Editora do Brasil marca presença no PNLD 2016 com 61 obras

Ao todo, são 61 títulos, agrupados nas coleções Akpalô, Projeto Jimboê e Bem-Me-Quer, além da coleção Brincando com Arte. Para a diretora editorial da Editora do Brasil, Cibele Mendes Curto dos Santos, "um material didático de qualidade e recursos complementares são fundamentais para garantir um ensino de qualidade, e somos conscientes de nossa responsabilidade. Nossa proposta é sermos um coadjuvante importante em sala de aula, ajudando o trabalho do professor para uma educação pública de qualidade".

Akpalô

A coleção Akpalô aborda as diferenças individuais, culturais, econômicas, étnicas e sociais, em um projeto arrojado e inovador, firmado no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.As imagens estão atualizadas, permitindo ao aluno compreender o conteúdo abordado por meio de linguagens diversas. O tamanho de letra e a tipografia são adequados a cada volume, de acordo com a faixa etária a que se destina e sua proficiência leitora. Os eixos são desenvolvidos de forma gradativa ao longo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com o proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A construção da cidadania, com destaque para os direitos humanos e os direitos da criança, marca presença em toda a coleção. Destacam-se, ainda, as seções inteligentes: os conteúdos abordados nos capítulos são introduzidos na seção Diálogo Inicial, que utiliza diferentes gêneros textuais que despertam a curiosidade por meio de questionamentos, levantando os conhecimentos prévios. A seção Momento de Leitura propõe uma reflexão entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. E a seção Tratamento da Informação traz abordagens nas diferentes esferas de circulação e gêneros.

A coleção propõe atividades facilitadoras ao desenvolvimento das competências sociocioemocionais em todas as disciplinas no ensino fundamental I.

Projeto Jimboê

Projeto Jimboê PNLD 2016 O Projeto Jimboê traz uma proposta dinâmica e inovadora, oferecendo recursos e possibilidades que irão transformar a maneira de estudar e ensinar. Toda a coleção apresenta uma linguagem clara, inteligível e adequada a cada faixa etária ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As unidades contemplam imagens, ilustrações e recursos gráficos totalmente atualizados e próximos à realidade do aluno.

A aprendizagem por meios lúdicos e desafios cognitivos e a assimilação de conteúdos de forma leve são uma marca da coleção. Um conjunto de personagens forma a Turma Conectada e está presente em histórias em quadrinhos e tirinhas, tornando a abordagem dos conceitos mais divertida.

Ao início de cada capítulo, uma situação é introduzida e atividades orais são propostas para que o aluno discuta suas respostas em grupo e troque ideias com os colegas.

A obra conta ainda com uma grande quantidade de orientações e indicações complementares para o enriquecimento do trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para sua formação continuada. Essa organização visa trabalhar de forma prática e integrada as disciplinas nas séries iniciais e aprofundar-se em conhecimentos específicos nas séries finais, preparando o aluno para a transição ao Ensino Fundamental II.

O projeto tem uma explícita preocupação com a valorização e afirmação das culturas indígenas e africana, por intermédio da reflexão em torno de toda a dimensão sociocultural e histórica.

Bem-Me-Quer

Coleção Bem-Me-Quer PNLD 2016A coleção incentiva o aluno a reconhecer a importância de desenvolver habilidades de observação e análise, pesquisa de informações e relacionamento social na execução das tarefas. As imagens que mostram pessoas retratam a diversidade étnico cultural da população, de forma respeitosa, sem referências a quaisquer estereótipos.

O projeto propõe um trabalho com os diversos gêneros textuais por meio de leituras e atividades criativas, que visam desenvolver o raciocínio e a busca de soluções com base nas experiências do dia a dia, sem descuidar do caráter de sistematização e fixação do conhecimento. Ao mesmo tempo, o projeto gráfico é claro, organizado e adequado à faixa etária, e muito colorido.

Brincando com Arte

Coleção Brincando com Arte PNLD 2016Elaborada de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte, a obra abrange quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. Os temas das unidades se interligam, o que confere coesão ao conteúdo trabalhado o ano todo.

Os temas que compõem o livro foram cuidadosamente selecionados para que o aluno possa ter contato com os tópicos variados, como produções artísticas do passado e questões de história da arte, além da forma como as expressões artísticas têm evoluído por meio da tecnologia até alcançar as produções atuais.

A interdisciplinaridade é trabalhada de maneira natural, para que o aluno perceba as diversas instâncias em que pode utilizar a arte para pensar questões relacionadas a outras áreas do conhecimento.

A cultura, enquanto formadora de identidade, é apresentada em seu aspecto regional, permitindo que o aluno analise e reflita sobre a cultura do próprio local em que vive e para que se identifique com ela.

Regionais

Livros regionais PNBLD 2016
Para os alunos do 4º e 5º anos, as obras regionais da Editora do Brasil articulam de forma integrada os conteúdos de Arte, Cultura, História e Geografia, valorizando aspectos sociais e históricos que permeiam o cotidiano dos alunos. Dessa maneira, estabelecem relações com outros grupos, espaços, lugares e tempos, permitindo que os alunos se situem como sujeitos históricos e sociais formados em sua comunidade, região e país.

O Projeto Jimboê conta com títulos sobre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e sobre o município do Rio de Janeiro. Pela coleção Akpalô, o estado contemplado é Pernambuco.

0 comments:

Postar um comentário