CCBB BRASÍLIA APRESENTA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE JULHO

Exposição


Bracher – Pintura e Permanência
A mostra é uma celebração aos 70 anos do artista mineiro e faz uma retrospectiva do trabalho realizado ao longo de sua carreira.  Contemplada com Destaque Especial no Prêmio Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), a exposição revela a evolução de cada fase do artista: a obscura, expressionista e questionadora dos anos 60; a cubista dos anos 70; o romantismo dos anos 80; o modernismo caótico dos anos 90; e a maturidade artística e coroamento de seu estilo tempestuoso dos anos 2000. Bracher é o artista brasileiro que mais expôs internacionalmente, realizando mostras individuais há mais de 40 anos em importantes museus de cidade como Paris, Roma e Milão. Sua importância para pintura nacional o tornou referência em escolas e livros de artes no Brasil e no exterior. O artista fará uma pintura ao vivo em homenagem a uma personalidade brasiliense no dia 04/07, às 16h, no Vão Central. Curadoria: Olívio Tavares de Araújo. 
Serviço
Galeria I, Pavilhão II e Vão Central
10 de junho a 27 de julho de 2015 /Quarta a Segunda
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação – Jaque - jaque.tato@gmail.com / (61) 3263-8916 / 9988-9618
Pintura ao Vivo com Carlos Bracher
Vão Central
04 de julho / Sábado
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre.
Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento


Leon Ferrari – Resistências e Transgressões
A Embaixada da Argentina traz ao CCBB a coleção do acervo do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo com 52 obras de León Ferrari, um dos artistas que, nas últimas décadas, na Argentina (seu país de origem) e no Brasil (onde viveu por anos), melhor herdou o espírito combativo e resistente das vanguardas do último século. Seus trabalhos investem contra as diversas formas de repressão à liberdade, além de posicionar-se, de maneira crítica e irônica, frente à alienação da sociedade contemporânea. 
Serviço
Galeria II
13 de maio a 13 de julho / Quarta a Segunda
Entrada franca
Classificação indicativa: 18 anos
Assessoria de Imprensa: Objeto Sim - 3443-8891 / 8142.0112 (G) / 8142.0111 (C)
objetosim@gmail.com


Brasília Utopia Lírica
A exposição apresenta o projeto do fotógrafo Vicente de Mello, com imagens que apresentam uma visão particular do fotógrafo sobre a arquitetura e o urbanismo da cidade, uma leitura subjetiva e atemporal da geometria da Capital Federal. Serão apresentadas 30 fotografias tiradas com uma câmera Rolleiflex, a mesma que foi amplamente utilizada nos anos 50 e 60 durante a construção da Capital. Curadoria de Beatriz Lemos e Waldir Barreto.
Serviço
Galeria III
15 de julho a 07 de setembro / Quarta a Segunda
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de Imprensa: Guadalupe Comunicações - Amanda Guerra / (61) 3224-4590 / (61) 8609-5500 / (61) 7818-5099 - amandaguerra@guadalupecomunicacoes.com.br


Teatro


Teatro de Marionetes Lokvar de Praga
LOKVAR é um grupo teatro de marionetes de Praga, na República Tcheca, fundado há mais de 11 anos. As apresentações, voltadas para público de todas as idades, contam com dois espetáculos na programação: João, o Indeciso e A Pequena Sereia, que ocupam, respectivamente, o Vão Central e o Teatro I do CCBB. Serão realizadas 8 sessões de João, O Indeciso e 4 sessões de A Pequena Sereia. Após as apresentações, os atores-manipuladores recebem o público para conhecer os bastidores do teatro, explicando brevemente como é feita a manipulação e como os bonecos são construídos.
Serviço
Teatro I e Vão Central
De 02 a 05 de Julho / Quinta a Domingo

Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1h antes do início do evento
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de Imprensa: Território Cultural - Rodrigo Machado - 3349.4113/8175.3794 - drigo.machado@gmail.com


João, O Indeciso
Vão Central
Horário: Quinta e Sexta, às 10h e 15h, Sábado e Domingo, às 10h30 e às 16h
Direção: Michaela Homolová
Elenco: Peter Varga e Martin Veliký

Duração: 50 min.
Classificação indicativa: Livre


A Pequena Sereia
Teatro I
Horário: Quinta a Domingo às 19h
Direção: Michaela Homolová
Elenco: Markéta Pellarová Mráziková e Peter Varga
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 3 anos


Oficina de criação de manipulação de bonecos
Teatro I
4 e 5 de julho às 11h30 / Sábado e Domingo

Entrada franca
Duração: 40 min.

