar. Roberto
tenta encontrar um local para acomodar o chinês, mas, sem sucesso, acaba
deixando o asiático viver com ele. Aos poucos, acaba por descobrir fatos
dramáticos sobre a vida do oriental.
Em 2012, Um conto chinês venceu o Grande
Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (Hugo, EUA, 2011, drama, cor, 126min, livre
dir.
Martin Scorsese
Sinopse: Paris, anos 1930. Hugo Cabret (Asa
Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem de
Montparnasse e guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law).
Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe
Moretz), uma jovem com quem faz amizade e descobre que ela tem uma chave com o
fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho de uma fechadura que há
no robô. O robô volta a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um
mistério mágico.
Indicado a 145 prêmios, A invenção de Hugo
Cabret venceu 67, incluindo os Oscars de Melhor Fotografia, Melhor Mixagem
de Som, Melhor Edição de Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de
Arte.
O SOM AO REDOR (O som ao redor) - Brasil, 2013,
drama/suspense, cor, 130min, 16 anos
dir.
Kleber Mendonça Filho
Sinopse: A presença de seguranças privados em uma
rua de classe média na zona sul do Recife acaba por mudar a vida dos moradores
do local. Enquanto uns comemoram a tranquilidade trazida pelos guardas,
liderados por Clodoaldo (Irandhir Santos), outros passam por momentos de
tensão. Ao mesmo tempo, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças,
tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro do vizinho.
Em 2014, O som ao redor venceu o Grande
Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Roteiro Original, além de
arrebatar outros 30 prêmios.
SERVIÇO
Data: de 29 de julho a 16 de agosto de
2015
Local: Cinema do CCBB Brasília e área
externa do CCBB
Horários: 18h e 20h
ENTRADA FRANCA
==> Foto: Divulgação / ITS
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