BRASÍLIA GANHA PRAIA AO LADO DA CONCHA ACÚSTICA

Há 55 anos nascia Brasília, uma cidade planejada nos mínimos detalhes para ser a capital do Brasil. Hoje, robusta e com ares de metrópole, a capital encanta seus moradores, que usufruem de suas grandes áreas verdes, como o Parque da Cidade, o Parque Nacional e o Jardim Botânico. Com espaços que inspiram diversas possibilidades, a cidade tem recebido cada dia mais eventos ao ar livre, ocupando lugares onde antes sequer se andava à pé, com shows, festas, feiras e encontros gastronômicos. Cada vez mais sustentável ao produzir entretenimento de qualidade para sua população, o aproveitamento diurno da cidade só a deixa a desejar em um quesito: não tem praia!

Inspirados na ausência de uma praia para chamar de sua, produtores culturais brasilienses têm utilizado de clubes e outros espaços para oferecer ao público festas em clima de luau. Exemplo é a Bomfim, balada que ocorre há dois anos e reúne aproximadamente duas mil pessoas por edição. Para 2015, entretanto, a meta é mais ambiciosa: vai dar praia em Brasília!

Um projeto de ocupação de uma parte da orla do Lago Paranoá está sendo levado à frente por agitadores culturais da cidade que prometem uma estrutura que não deixará a desejar para as grandes praias do país. Com área de 6.000m² e 400 toneladas de areia, a arena ficará montada durante todo o período de férias, desde o dia 04 de julho até o dia 08 de agosto, época em que Brasília não tem chuva e as temperaturas ficam na casa dos 30º.

Segundo Bruno Sartório, um dos produtores do evento, a primeira edição da PRAIA chega para mostrar que Brasília está madura o suficiente para receber ocupações prolongadas, com atividades voltadas para todos os públicos e parcerias que só têm a fortalecer a capital como palco de grandes produções.

“Nossa cidade precisa de lugares onde as pessoas possam se encontrar, praticar esportes, se divertir e até mesmo relaxar. A partir dessa necessidade desenvolvemos o conceito da Praia, que pretende ser um ponto de encontro e diversão para o público brasiliense”, ressalta Sartório.

O projeto, intitulado NA PRAIA, promete levar os brasilienses diretamente aos deslumbrantes cenários do Nordeste do país. O investimento vai desde a cenografia, com réplicas de igrejas tradicionais e casas coloridas, ao grande redário que ficará disponível para quem quiser contemplar a paisagem. Barraquinhas espalhadas pelo local oferecerão iguarias típicas, como acarajé, tapioca, milho cozido, biscoito Globo e queijo coalho.

A PRAIA de Brasília também contará com programação própria e oferecerá ao público opções de lazer durante todo o dia. Na arena, áreas para prática de vôlei de praia, skate na água e stand up paddle, entre outras modalidades estarão disponíveis, além de restaurante, lojas, espaço para festas badaladas e food trucks.

Para matar a fome, o Bar da Corona servirá quitutes especiais assinados por um renomado chef brasiliense. A ideia é fortalecer os nomes de destaque da capital em um projeto que nasceu para valorizar Brasília. Já a loja Rosa Chá apresentará ao público algumas opções do mundo da moda.

Além de ser um presente para a população da cidade, a PRAIA brasiliense também afetará positivamente a economia e o turismo locais. A programação de eventos dentro da arena é ampla e diversa e inclui, entre outras atividades, um encontro de food trucks que promete movimentar o setor alimentício. Além disso, um projeto contra obesidade infantil, incentivado pela Amil, no qual a ideia é realizar uma colônia de férias com atividades voltadas para a criançada, que envolvem palestras sobre alimentação e incentivo à prática de esportes, como uma aula de vôlei com o ex-jogador Giba.

As manhãs de sábado serão reservadas ao esporte, com atividades preparadas pelo grupo V12. Entre elas, um circuito funcional na areia para melhora do condicionamento físico e tonificação muscular. O grupo, composto por educadores físicos, também será responsável pelas atividades esportivas infantis.

