Velhas histórias e novíssimas canções na interpretação de Dona Onete

Boleros e Banguês, o novo projeto da cantora e compositora Dona Onete, leva o público a um passeio pela cultura do Pará antigo em forma de show musical. As canções têm como ponto de partida os Boleros que ouvia quando jovem e caminha pelas influências da artista, cultivadas nas festas ancestrais de seu Estado natal, os Banguês. Nesta turnê, com patrocínio da CAIXA, Dona Onete presenteia a plateia com canções inéditas e memórias culturais, contadas em histórias sobre o encontro dos negros escravos com os caboclos.

Em cena, Dona Onete e sua banda, arregimentada e capitaneada pelo músico e pesquisador Pio Lobato, transformam o teatro em um Banguê - rodas e festas fruto da reunião entre os ritmos de tradição negra, nas pessoas que foram forçadas a trabalhar nas lavouras de cana do Pará, e as cores e os sons da cultura cabocla, na música tocada a pau e corda (violas e percussões artesanais).

Artista comercialmente tardia, ao lançar seu primeiro disco aos 73 anos, Dona Onete estreia um repertório de inéditas ao lado de seu público, em apresentações para experimentar canções, bem como um novo formato de espetáculo. Boleros e Banguês, que também dá nome ao seu segundo CD, a ser lançado no segundo semestre deste ano, nasce como renovação e tradição ao mesmo tempo. Sua história de vida somada à grande qualidade artística de seus poemas, suas composições, mais de 300, e seu imaginário artístico estarão nos shows a serem apresentados.

Boleros e Banguês, com Dona Onete e Banda
CAIXA Cultural Brasília, Teatro da CAIXA
SBS Quadra 4 - Edifício anexo à Matriz da Caixa
Dias 25 e 26 de abril de 2015. Sábado, às 20h, e Domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia).
Classificação: 12 anos
Informações: 32069448
Lotação: 406 lugares

==> Foto: Julia Rodrigues

0 comments:

Postar um comentário