Liga Sorocabana vence o Brasília e se mantém viva na luta contra o rebaixamento

A Liga Sorocabana está mais viva do que nunca na briga pela sobrevivência no NBB. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues viu o UniCEUB/BRB/Brasília abrir 17 pontos de frente no primeiro quarto, mas colocou em quadra todo seu espírito de luta, se recuperou nas parciais seguintes e deixou o lotado e incendiado Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), com a importantíssima vitória pelo placar de 91 a 76.

O time sorocabano entrou em quadra precisando vencer para seguir com chances de escapar da última posição (16º) e ainda torcer para seu concorrente direto Rio Claro Basquete, 15º colocado, perder para o Flamengo. Deu tudo certo para o esquadrão da cidade de Sorocaba, que agora igualou a campanha dos rivais rio-clarenses (7 vitórias em 29 partidas) e deixou a decisão do rebaixamento à Liga Ouro 2016 para a última rodada.

Para sair de quadra com a crucial vitória, que ainda por cima foi a primeira da Liga Sorocabana sobre o Brasília em toda a história do NBB - antes o placar geral era de 7 a 0 para os candangos -, o time sorocabano contou com atuação decisiva do armador argentino Matías Nocedal, que sofreu duas lesões seguidas e ficou 45 dias parado, teve um retorno de gala ao sair do banco e registrar 18 pontos, com direito a cinco bolas de 3 pontos.

Macaé é derrotado, mas garante inédita classificação aos playoffs

O Macaé Basquete é o último classificado aos playoffs do NBB 7. Na noite desta quarta-feira, a equipe do Estado do Rio De Janeiro foi derrotada pelo vice-líder Winner/Limeira, pelo apertado placar de 81 a 79, mas contou com derrotas de seus rivais na briga pela 12ª posição para assegurar a inédita classificação à fase de mata-mata.

Antes do início da rodada desta quarta-feira, além do Macaé, Unitri/Pilhas Energizer e Basquete Cearense também tinham chances matemáticas de classificação, mas precisavam vencer seus compromissos. Porém os mineiros acabaram derrotados pelo Pinheiros/SKY, por 83 a 80, enquanto que os nordestinos perderam para o Paulistano/Unimed, por 86 a 78.

Sendo assim, os macaenses puderam comemorar a vaga nos playoffs, mesmo com o revés frente aos limeirenses. Com 38 pontos na tabela de classificação, os comandados do técnico Léo Costa garantiram matematicamente a 12ª posição e disputarão pela primeira vez o mata-mata do maior campeonato de basquete do país.

A inédita classificação do Macaé quase veio com vitória. Depois de passar praticamente todo o jogo em desvantagem, o time do Rio de Janeiro virou o jogo nos instantes finais, mas o time paulista se recuperou e, com destaque total para a atuação decisiva do garoto Deryrk, garantiu seu 25º triunfo na competição.

Flamengo garante o 3º lugar

Em outra partida da noite desta quarta-feira, o Flamengo contou com grande atuação do pivô norte-americano Meyinsse, autor de 21 pontos e sete rebotes, venceu o Rio Claro Basquete, com tranquilidade, pelo placar de 99 a 74, e assegurou o terceiro lugar com uma rodada de antecedência.

Agora, os atuais bicampeões somam 50 pontos e não podem ser mais ultrapassados pelo Mogi das Cruzes/Helbor, que avançará aos playoffs com a quarta posição. As duas equipes, junto com o líder Bauru e o vice-líder Limeira, estão garantidas direto na fase de quartas de final.

Quem também venceu nesta terça-feira foi o Franca Basquete. Com cinco jogadores anotando dígitos duplos na pontuação, o time do interior paulista bateu o São José/Unimed, por 80 a 65, e deu um importante passo para confirmar a oitava posição que lhe dará o mando de quadra nas oitavas de final do NBB 7.

Enquanto isso, no Estado de Minas Gerais, o Palmeiras/Meltex derrotou o Minas Tênis Clube, por 73 a 68, e se isolou na nona posição, deixando Brasília e São José para trás. O esquadrão alviverde ainda tem chances matemáticas de chegar à oitava posição e lutará na ultima rodada pelo mando de quadra nas oitavas de final.

Fase de classificação tem seu desfecho na sexta-feira

A noite da próxima sexta-feira (03/04) marcará o fim da fase de classificação do NBB 7. Com todas as equipes em quadra no mesmo horário - 20 horas (de Brasília) -, a fase regular da maior competição de basquete do país será concluída e o alinhamento final dos times será conhecido.

Com a confirmação de Macaé nos playoffs, o foco estará voltado para a parte de baixo da tabela de classificação. A Liga Sorocabana atuará mais uma vez em casa e receberá o Basquete Cearense, enquanto que o Rio Claro irá até o interior do Rio de Janeiro para enfrentar o Macaé.

Se vencer, o time rio-clarense garantirá sua permanência na elite do basquete nacional e decretará o rebaixamento da Liga Sorocabana. Por sua vez, os sorocabanos precisam triunfar e torcer por um triunfo do Macaé para se livrarem do descenso à Liga Ouro 2016.

Confira todos os resultados do NBB 7 nesta quarta-feira:

- 01/04 (Quarta-feira)
Paulistano/Unimed 86 x 78 Basquete Cearense
Unitri/Pilhas Energizer 80 x 83 Pinheiros/SKY
Franca Basquete 80 x 65 São José/Unimed
Liga Sorocabana 91 x 76 UniCEUB/BRB/Brasília
Macaé Basquete 79 x 81 Winner/Limeira
Flamengo 99 x 74 Rio Claro Basquete
Minas Tênis Clube 68 x 73 Palmeiras/Meltex

Confira todos os jogos da última rodada da fase de classificação do NBB 7:

- 03/04 (Sexta-feira)
20h - Minas Tênis Clube x Pinheiros/SKY
20h - Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed
20h - Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor
20h - Liga Sorocabana x Basquete Cearense
20h - Paulistano/Unimed x UniCEUB/BRB/Brasília - ao vivo na Web
20h - Flamengo x Winner/Limeira
20h - Macaé Basquete x Rio Claro Basquete
20h - Unitri/Pilhas Energizer/Palmeiras/Meltex

==> Foto: Carolina Bertolli/Focalize

0 comments:

Postar um comentário