Fósforo Cultural comemora 9 anos no Martim Cererê, na Capital Goiana

São nove anos de manifestações culturais, produção e promoção da música independente, articulação de festivais no Centro-Oeste, foco no fomento e fruição de bens culturais em rede. O grupo Fósforo Cultural comemora o aniversário de 9 anos neste sábado, 07 de julho, a partir das 14h, no Centro Cultural Martim Cererê. Além de promover a apresentação de 13 bandas, dez DJs e uma feira mix, a Festa Julindie serve de lançamento para o Festival Vaca Amarela 2015, com o anúncio das datas, local e parte do line up.
Com uma extensa programação, o evento reúne bandas que participam da história da Fósforo Cultural, seja em eventos e festivais de música e artes integradas autorais, a exemplo do Festival Vaca Amarela, Grito Rock e Release Alternativo, ou com a produção e agenciamento dos grupos. Para a comemoração, foram convidadas as bandas: Peixefante, Meio Termo, Components, Chá de Gim, Beavers, Dogman, Shotgun Wives (em show especial), Cherry Devil, Aurora Rules, Dry, Faroeste, Overfuzz e Carne Doce.
Além de abarcar duas pistas de dança com diferentes DJs, a Festa Julindie ainda promove uma feira mix com produtos diversos, como vinis, comidas típicas e artigos de arte e design. A proposta é de que a festa torne-se um festival com diferentes atrações para um público misto. (Programação completa em anexo).
Produção musical em nove anos
Como uma janela para dar visibilidade ao cenário musical independente e local, a Fósforo Cultural foi criada em 2006 e começou a produzir de forma espontânea e sem financiamento. Atualmente o grupo produz diferentes eventos que já fazem parte do calendário anual de festivais brasileiros. O Vaca Amarela, por exemplo, está em sua 14ª edição e reúne todo o ano o melhor da música nacional, aliando arte, cultura, comportamento, além de promover e divulgar o cenário regional.
“No início não tínhamos experiência e tudo era novo. Hoje já temos uma agenda de eventos anuais Trabalhamos com planejamento das ações, em rede e conectados com os outros agentes do mercado cultural”, explica o fundador e produtor da Fósforo Cultural João Lucas Ribeiro. Para ele, a continuidade é o maior desafio, mas também a maior virtude da produtora.
“É muito difícil manter nossa agenda e realizar independentemente de ter ou não patrocínio, de abrir ou não edital, de ter ou não recursos. Com chuva, no carnaval, enfrentando qualquer problema, nós conseguimos realizar da forma possível, do jeito que dá. E isso é o resultado da nossa credibilidade, do lastro que temos com os nossos parceiros, bandas, público, fornecedores e comunidade em geral”, comenta o produtor.
A Fósforo ainda dialoga com projetos que reiteram a importância de se discutir música e cultura no Brasil. O objetivo é construir um cenário cada vez mais forte para as bandas independentes, assim como abranger diferentes gêneros musicais. “Fomos os primeiros a abrir espaço ao hip-hop nos festivais de música independentes, que até então eram vistos como festivais de “rock”. O Vaca trouxe pra cidade o conceito de artes integradas, promovendo o diálogo entre as expressões artísticas. Hoje se tem uma palavra que resume nosso trabalho na cultura é a diversidade”, finaliza.

ANOTE
Festa Julindie – 9 anos da Fósforo Cultural
Data: 04 de julho
Horário: a partir das 14h
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Ingresso: R$ 10,00 (sujeito a alteração) - Até às 17 horas entrada franca.

PROGRAMAÇÃO

Palco Fósforo 9 anos
01:00 Carne Doce
00:15 Overfuzz
23:30 Faroeste
22:45 Dry
22:00 Aurora Rules
21:15 Cherry Devil
20:30 Shotgun Wives (Quadrilha Indie)
19:45 Dogman
19:00 Beavers
18:15 Chá de Gim
17:30 Components
16:45 Meio Termo
16:00 Peixefante

Discotecagem Externa
15:00 - 16:00 Maurício Motta
16:00 - 17:00 Robson (Projeto "Ar é Música")
17:00 - 18:00 Pedro Hernández
18:00 - 20:00 Pablo Kossa
20:00 - 21:00 Carol Tinoco

Palco Dj Set
21:00 - 22:00 Felamacumbia (Zargov e Bruno Caveira)
22:00 - 23:00 Daniel De Mello
23:00 - 24:00 Milian G
24:00 - 01:00 Gui Alb
01:00 - 02:00 Daiene Matarazzo

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário