Ao todo, são 61 títulos, agrupados nas
coleções Akpalô, Projeto Jimboê e Bem-Me-Quer,
além da coleção Brincando com Arte. Para a diretora editorial da
Editora do Brasil, Cibele Mendes Curto dos Santos, "um material didático
de qualidade e recursos complementares são fundamentais para garantir um
ensino de qualidade, e somos conscientes de nossa responsabilidade. Nossa
proposta é sermos um coadjuvante importante em sala de aula, ajudando o
trabalho do professor para uma educação pública de qualidade".
Akpalô
A coleção Akpalô aborda as diferenças individuais, culturais,
econômicas, étnicas e sociais, em um projeto arrojado e inovador, firmado
no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.As imagens
estão atualizadas, permitindo ao aluno compreender o conteúdo abordado por
meio de linguagens diversas. O tamanho de letra e a tipografia são
adequados a cada volume, de acordo com a faixa etária a que se destina e
sua proficiência leitora. Os eixos são desenvolvidos de forma gradativa ao
longo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com o proposto pelo
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A construção da cidadania, com destaque para os direitos humanos e os direitos da criança, marca presença em toda a coleção. Destacam-se, ainda, as seções inteligentes: os conteúdos abordados nos capítulos são introduzidos na seção Diálogo Inicial, que utiliza diferentes gêneros textuais que despertam a curiosidade por meio de questionamentos, levantando os conhecimentos prévios. A seção Momento de Leitura propõe uma reflexão entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. E a seção Tratamento da Informação traz abordagens nas diferentes esferas de circulação e gêneros.
A coleção propõe atividades facilitadoras ao desenvolvimento das competências sociocioemocionais em todas as disciplinas no ensino fundamental I.
Projeto Jimboê
O Projeto Jimboê traz uma proposta
dinâmica e inovadora, oferecendo recursos e possibilidades que irão
transformar a maneira de estudar e ensinar. Toda a coleção apresenta uma
linguagem clara, inteligível e adequada a cada faixa etária ao longo dos
anos iniciais do Ensino Fundamental. As unidades contemplam imagens,
ilustrações e recursos gráficos totalmente atualizados e próximos à
realidade do aluno.
A aprendizagem por meios lúdicos e desafios cognitivos e a assimilação de conteúdos de forma leve são uma marca da coleção. Um conjunto de personagens forma a Turma Conectada e está presente em histórias em quadrinhos e tirinhas, tornando a abordagem dos conceitos mais divertida.
Ao início de cada capítulo, uma situação é introduzida e atividades orais são propostas para que o aluno discuta suas respostas em grupo e troque ideias com os colegas.
A obra conta ainda com uma grande quantidade de orientações e indicações complementares para o enriquecimento do trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para sua formação continuada. Essa organização visa trabalhar de forma prática e integrada as disciplinas nas séries iniciais e aprofundar-se em conhecimentos específicos nas séries finais, preparando o aluno para a transição ao Ensino Fundamental II.
O projeto tem uma explícita preocupação com a valorização e afirmação das culturas indígenas e africana, por intermédio da reflexão em torno de toda a dimensão sociocultural e histórica.
Bem-Me-Quer
A coleção incentiva o aluno a reconhecer a
importância de desenvolver habilidades de observação e análise, pesquisa
de informações e relacionamento social na execução das tarefas. As imagens
que mostram pessoas retratam a diversidade étnico cultural da população,
de forma respeitosa, sem referências a quaisquer estereótipos.
O projeto propõe um trabalho com os diversos gêneros textuais por meio de leituras e atividades criativas, que visam desenvolver o raciocínio e a busca de soluções com base nas experiências do dia a dia, sem descuidar do caráter de sistematização e fixação do conhecimento. Ao mesmo tempo, o projeto gráfico é claro, organizado e adequado à faixa etária, e muito colorido.
Brincando com Arte
Elaborada de acordo com as orientações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) de Arte, a obra abrange quatro linguagens
artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. Os temas das unidades
se interligam, o que confere coesão ao conteúdo trabalhado o ano todo.
Os temas que compõem o livro foram cuidadosamente selecionados para que o aluno possa ter contato com os tópicos variados, como produções artísticas do passado e questões de história da arte, além da forma como as expressões artísticas têm evoluído por meio da tecnologia até alcançar as produções atuais.
A interdisciplinaridade é trabalhada de maneira natural, para que o aluno perceba as diversas instâncias em que pode utilizar a arte para pensar questões relacionadas a outras áreas do conhecimento.
A cultura, enquanto formadora de identidade, é apresentada em seu aspecto regional, permitindo que o aluno analise e reflita sobre a cultura do próprio local em que vive e para que se identifique com ela.
Regionais
Para os alunos do 4º e 5º anos, as obras regionais da Editora do Brasil
articulam de forma integrada os conteúdos de Arte, Cultura, História e
Geografia, valorizando aspectos sociais e históricos que permeiam o
cotidiano dos alunos. Dessa maneira, estabelecem relações com outros
grupos, espaços, lugares e tempos, permitindo que os alunos se situem como
sujeitos históricos e sociais formados em sua comunidade, região e
país.
O Projeto Jimboê conta com títulos sobre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e sobre o município do Rio de Janeiro. Pela coleção Akpalô, o estado contemplado é Pernambuco.
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