Florianópolis, 16 de abril de 2015 -
Depois de liderar a classificação geral desde a primeira regata, o
veleiro argentino Patagonia conquistou o título no Mitsubishi Motors
Soto 40 World Championship. Com boa vantagem sobre os outros barcos,
coube à equipe apenas administrar o resultado, terminando o campeonato
com 44 pontos perdidos.
"Abrimos uma boa vantagem nas duas primeiras regatas da competição.
Seguimos nos mantendo bem colocados todos os dias, com uma estratégia
mais conservadora, já que essa é uma competição sem descartes. Assim,
conquistamos um título bastante importante contra tripulações muito
qualificadas", comemora timoneiro do Patagonia, Juan Grimaldi.
Nesta quinta-feira, o tempo fechou, e o dia teve muita chuva e ventos
com intensidade entre 10 e 13 nós. A equipe alemã EarlyBird, do tático e
medalhista olímpico Jochen Schümann, aproveitou bem as condições e
venceu a primeira regata do dia, subindo posições e terminando a
competição em 5º na geral.
Já o brasileiro Pajero, destaque na última terça-feira com duas
vitórias, fez ótimas regatas, chegando em terceiro na primeira e
vencendo a segunda, confirmou a boa campanha e fez de tudo para
aproximar do líder. Chegou ao fim do campeonato mundial em segundo, com
apenas um ponto de diferença do campeão.
"Temos uma tripulação muito qualificada e um barco ótimo. Viemos para
brigar pelas primeiras colocações e sabíamos que qualquer detalhe
poderia decidir o campeonato. Fomos o veleiro que mais venceu no
campeonato, mas os nossos adversários conquistaram o título com méritos e
estão de parabéns", explica o vice-campeão Sérgio Rocha, do Pajero.
Os chilenos Itaú e Santander, que fizeram ótimas regatas na
quarta-feira, chegaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
"Foi a primeira vez que competimos em Jurerê, e nossa expectativa era
terminar entre os quatro mais bem colocados. Conquistamos um bom
resultado", ressalta Dag von Appen, do veleiro Itaú.
O chileno também conquistou a primeira colocação na categoria Owner Driver,
destinado aos proprietários que também são comandantes de seus
veleiros. O alemão Hendrik Brandis, do EarlyBird, ficou em segundo e o
brasileiro Roberto Martins, do Carioca, em terceiro na categoria.
Na sequência da classificação geral, o alemão Earlybird, o chileno
Mitsubishi Motors, os brasileiros Carioca e Crioula, o chileno Estampa
DelViento, e os brasileiros Ocean Pact e Magia V / Energisa. Confira,
abaixo, os resultados completos e os pontos perdidos.
Destaque feminino - e em campanha olímpica
Única velejadora do Iate Clube de Santa Catarina a participar do mundial
de Soto 40, Larissa Juk faz campanha olímpica de Laser Radial para as
Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A catarinense competiu como
secretária do veleiro chileno Estampa DelViento, comandado por Hugo
Rocha.
"É importante ser completo como velejador e saber andar em qualquer tipo
de barco. Foi bacana ganhar experiência com monotipo também, fora que
velejar ao lado desse pessoal que está entre os melhores do mundo só
agrega coisas boas", celebra a atleta.
Resultados após 10 regatas:
1º Patagonia (ARG) - (1+1+3+5+6+2+3+8+4+11) - 44pp
2º Pajero (BRA) - (3+6+7+10+1+1+2+11+3+1) - 45pp
3º Itau (CHI) - (4+5+10+2+5+5+7+4+2+8) - 52pp
4º Santander (CHI) - (7+3+6+7+3+12DNF+5+1+5+4) - 53pp
5º Early Bird (ALE) - (6+9+4+4+4+4+4+10+1+7) - 53pp
6º Mitsubishi Motors (CHI) - (9+8+11+8+2+5.9RDGb+1+2+6+3) - 55.9pp
7º Carioca (BRA) - (8+4+2+1+7+6+6+7+10+10) - 61pp
8º Crioula (BRA) - (2+2+5+9+11+3+10+6+8+6) - 62pp
9º Estampa Delviento (CHI) - (11+7+1+6+8+7+9+3+9+2) - 63pp
10º Ocean Pact Racing (BRA) - (10+11+8+11+9+8+8+5+7+5) - 82pp
11º Magia V Energisa (BRA) - (5+10+9+3+10+9+11+9+11+9) - 86pp
Resultados categoria Owner Driver:
1º Itau (CHI) - (4+5+10+2+5+5+7+4+2+8) - 52pp
2º Early Bird (ALE) - (6+9+4+4+4+4+4+10+1+7) - 53pp
3º Carioca (BRA) - (8+4+2+1+7+6+6+7+10+10) - 61pp
==> Foto: Marcos Mendez / Mitsubishi
0 comments:
Postar um comentário