O Moto 1000 GP anunciou nesta terça-feira (16) a mudança de sede de duas
etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2015. A quarta
prova, prevista no calendário inicial para acontecer em São Paulo (SP),
está transferida para Campo Grande (MS). A sexta, programada para
Brasília (DF), passa a ter como sede Goiânia (GO) – que também receberá a
competição em sua terceira etapa, no dia 28 de junho, tendo em disputa o
GP Michelin.
A mudança de local das duas etapas deve-se às obras de reforma do
Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo, que já recebeu
seis eventos do Moto 1000 GP desde a criação do campeonato em 2011, e do
Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, onde aconteceram
etapas nos campeonatos de 2011, 2012 e 2014. O estágio de reforma tornou
inviável a realização das corridas nestas duas pistas na atual
temporada.
“Fizemos um bom planejamento para o calendário de 2015, incluindo as
praças importantes e pensando no que internamente nós chamamos de EPPP –
equipes, pilotos, patrocinadores e público”, diz o promotor do Moto
1000 GP, Gilson Scudeler. “Ocorre que o cenário atual dos autódromos é
de renovação. Isso quer dizer que temos inicialmente que abrir mão do
uso por ora para que, no futuro, eles estejam mais modernos e seguros”,
acrescenta.
A condição dos autódromos levou a direção do Moto 1000 GP a avaliar as
opções disponíveis para substituição. “Um dos fatores que consideramos
foi o nível de segurança que cada pista oferece para provas de
motovelocidade. A melhor opção levarmos nossa quarta etapa para Campo
Grande e a sexta para Goiânia. O importante foi que mantivemos as datas
estipuladas desde o início. Era um compromisso do qual não abriríamos
mão”, informa Scudeler.
Campo Grande recebeu o Moto 1000 GP uma única vez, na sétima e penúltima
etapa do campeonato de 2013. “Aquela foi uma etapa de sucesso, com
grande adesão do público, sendo considerada uma das melhores do ano.
Goiânia é outro local que conta com um público fiel e apaixonado pelas
provas de motovelocidade. O circuito de lá é um dos principais do
Brasil, com um alto índice de segurança aos pilotos”, observa o promotor
do campeonato.
Gilson Scudeler não disfarçou a decepção pessoal diante da exclusão da
etapa brasiliense. “A etapa de Brasília foi a que reuniu nosso maior
público em 2014, infelizmente não podemos brindar essa torcida com a
presença dos melhores pilotos do Brasil. O caso de Interlagos é
diferente, ainda teremos em Interlagos a última etapa do campeonato, no
dia 29 de novembro. Vamos levar o Moto 1000 GP aos paulistas apaixonados
por motovelocidade”, encerra.
As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a
gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto.
Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin,
fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas nas quatro categorias
em disputa. O Moto 1000 GP também conta, na temporada de 2015, com o
apoio de Beta Ferramentas, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
==> Foto: Rodrigo Ruiz / Grelak Comunicação
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