Brasília sediará campeonato de Crossfit

Brasília vai sediar nos dias 04 a 07 de junho uma das etapas presenciais do Monstar Games, campeonato de Crossfit que ocorre também em Goiânia. A competição terá quatro fases, sendo duas online, estas usadas para qualificação; e duas físicas. O campeão será aquele que obtiver o melhor resultado ao final dessas quatro etapas, ganhando o título de homem ou mulher mais condicionado da América Latina.

Segundo o professor Leonardo de Souza Leitão Rodrigues, o esporte traz muitos benefícios funcionais pois é um esporte completo. De acordo com ele, a modalidade consegue abranger todas as competências físicas do ser humano por trabalhar força, resistência, velocidade, potência trazendo benefícios funcionais e, além disso, o bem-estar.

O professor conta ainda que o crescimento da busca desse esporte se deu por fugir da rotina e por ser uma atividade dinâmica. “O grande segredo do crossfit é exatamente conseguir envolver exercícios que, normalmente, não são praticados em academia porque são movimentos de difícil execução e movimentos com levantamentos de peso olímpico. É uma novidade para muita gente, cada dia que você treina, é um treino diferente, é uma proposta nova, então isso faz com que os alunos também se identifiquem muito com a modalidade”, explicou. 

Para o praticante Danilo de Campos, o melhor benefício do Crossfit está ligado ao aumento da capacidade aeróbica do indivíduo. “É o melhor esporte para você melhorar o seu condicionamento físico e o nível de VO² [volume de oxigênio] no seu sangue no menor tempo possível de treino comparado com outros esportes.” Ainda segundo ele, o aumento da massa muscular também é diferenciado. “O maior crescimento da massa muscular também é um benefício, porque o Crossfit envolve o levantamento de peso olímpico e, uma vez que o atleta começa a ter mais habilidade, ele começa a aumentar as cargas de maneira segura e o crescimento da massa muscular é muito grande, esse foi um dos benefícios que eu tive logo no primeiro ano de treino”, afirmou.

Mas os riscos também estão presentes. Para o educador Rodrigues, as práticas erradas podem causar lesões. “Assim como qualquer outro esporte, se você praticar sem orientação, o Crossfit com a execução de movimentos feitos de forma errada e sobrecarga, podem causar problemas osteomioarticulares. Você pode ter tanto problemas nas articulações, quanto nos ossos. Esse é um dos prejuízos de ser mal orientado”.

O Crossfit é um esporte que abrange todas as competências físicas do ser humano. Surgido em Santa Cruz, na Califórnia (Estados Unidos), em 1995, foi desenvolido pelos ex-ginastas Greg e Lauren Glassman. Com o crescimento do esporte, foi criada a primeira filial em 2003. No ano de 2009, ocorreu a explosão da prática que, hoje, conta com mais de mil academias especializadas no mundo, além de contar com vários campeonatos espalhados por diversos países. E depois disso, a prática vem crescendo a cada dia e conquistando a atenção do público. 

Gabriel Lima | Agência de Notícias UniCEUB 

==> Foto: creative commons

0 comments:

Postar um comentário