MOSTRA DE LONGAS EXIBE Geração Baré Cola - Usuários de Rock

A mostra permanente de cinema do Brasília Shopping, criada em 2012 pela atriz Wol Nunnes, terá uma programação especial em julho. Para marcar os três anos do projeto, serão exibidos durante o mês cinco longas-metragens, sendo dois de Brasília e três de outros estados. “São filmes que revelam a diversidade das produções cinematográficas brasileiras, e que trazem às telas temas relevantes pra construção de nossa identidade artística”, lembra o ator e dramaturgo Maurício Witczak, curador da mostra. “As obras também propõem reflexões sobre memória cultural e cidadania” acrescenta Wol Nunnes. Os filmes serão exibidos nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de julho, às 20h, no Teatro do Brasília Shopping, às 20h. A entrada é franca.

Uma dobradinha de produções brasilienses abre a seleção de julho. Geração Baré Cola - Usuários de Rock, de Patrick Grosner, será exibido no dia 1º de julho. “Trata-se de um documentário muito divertido que conta com a participação de vários roqueiros brasilienses dos anos 90. São artistas que mantiveram a fama de Brasília como capital do rock”, comenta Witczak. O segundo longa da mostra é uma homenagem merecida a Afonso Brazza. O filme Cidadão Brazza, de Peterson Paim, refaz cenas emblemáticas do cineasta bombeiro, também conhecido como Rambo do cerrado, e será projetado no dia 8.

Os outros três longas escolhidos para completar a mostra são filmes convidados produzidos em outros estados. Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife, de Leo Falcão, uma bela homenagem à cidade do Recife, é um deles e será exibido no dia 15 de julho. Para encerrar a Mostra, Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui é um documentário que investiga a violência e a natureza humana no sistema carcerário. O trabalho chega ao público no dia 22. Uma semana depois, no dia 29, os cinéfilos poderão curtir O Senhor dos Labirintos, de Geraldo Motta. “Um filme emocionante que é inspirado na história verídica do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, vítima da esquizofrenia, que viveu décadas em instituições psiquiátricas”, adianta Witczak.

PROGRAMAÇÃO

1º DE JULHO
Geração Baré Cola - Usuários de Rock (2014), de Patrick Grosner. O documentário retrata o cenário do rock brasiliense da década de 1990, movimento concretizado em fase posterior ao que a mídia batizou de “Geração Coca-Cola” – e que, até hoje, considera Brasília como a “Capital do Rock” do Brasil. O filme é uma incrível aventura sonora, repleta de momentos especiais, causos e narrativas bem-humoradas, vivenciadas pelos músicos e suas respectivas bandas. Dentre as quais: Raimundos, Little Quail and The Mad Birds, Maskavo Roots, Oz, DFC, Os Cabelo Duro, Pravda, Restless, Flammea, Dungeon, P.U.S, El Kabong, Os Cachorros das Cachorras, Zona, Kratz, Low Dream, Os Alices, Os Wallaces, Câmbio Negro – entre tantas outras. 73 minutos.   

8 DE JULHO
Cidadão Brazza (2013), de Peterson Paim. Após uma década sem o cineasta e bombeiro Afonso Brazza, dois produtores de Brasília, em busca do “Rosebud” do diretor, resolvem resgatar a sua memória por meio de entrevistas. Foram ouvidos, especialmente, os atores dos primeiros filmes, reconstituições de trechos de sua obra e também da mostra de influências e lendas derivadas do “Cinema de Bordas” do Rambo do Cerrado! 90 minutos.   

15 DE JULHO
Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife (2008), de Leo Falcão. O primeiro longa-metragem de Léo Falcão se inspira na obra homônima de Gilberto Freyre – o primeiro guia de uma cidade brasileira, publicada em 1934. Vários personagens ligados à cidade participam do filme por meio de depoimentos e leituras de trechos do texto original da obra. Participação de Lenine, Roger, Hermila Guedes, Geninha, Nana, Jota, Germano, Lívia, Kátia. 70 minutos.

22 DE JULHO 
Entre a Luz e a Sombra (2009), de Luciana Burlamaqui. Documentário que investiga a violência e a natureza humana a partir da história de uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário, da dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru, e de um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados. 150 minutos.   

29 DE JULHO 
O Senhor dos Labirintos (2010), de Geraldo Motta. A trama é inspirada na história verídica de Arthur Bispo do Rosário. Vítima da esquizofrenia, ele viveu décadas em instituições psiquiátricas, assombrado por misticismos e alucinações. No período em que passou na Colônia Juliano Moreira, produziu um acervo de bordados, estandartes e assemblages que conquistaram o Brasil e o mundo. 80 minutos.   

Serviço:

Mostra de Longas
Local: Teatro Brasília Shopping
Data: Quartas-feiras, 1, 8, 15, 22 e 29 de julho, às 20h
Entrada Franca
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais informações: 2109-2122

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário