CCBB BRASÍLIA - PROGRAMAÇÃO DE JUNHO 2015

Exposição


Bracher – Pintura e Permanência 
A mostra é uma celebração aos 70 anos do artista mineiro e faz uma retrospectiva do trabalho realizado ao longo de sua carreira. A exposição revelará a evolução de cada fase do artista: a obscura, expressionista e questionadora dos anos 60; a cubista dos anos 70; o romantismo dos anos 80; o modernismo caótico dos anos 90; e a maturidade artística e coroamento de seu estilo tempestuoso dos anos 2000. Bracher é o artista brasileiro que mais expôs internacionalmente, realizando mostras individuais há mais de 40 anos em importantes museus de cidade como Paris, Roma, Milão, entre outras. Sua importância para pintura nacional o tornou referência em escolas e livros de artes do Brasil e no exterior.
Serviço
Galeria I, Pavilhão II e Vão Central
10 de junho a 27 de julho de 2015 /Quarta a Segunda
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

 
Movimentos 
Nos últimos anos, diversos movimentos de jovens têm reinventado as cidades como palco político, através de manifestações sociais articuladas pelos novos espaços de sociabilidade criados pela internet. A mostra é um panorama visual das manifestações políticas do Brasil, Turquia, EUA e Grécia através de uma série de vibrantes retratos políticos registrados pelos próprios manifestantes e reunido durante anos por André de Castro. As imagens foram elaboradas pelo processo de silkcreen. 
Galeria III
03 a 29 de junho /  Quarta a Segunda
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de Imprensa: Ricardo Torres – ricftorres@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630


Leon Ferrari – Resistências e Transgressões
A Embaixada da Argentina traz ao CCBB a coleção do acervo do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo com 52 obras de León Ferrari. León Ferrari talvez tenha sido um dos artistas que, nas últimas décadas, na Argentina (seu país de origem) e no Brasil (onde viveu por anos), melhor herdou o espírito combativo e resistente das vanguardas do último século. Seus trabalhos investem contra as diversas formas de repressão à liberdade, além de posicionar-se, de maneira crítica e irônica, frente a alienação da sociedade contemporânea. 
Serviço
Galeria II
13 de maio a 13 de julho / Quarta a Segunda
Entrada franca
Classificação indicativa: 18 anos
Assessoria de Imprensa: Objeto Sim – objetosim@terra.com.br / objetosimprojetosculturais@gmail.com  / objetosim@gmail.com - (61) 3443-8891
  

Chão de Flores
A mostra revela a arquitetura das moradias no entorno da capital federal, visando evidenciar, dessa forma, as cores e a criatividade dos moradores que usam como referêcias a sua terra natal e modismos dos materiais de construção ou reaproveitamento dos mesmos. A seleção conta com 56 fotos que retratam a convivência da estética popular com o concreto e os traços modernos que constroem a cidade. Paralelo à exposição, serão realizados workshops onde, Zuleika de Souza ensinará a fotografar arquitetura e ambientes com uso de aparelhos celulares. No dia 30 de maio haverá a projeção online de fotos e encontro de food trucks.  
Serviço
Galeria IV e Praça
9 de maio a 29 de junho / Quarta a Segunda
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de Imprensa: Luiz Alberto Osório – luiz.alberto@agenciakb.com.br - (61)33440143


Workshop de fotografia com celular
Galeira IV
20/06 – 15h às 17h
Inscrições gratuitas: oficina.chaodeflores@gmail.com
Classificação: 16 anos – capacidade máxima: 30 pessoas


Teatro


A Hora Amarela 
Escondida nas ruínas de seu apartamento, Ellen faz de tudo para sobreviver e não perder a esperança de rever o marido desaparecido. Durante da peça, é surpreendida com a chegada de Maude, jovem viciada em drogas à procura de abrigo, e o professor Hakim, que traz notícias sobre a guerra. Ao imaginar o cenário de destruição, guerra e ruína da trama, o gramaturgo Adam Rapp,  sugere que a humanidade caminha para um futuro sombrio. No entanto, a resiliência de sua protagonista diz o contrário.  O texto questiona de maneira extrema os valores da sociedade contemporânea.
Elenco: Debrah Evelyn, Isabel Wilker, Michel Bercovitch, Darlan Cunha, Daniel Infantini e Daniele do Rosário.
Direção: Monique Gardenberg
Serviço
Teatro I
21 de maio a 21 de junho / Quinta a Domingo
Horários: Quinta à Sabádo às 21h e Domingo às 20h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Assessoria de Imprensa: Âncora Comunicação - Carla Spegiorin - (61) 8404-6069 e 8114-0537 - carlaspegiorin@gmail.com