Classificação indicativa: 5 anos

Inscrições:
lokvarnobrasil@gmail.com


Cinema


Francis Ford Coppola - O cronista da América
A mostra traz retrospectiva de 25 filmes, produzidos pelo diretor e roteirista norte-americano Francis Ford Coppola, que nos anos 70, influenciado pela Nouvelle Vague francesa e pela explosão do Novo Cinema ao redor do mundo, fez parte da emergência da “Nova Hollywood”. O projeto traz para o público não apenas obras consagradas, como a trilogia “O Poderoso Chefão”, “A Conversação”, “O Selvagem da Motocicleta” e “Drácula, de Bram Stoker”, como também os títulos do início da carreira, até hoje pouco conhecidas, e seus filmes mais recentes, “Teatro” e “Virgínia”, em produções independentes. A mostra terá exibições também no Cine Brasília.
Serviço
Cinema do CCBB e Cine Brasília
24 de junho a 20 de julho / Quarta a Segunda
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada: CCBB - 4,00 (inteira) 2,00 (meia) / Cine Brasília – R$6
Assessoria de Imprensa: Objeto Sim - 3443-8891 / 8142.0112 / 8142.0111
objetosim@gmail.com


O Olho que Espia – Retrospectiva Torre Nilson
A mostra traz uma retrospectiva da obra de Leopoldo Torre Nilson, apresentando pela primeira vez no Brasil grande parte a filmografia do premiado cineasta argentino, que foi reconhecido como um dos maiores diretores latino americanos. Com obras aclamadas pela crítica, como Os Sete Loucos, a mostra traz 20 títulos de diferentes fases de sua carreira em exibições em formato 35mm e digital.
Serviço
Cinema do CCBB
22 a 27 de julho / Quarta a Segunda
Entrada: 4,00 (inteira) 2,00 (meia)
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Assessoria de Imprensa: Carola Gonzales - carola.imprensa@gmail.com - (11) 991021732


Ideias


Arte e Ciência – Memória e Criatividade
O ciclo de debates discute o avanço da Terceira Cultura, que trata da interrelação entre as culturas científicas e humanísticas e as artes, reunindo, a cada encontro, um cientista/pesquisador de projeção internacional e um artista de renome nacional. Na segunda edição do evento, a cientista Jociane Myskiw e o escritor Michel Laub discutem o tema Memória e Criatividade, respondendo como a ciência define a memória, como o artista, principalmente o escritor, trabalha com ela e até que ponto podemos aproximar memória e imaginação. Mediação de Suzete Venturelli.
Serviço
Teatro I
06 de Julho – Segunda
Horário: 20h
Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início do evento
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de imprensa: Território Cultural - Rodrigo Machado - 3349.4113/8175.3794 - drigo.machado@gmail.com

  
Ossobuco
O Ossobuco é um ciclo de palestras que trata de diversos temas, desde comportamentos sociais, inovações e metodologias ágeis até meditação e criatividade. A cada mês, um tema será discutido com apresentações de quatro palestrantes. O objetivo central é estimular o público a trocar ideias e experiências. As palestras são abertas ao público e para se inscrever como palestrante, basta enviar e-mail para vinicius1982@gmail.com
Serviço:
Teatro I
27 de Julho – Segunda
Horário: 20h
Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início de cada sessão
Classificação indicativa: 16 anos
Assessoria de imprensa: Vinicius da Silva – vinicius1982@gmail.com – (61) 8132-6307


Música


Nordeste na Vitrola
O projeto Nordeste na Vitrola apresenta em sua programação bate-papos com artistas relevantes da música nordestina, como Anastácia no dia 22 e Marcos Farias no dia 29, mediados por Rosualdo Rodrigues. Idealizado pelo violeiro, produtor e DJ Cacai Nunes, o evento valoriza o repertório tradicional da música nordestina registrada entre os anos de 1940 e 1990 com um vasto repertório de forró pé-de-serra vindo diretamente da sua coleção de vinis. Além dos bate-papos e de música de qualidade, haverá uma área de alimentação com Food Tucks, além de três tradicionais revendedores de vinis antigos para expor e vender.
Serviço
Praça
22 e 29 de julho / Quarta
Horário: 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de imprensa: Território Cultural - Rodrigo Machado - 3349.4113 - drigo.machado@gmail.com

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário