Rosberg erra no fim, Hamilton brilha e fica com a pole position em Mônaco

Novamente uma travada de pneus decidiu a pole position do GP de Mônaco de Fórmula 1. Mas, diferentemente do ano passado quando o próprio erro favoreceu Nico Rosberg, dessa vez o alemão jogou fora sua última chance ao perder o ponto de freada na Ste. Devote, nos minutos finais do Q3. Quem agradeceu foi Lewis Hamilton. O bicampeão mundial e atual líder do campeonato já tinha se mostrado difícil de ser batido ao cravar a impressionante marca de 1m15s098. E com o erro do companheiro da Mercedes, o britânico teve o trabalho facilitado. Sebastian Vettel, mais uma vez, colocou a Ferrari em terceiro, com o tempo de 1m15s849.

Como previa Felipe Massa, as ruas do Principado não favorecem o carro da Williams. Enquanto Valtteri Bottas foi eliminado precocemente no Q1, o brasileiro ao menos avançou ao Q2, ficou com o 14º tempo, mas largará em 13º, porque Romain Grosjean precisará cumprir uma punição de cinco posições no grid por ter a caixa de câmbio de sua Lotus trocada. A Sauber é outra escuderia a experimentar dificuldades em Monte Carlo. Felipe Nasr caiu fora no Q1, também ganhou a posição do franco-suíço da Lotus, e partirá de 15º. Seu parceiro Marcus Ericsson ficou com a 18ª colocação.

Q1 - Bottas e Nasr são eliminados

A Mercedes sobrou no Q1. Mesmo com pneus macios, os mais lentos do fim de semana, Rosberg e Hamilton foram os mais rápidos da primeira parte do treino classificatório. A dupla da Ferrari também preferiu poupar os supermacios, mais velozes, porém Vettel passou apenas em 9º e Raikkonen, em 12º. O restante do grid não quis arriscar e usou jogos de supermacios para tentar se garantir no Q2. Quem se destacou foram STR e RBR, que completaram as seis primeiras posições. Massa chegou a figurar na zona de corte, mas se classificou em 13º. Quem não conseguiu o mesmo foi seu companheiro Bottas, que foi eliminado em 17º. Felipe Nasr também não teve a mesma sorte. Com a Sauber visivelmente ficando para trás, o brasileiro ficou em 16º e caiu fora junto com seu parceiro, Ericsson, o 18º. Já as McLarens apresentaram evolução. Button avançou em 9º, e Alonso em 14º.

Avançaram para o Q2: ROS, HAM, VER, KVY, SAI, RIC, PER, BUT, VET, HUL, MAL, RAI, MAS, GRO, ALO
Eliminados no Q1: NAS, BOT, ERIC, STE, MER

Q2 - Massa cai fora; Alonso tem pane

Em um Q2 onde todos os pilotos anotaram tempos com os pneus supermacios, Rosberg voltou a ser o mais veloz, seguido por Hamilton. Só que dessa vez, ambos viram a aproximação das Ferraris de Vettel e Raikkonen. Avançaram também o quarteto STR/RBR, além de Maldonado (Lotus) e Pérez (Force India).

Já Felipe Massa não conseguiu levar a Williams para o Q3, ficando com o 14º tempo, à frente apenas de Alonso, que sofreu uma pane em sua McLaren e ficou a pé quando abria sua volta rápida. Os outros eliminados foram Grosjean (Lotus), Button (McLaren)  e Hulkenberg (Force India).

Avançaram para o Q3: ROS, HAM, VET, RAI, KVY, VER, RIC, SAI, MAL, PER
Eliminados no Q2: GRO, BUT, HUL, MAS, ALO

Q3 - Hamilton brilha, e Nico erra feio

Com a ameaça de chuva, Hamilton e Rosberg foram os primeiros a sair para a pista para o Q3. O britânico abriu os trabalhos com 1m20s611, seguido por Nico, com 1m21s058, tempos ainda altos para a pole. Com isso, Vettel, Pérez e Maldonado chegaram a figurar na ponta. Na segunda tentativa, Hamilton marcou 1m15s304 e assumiu a liderança. Rosberg anotou 1m15s440 e ficou a 0s136 do companheiro.

Como de costume, os pilotos foram para os boxes para colocar novos jogos de pneus para brigar por melhores posições. Em sua última tentativa de volta rápida, Hamilton foi ainda melhor. Cravou 1m15s098 e dificultou a vida de Rosberg. Pressionado, o alemão travou pneus na Ste. Devote novamente e jogou fora sua última chance. Vettel ficou com a terceira posição, seguido por Ricciardo, Kvyat, Raikkonen, Pérez, Sainz, Maldonado e Verstappen.

GRID DE LARGADA


Grid de largada do GP de Mônaco - Fórmula 1 (Foto: Divulgação)


Globoesporte

==> Foto: Reprodução Globoesporte

0 comments:

Postar um comentário