Cinema

 
Francis Ford Coppola - O cronista da América
A mostra traz retrospectiva de 26 filmes, produzidos pelo diretor e roteirista norte-americano Francis Ford Coppola, que nos anos 70, influenciado pela Nouvelle Vague francesa e pela explosão do Novo Cinema ao redor do mundo, fez parte da emergência da “Nova Hollywood”. O projeto traz para o público não apenas obras consagradas, como a trilogia “O Poderoso Chefão”, “A Conversação”, “O Selvagem da Motocicleta” e “Drácula, de Bram Stoker”, como também os títulos do início da carreira, até hoje pouco conhecidas, e seus filmes mais recentes, “Teatro” e “Virgínia”, em produções independentes. 
Serviço
Cinema do CCBB
24 de junho a 20 de julho / Quarta a Segunda
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada: 4,00 (inteira) 2,00 (meia)
Assessoria de Imprensa: Objeto sim - 3443-8891 / 8142.0112 (G) / 8142.0111 (C)


Dogma 95
A mostra faz um panorama do movimento que propôs uma nova linguagem para o cinema, com ênfase no realismo e produções com menor pretensão comercial. Lançado em 1995 em Copenhague, na Dinamarca, por Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, o manifesto foi pensado como um ato de resgate do cinema. Para integrar-se ao Dogma 95 era preciso seguir um conjunto de regras intitulado como “Voto de castidade” em que os filmes seguiam um padrão em relação ao uso de técnicas, tecnologias e temáticas. A seleção conta com 13 longas de diversos países e cineastas. Também ganha destaque o trabalho de seus realizadores mais influentes, como Von Trier, Vinterberg e Susanne Bier.
Serviço
Cinema do CCBB
03 a 15 de junho / Quarta a Segunda
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada: 4,00 (inteira) 2,00 (meia)
Assessoria de Imprensa: Renato Acha - achabrasilia@gmail.com - (61) 9326-6390 / 3964-9900


Concerto Audiovisual
A Visual Music é uma forma de expressão da vanguarda artística que utiliza ampla gama de abordagens criativas para integrar música e imagem, busca incorporar na narrativa com imagens os aspectos não referenciais e não descritivos da música instrumental.
Para isso, se vale dos recursos tecnológicos atuais para processamento de imagens associados a técnicas de música eletroacústica de modo a criar realidades virtuais abstratas e paisagens acústicas complexas e inusitadas. 
Serviço
Cinema do CCBB
10 a 12 de junho / Quarta a Sexta
Horário: às 20h
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada franca
Classificação: Livre
Assessoria de imprensa: Ricardo Torres – ricftorres@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630


Mostra de Filmes Australianos 2015
Em parceria com a Embaixada da Austrália, a mostra exibirá sete filmes dos gêneros drama, suspense, policial e comédia. Um dos destaques é o documentário Eu Sou Uma Garota (I Am a Girl, 2013), que retrata as dificuldades de meninas de diferentes partes do mundo, tentando conquistar seu espaço na sociedade. Conflitos étnicos também serão abordados no clássico Skinheads: A Força Branca (Romper Stomper, 1992), que retrata a história de uma gangue à caça de asiáticos e no filme Estrada do Mistério (Mystery Road, 2013), onde um policial aborígene precisa solucionar um crime, enquanto luta para ser aceito em sua comunidade. 
Serviço
Cinema do CCBB
17 a 22 de junho / Quarta a Segunda
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início do evento
Assessoria de imprensa: Ricardo Torres – ricftorres@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630


É Tudo Verdade – 20 º Festival Internacional de Documentários
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a 20ª edição do É Tudo Verdade. Festival dedicado a recente produção documental nacional e internacional. Em Brasília, a programação traz  filmes raramente exibidos no circuito comercial e apresenta uma seleção de destaques do “É Tudo Verdade” e das retrospectivas e homenagens, além de encontro com o  diretor do festival, Amir Labaki.
Serviço
Cinema do CCBB
27 de maio a 1 de junho / Quarta a Segunda
Confira a programação e classificação indicativa no site bb.com.br/cultura
Entrada franca
Assessoria de Imprensa: Objeto sim - 3443-8891 / 8142.0112 (G) / 8142.0111 (C)

