Detran controla trânsito no Taguaparque durante festa de Pentecostes

De sexta-feira (22) a domingo (24), a festa de Pentecostes, organizada pela Paróquia São Pedro, ocorre no Taguaparque, em Taguatinga. Para facilitar o tráfego de veículos e pessoas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) controlará algumas vias da região durante o fim de semana. Nos dois primeiros dias, a programação começa às 19 horas e termina às 22 horas; no último, vai das 16 às 19 horas. O evento teve início na paróquia em 17 de maio.

A pista principal do parque, que passa em frente à administração do local e desce para a Colônia Agrícola Samambaia, estará fechada para a circulação de carros a partir das 10 horas de sexta e sábado. No domingo, a interdição começa uma hora mais cedo. As outras seis vias de acesso ao Taguaparque funcionarão normalmente.

Em relação ao ano passado, o estacionamento para ônibus particulares ficou maior — a capacidade passou de 150 para aproximadamente 250 coletivos. O local terá acessos diferentes para entrada e saída dos veículos. Haverá ainda dois estacionamentos para o público: o primeiro com entrada pela via que desce para a Colônia Agrícola Samambaia, e o segundo pelo Pistão Norte, próximo à QND 26. De acordo com o Detran, os dois espaços somam cerca de 20 mil vagas.

O órgão de trânsito recomenda que os fiéis utilizem transporte público e ressalta que nenhum condutor poderá estacionar nos acostamentos ou no canteiro central, sob pena de terem os veículos guinchados.

Encerramento 
Ao fim do evento, a pista principal do Taguaparque será aberta nos dois sentidos. Nas outras seis vias, será permitido tráfego apenas para saída do local, com exceção das pistas que vão para as Ruas 8 e 10 de Vicente Pires.

Os semáforos da região, de Taguatinga Centro e da Comercial Norte até o Taguacenter, na Avenida Hélio Prates, vão permanecer abertos por mais tempo a fim de favorecer a dispersão do fluxo. Além disso, técnicos da área de engenharia do Detran estarão presentes para o caso de necessidade de intervenções manuais nos equipamentos.

Mobilidade 
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) seguirá o horário normal de funcionamento — de segunda-feira a sábado, das 6 horas às 23h30, e aos domingos e feriados, das 7 às 19 horas.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), por sua vez, autorizou as cinco empresas de ônibus que operam em Brasília — Pioneira, Piracicabana, Urbi, Marechal e São José — a reforçarem suas linhas, de acordo com a demanda, para atender quem for participar da comemoração. No caso das três primeiras, os veículos terão como destino a Rodoviária do Plano Piloto, onde deverá ser feita a integração para Taguatinga. As duas últimas, que circulam na região, também poderão colocar veículos extras para rodar.

Operação 
O Detran disporá de 60 auditores, 25 viaturas, dois guinchos, duas empilhadeiras, uma aeronave e uma equipe da Unidade de Operação e Logística de Policiamento e Fiscalização de Trânsito. A Polícia Militar do DF levará 750 policiais e 65 viaturas para o evento. Haverá também agentes à paisana.

Leia também:

Agência Brasília

==> Foto: Divulgação/ PSP

0 comments:

Postar um comentário