Segundo Luiz Carlos Soares, professor da V12, os treinamentos visam apresentar ao público da PRAIA uma alternativa aos treinos convencionais de academia. “Será um treino funcional que envolve, entre outras coisas, corrida e equilíbrio. Todas as atividades utilizam somente o peso do corpo. A ideia é trabalhar flexibilidade, condicionamento e ainda obter resultados na redução da gordura corporal”, comenta.

A programação também incluirá festas já conhecidas na capital, como a Topless, que trará um DJ internacional. A ideia é realizar edições especiais dentro da PRAIA, reforçando o ideal de fortalecer o que é produzido na cidade. Além disso, o cantor Saulo fará uma apresentação que promete marcar o público, depois de um ano da sua última apresentação. Novidade interessante para Brasília é que na PRAIA as festas começam à tarde, para aproveitar o dia e oferecer aos presentes lindas paisagens ao pôr do sol.

O turismo da capital também será beneficiado pelo evento, que ocorrerá em julho, época do ano em que a ocupação hoteleira é baixa na cidade. O governo aprova a iniciativa e enxerga com bons olhos a perspectiva de receber novos visitantes. De acordo com o secretário de Turismo, Jaime Recena, esta é uma oportunidade de mostrar uma face diferente da capital federal.

“Essa é uma iniciativa inédita e que contribui para aproximar a população jovem do Lago Paranoá, que é um atrativo turístico da cidade. Tudo o que estiver ao alcance da Secretaria de Turismo, no sentido de colaborar para que o evento aconteça de forma acessível e positiva para a cidade será feito. Acredito também que o evento tem potencial de trazer mais turistas para Brasília. Nós, atualmente temos trabalhado a visão do turismo criativo na capital e a Praia é uma ótima ferramenta para se trabalhar isso e o turismo de lazer aqui. Muito se fala sobre o turismo de negócios na cidade, mas se esquece da importância do turismo de lazer, que deve ser incentivado”, ressalta o secretário.

Além de todas as atividades oferecidas, a PRAIA terá diversas ações visando reduzir impactos ambientais. Por meio da campanha Praia Limpa, o evento recolherá todo o lixo reciclável e o doará para uma cooperativa. O funcionamento é simples: a cada 10 recipientes utilizados (entre latas e garrafas) e entregues no ponto de coleta, o usuário ganha um brinde especial.

Quem precisar de energia elétrica para carregar seus gadgets terá como opção o Bike Energy, estrutura especial onde o público poderá pedalar para gerar energia elétrica. A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade de Brasília, que auxiliará no desenvolvimento das bicicletas. Outra novidade é que os usuários de bike podem ficar tranquilos, pois a arena terá um bicicletário gratuito e com segurança para garantir todo o conforto a quem priorizar as duas rodas.

E tem mais: visando conscientizar o público presente, a campanha Na Responsa pretende enfatizar a proibição da venda de álcool para menores de 18 anos, com verificação intensificada, além de lembrar os perigos da soma de direção e bebidas alcoólicas. Já a ação Água Reciclada garantirá que toda a água consumida nas duchas seja reutilizada nos banheiros da arena.

A entrada na PRAIA brasiliense será paga. No domingo, o valor de entrada será revertido em consumação nos equipamentos desportivos e atividades disponíveis dentro do complexo. As festas terão valores independentes. As vendas serão iniciadas somente em junho. Segundo Bruno Sartório, organizador do evento, a ideia é que a PRAIA seja acessível a todos os públicos, mas não é viável que seja gratuita devido ao grande investimento.

“É importante que o público saiba que se trata de um evento organizado pela iniciativa privada e de alto custo. Infelizmente, é impossível investir em uma estrutura grande como a que será oferecida ao público sem cobrar valor de entrada, tendo em vista os custos de manutenção, segurança, limpeza e demais taxas para a realização de um projeto dessa magnitude”, ressalta.