  
Ideias


Arte e Ciência
O ciclo de palestras discute o avanço da Terceira Cultura e trata a interrelação entre as culturas científicas e humanísticas e as artes, reunindo, a cada encontro, um cientista/pesquisador de projeção internacional e um artista de renome nacional. No primeiro encontro, o neurocientista Ésper Cavalheiro e o músico, professor e ensaísta José Miguekl Wisnik discutem sobre o tema “A mente e o poder integrador da música” onde abordam sobre as atuais descobertas do cérebro e sua relação com a música .
Serviço
Teatro I
01 de Junho – Segunda
Horário:  às 20h
Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início do evento
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de imprensa: Território Cultural - Rodrigo Machado - 3349.4113/8175.3794 - drigo.machado@gmail.com

  
Lendas Índigenas e Afro Brasileiras Para Canto e Piano
Espetáculo que apresenta música erudita, animação, folclore, história e pesquisa antropológica, com apresentação do pianista Vagner Rosafa e o barítono André Campelo. Lendas como as do Boto, a Cobra Grande, o Uirapuru, o Nhapopé, o candomblé e os orixás são os destaques na produção. Durante a peça serão reproduzidas composições de Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Almeida Prado, Hekel Tavares e do próprio Rosafa. O repertório une as manifestações culturais do negro e do índio com a linguagem erudita, e é associado a recursos tecnológicos audiovisuais.
Serviço
Teatro I
22 de Junho – Terça
Horário:  20h
Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início do evento
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de imprensa: Ricardo Torres – ricftorres@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630

 
Ossobuco
O Ossobuco é um ciclo de palestras que trata de diversos temas, desde comportamentos sociais, inovações e metodologias ágeis até meditação e criatividade. A cada mês, um tema será discutido com apresentações de quatro palestrantes. O objetivo central é estimular o público a trocar ideias e experiências. As palestras são abertas ao público e para se inscrever, como palestrante, basta enviar e-mail para vinicius1982@gmail.com
Serviço:
Teatro I
29 de Junho – Segunda
Horário:  às 20h
Entrada Franca / A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início de cada sessão
Classificação indicativa: 16 anos
Assessoria de imprensa: Vinicius da Silva – vinicius1982@gmail.com – (61) 8132-6307

  
Música


Nordeste na Vitrola
O projeto idealizado pelo violeiro, produtor e DJ Cacai Nunes, valoriza o repertório tradicional da música nordestina registrada entre os anos de 1940 e 1990 com um vasto repertório de forró pé-de-serra vindo diretamente da sua coleção de vinis. Na programação, estão confirmados bate-papos com artistas relevantes do gênero, como  Anastácia, Marcos Farias, Claudio Rabeca e Edson Duarte. Haverá também oficinas de criação e manipulação de bonecos para o público infantil.
Serviço
Praça
17 e 24 de junho ; 22 e 29 de julho –  Quarta
Horário:  às 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Assessoria de imprensa: Território Cultural - Rodrigo Machado - 3349.4113/8175.3794 -drigo.machado@gmail.com


Moleque Gonzaguinha – 70 anos 
Em celebração dos 70 anos de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, filho do cantor e compositor, convidou a banda Chicas para homenageá-lo. Através do olhar íntimo e familiar de Daniel, que assina a direção musical do espetáculo, a banda apresenta um repertório repleto de releituras dos sucessos de Gonzaguinha e de seu avô, Luiz Gonzaga, com arranjos cuidadosamente elaborados. Elza Soares também está na lista como convidada especial para interpretar Gonzaguinha. Como o mês é festa junina, para aproveitar a ocasião, nos jardins do CCBB haverá diversas barraquinhas com comidas típicas, trio de forró e apresentações de quadrilhas.
Serviço
Jardins
28 de junho – Domingo
Horário:  às 16h
Entrada: 10,00 (inteira) e 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas a partir de: 20/06
Assessoria de imprensa: Tato Comunicação - Jaqueline – jaque.tato@gmail.com - / (61) 3263-8816 / (61) 99889618

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário