As faixas exclusivas de trânsito em Brasília tornaram o transporte
público mais atrativo, já que permitem aos passageiros chegarem mais
rapidamente aos destinos, especialmente em horários de pico. Porém, essa
exclusividade ainda desperta dúvidas entre usuários do sistema e
motoristas. Entender como ela funciona é importante para garantir maior
rapidez e evitar punições pelo uso incorreto.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER),
Henrique Luduvice, lembra que as faixas exclusivas têm dois objetivos:
garantir a segurança viária e incentivar o uso do transporte coletivo.
Segundo ele, ao invadi-las, os condutores colocam vidas em risco. "Não
temos a intenção de punir, mas assegurar a todos os usuários do trânsito
o direito de utilizar civilizadamente seus devidos espaços para
mobilidade urbana", explica. "A ideia geral é fomentar o conceito de paz
no trânsito, a bandeira levantada na campanha Maio Amarelo [iniciativa
nacional pela redução de acidentes nas vias]."
Fiscalização
A responsabilidade de fiscalização divide-se entre o DER, o Departamento de Trânsito (Detran) e a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle, da Secretaria de Mobilidade.
A responsabilidade de fiscalização divide-se entre o DER, o Departamento de Trânsito (Detran) e a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle, da Secretaria de Mobilidade.
As faixas exclusivas de rodovias distritais, a cargo do DER, somam 37
quilômetros distribuídos entre as Estradas Parques Taguatinga (EPTG) e
Núcleo Bandeirante (EPNB). A autarquia também supervisiona os corredores
do Expresso Sul, encontrados na Estrada Parque Indústria e
Abastecimento (Epia) e no Eixão.
Sob circunscrição do Detran estão os 20 quilômetros de faixas
exclusivas nas vias W3 Sul e Norte e na que corta o Setor Policial Sul.
Nessas, é permitido somente o tráfego de táxis e de ônibus de
transportes coletivo e escolar. A determinação vale para qualquer dia e
horário. A fiscalização do departamento é feita com equipamentos
eletrônicos e patrulhamento diário. De janeiro a março deste ano, o
órgão registrou 150 notificações.
No caso da Secretaria de Mobilidade, a Subsecretaria de Fiscalização,
Auditoria e Controle tem autonomia para atuar em todos os trechos, pois
o foco é garantir que ônibus e micro-ônibus transitem corretamente
dentro das faixas exclusivas apenas. A partir deste ano, cabe à
subsecretaria notificá-los — competência antes atribuída ao Transporte
Urbano do Distrito Federal (DFTrans).
Multas
De acordo com levantamento do DER, de janeiro de 2014 a março deste ano, expediram-se 74.370 multas a motoristas que transitavam de maneira irregular nos corredores da EPTG e da EPNB. Além dos agentes, o departamento conta com um sistema de monitoramento composto por lombadas eletrônicas, pardais, equipamentos de avanço de sinal, radares móveis e câmeras de circuito fechado de TV.
De acordo com levantamento do DER, de janeiro de 2014 a março deste ano, expediram-se 74.370 multas a motoristas que transitavam de maneira irregular nos corredores da EPTG e da EPNB. Além dos agentes, o departamento conta com um sistema de monitoramento composto por lombadas eletrônicas, pardais, equipamentos de avanço de sinal, radares móveis e câmeras de circuito fechado de TV.
Para fiscalizar o trajeto do Expresso Sul, dez equipamentos de OCRs
(reconhecedores ópticos de caracteres, traduzido livremente do inglês)
leem as placas e autuam automaticamente os veículos não autorizados a
transitar nos corredores. Dados do DER apontam que, de setembro de 2014 a
março deste ano, foram aplicadas 4.173 multas por invasão à área
destinada unicamente ao Expresso Sul.
Punições e denúncias
O DER tem a prerrogativa de multar todos os tipos de veículos que estiverem trafegando irregularmente no local de passagem destinado aos autorizados. Na EPNB, a sanção é de R$ 56,27 e três pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Na EPTG, o valor da autuação é de R$ 126,69, com cinco pontos na carteira.
O DER tem a prerrogativa de multar todos os tipos de veículos que estiverem trafegando irregularmente no local de passagem destinado aos autorizados. Na EPNB, a sanção é de R$ 56,27 e três pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Na EPTG, o valor da autuação é de R$ 126,69, com cinco pontos na carteira.
Para relatar fatos ocorridos na jurisdição do DER, deve-se ligar na ouvidoria do órgão (telefone 3342-2104) ou acessar o campo Registre sua manifestação, no site www.ouvidoria.df.gov.br.
O Detran também autua todos os tipos de veículos no Setor Policial
Sul, na W3 Sul e na W3 Norte. Os infratores pagam R$ 53,20 e levam três
pontos na carteira. Caso a população constate irregularidades nessas
vias, o contato para informar é o telefone 154.
A Secretaria de Mobilidade multa somente ônibus e micro-ônibus. A
punição é de R$ 270 na primeira infração e de R$ 540 nas reincidências,
mas não há perda de pontos na CNH. Infrações cometidas podem ser
comunicadas por meio do telefone 162. É importante anotar o número do
ônibus e o dia e o horário das contravenções.
Ádamo Araujo, da Agência Brasília
==> Foto: Divulgação
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