Entretanto, a ideia é inserir o evento no calendário da cidade de modo a torna-lo aberto e mais longo nos anos seguintes. Os responsáveis pela iniciativa ressaltam também que entre segunda e quinta-feira o complexo está aberto e disponível para ações sociais, visitas de escolas públicas e ONGs.

Durante todo o mês de atividades, a PRAIA brasiliense pretende receber cerca de 50 mil pessoas. Disposição de sobra para o pé na areia, bronzeado, esportes, comida boa, música da melhor qualidade e, claro, muita diversão. Mais informações no site www.tevejonapraia.com.br.

Serviço:

NA PRAIA
Quando: De 4 de julho a 8 de agosto de 2015
Onde: Orla do Lago, ao lado da Concha Acústica
Ingressos: em breve
Mais informações: www.tevejonapraia.com.br ou 61 – 3551-6069

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

04.07 – Sunglasses
No dia 4 de julho mais um sucesso nacional chega à capital federal! A Sunglasses, melhor day party do Brasil desembarca em Brasília, como parte da programação da PRAIA.  Referência em festas ao ar livre e durante o dia, a balada, que nasceu em Itu, interior do Estado de São Paulo, já passou por várias cidades, como Trancoso (BA), Jurerê (SP), São Miguel dos Milagres (AL), Angra (RJ) e Recife (PE).

O setlist, como já é tradicional do label, conta com o melhor da música eletrônica, comandado por DJs que prometem superar qualquer expectativa. Na edição brasiliense, quem anima a pista são os DJs Dudu Linhares, com muito Deep House, House e Classicse, e Lucas Borchardt, diretamente do Bagatelle de São Paulo.

O evento também contará com um dress code especial: óculos escuros. Descontração e muito estilo estão garantidos!

11.07 - Na Praia com Saulo
Quem também chega circulando na PRAIA é o cantor Saulo! No sábado, 11 de julho, um dos fenômenos da música baiana, Saulo Fernandes, é o grande responsável por agitar a galera. Um ano depois de sua última apresentação na cidade, o ex-vocalista da aclamada Banda Eva volta a Brasília para mais um show da turnê do CD e DVD “Saulo Ao Vivo”. O álbum foi gravado em 2014, na cidade de Salvador.

O clima de festa e a vibe positiva levada para os quatro cantos do país por Saulo é a combinação perfeita para um dia de PRAIA! Prestes a completar 11 anos à frente do Eva, o cantor decidiu seguir como solista após o carnaval de 2013. Em seguida se lançou no mercado, consolidando de vez seu nome como um dos principais da música brasileira.

Ao todo, são sete CDs e quatro DVDs gravados e uma agenda de shows que já rodou o país em festivais renomados, como Axé Brasil e Salvador Fest. Atualmente, o baiano trabalha na produção de seu próximo álbum.

O artista, que tem em Brasília uma grande legião de fãs, promete agitar todos os presentes com o melhor de seu repertório. Canções marcantes da Banda Eva como “Beleza Rara” e “Flores” se somarão a sucessos recentes como “Circulou” e “Agradecer”, além de hits da carreira solo de Saulo, como “Vu”, “Raiz de Todo Bem”. Apresentação imperdível que promete entrar para a história da cidade!

18.07 – Shark Attack convida Marcinho
O DJ Shark também estará na PRAIA! Um dos mais atuantes e requisitados DJs de Hip Hop do Brasil, apresenta, dia 18 de julho, seu novo projeto: Shark Attack. A balada já é sucesso em outras cidades do país e desembarca em Brasília com convidado especial. Pioneiro no Brasil no estilo “Open Format”, em que mistura Hip Hop, Trap, Twerk e Bass Music, o DJ também flerta com o Funk e nessa edição traz MC Marcinho para se juntar à festa.

Marcinho é um dos principais nomes do funk no Brasil, tendo se consolidado de vez após lançamento do DVD “Tudo é Festa”, gravado ao vivo no Circo Voador, em 2008. Atualmente, o MC trabalha com uma nova roupagem do estilo, que vai além do clássico “batidão”. Dentre os principais sucessos da sua carreira estão “Rap do Solitário”, “Escrito Pras Princesas”, “Garota Nota 100” e o mega hit “Glamurosa”.

Junta, a dupla é a receita para ninguém ficar parado. O Shark Attack convida Marcinho será mais uma oportunidade de dançar muito e aproveitar a estrutura e serviços que só uma PRAIA em Brasília poderia oferecer.

25.07 – Topless
Uma das festas mais aclamadas de 2014 terá uma edição especial NA PRAIA! No dia 25 de julho, os amantes de música eletrônica terão mais uma opção para se divertir e curtir música da melhor qualidade: a segunda edição da Topless. As atrações ainda são segredo, mas a promessa é de grandes nomes do cenário mundial com o melhor do EDM.

A balada, que em sua última edição ganhou ares de festival, trazendo grandes atrações internacionais, como Thomas Gold (Alemanhã) e Pete Tha Zouk (Portugal), além dos brasileiros Fábio Serra e Thiago Mansur, vai animar a PRAIA com o melhor do segmento. Mesclando sofisticação e descontração com maestria, a Topless promete agradar mais uma vez.

01.08 – Primeiro Beijo Na Praia
Carnaval e PRAIA têm tudo a ver, não é mesmo? Caminhando para sua terceira edição, o Bloco do Primeiro Beijo ganha, no dia 1º de agosto, uma edição pra lá de especial pensada especialmente para o projeto. Música boa para dançar, bebidas da melhor qualidade e um visual de arrebatar são algumas das atrações da festa. Dessa vez, quem anima o bloco é Leandro Sapucahy e MC Koringa.

Criado em 2014, o bloco relembra os melhores hits dos anos 90, com um repertório voltado para o samba, pagode, axé, funk e outros estilos que marcaram época e estimulam os nostálgicos a reviver estas emoções que já somam 25 anos de história. As duas primeiras edições contaram com atrações como Batom na Cueca, D-Funk in Samba e Jeito Moleque. Uma viagem musical pelo tempo e homenageia aqueles que foram sucesso do rádio brasileiro na época, como Só Pra contrariar, Raça Negra e Katinguelê.

Na PRAIA, Leandro Sapucahy é uma das atrações que sobe ao palco. O cantor tem ganhado destaque no cenário nacional nos últimos anos. Puxador do Bloco do Sapuca, no Rio de Janeiro e produtor musical de mão cheia, já acompanhou grandes nomes como Arlindo Cruz e Maria Rita. Atualmente também faz parte do elenco do programa Esquenta, onde pode exibir semanalmente seus dotes de compositor, cantor e instrumentista. Em Brasília, apresenta as faixas de seu último trabalho, “Malandro também ama”, lançado em 2010.

Já MC Koringa promete animar a todos com vários hits de sucesso. Conhecido do público de Brasília, ele traz seu repertório composto pelas dançantes “Tamborzão”, “Dança sensual” e a novíssima “Convocação”. Samba, funk, areia, carnaval... Só a PRAIA para trazer um pedacinho do Rio de Janeiro para Brasília!

08.08 – Festa de encerramento da PRAIA
Fechando a nossa PRAIA com chave de ouro, no dia 08 de agosto, acontece uma grande festa de encerramento onde a ordem é se divertir. A balada, ainda secreta, é um convite ao público que se despede da PRAIA, depois de mais de um mês de intensas atividades. O que se sabe até agora é que a proposta do evento se inspira na em uma das cidades mais glamorosas do mundo e em suas baladas mundialmente conhecidas. Clima de descontração, gente bonita e DJs que dominam as melhores pistas estarão presentes para encerrar a primeira temporada de PRAIA brasiliense em alto estilo.

==> Foto: Divulgação

2 comments:

De tudo um pouco... disse...

De que adianta comentar. Não aceita publicações!!!

Dalton Jendiroba disse...

Não entendi ... Sua publicação foi feita!!

Postar um comentário