Jogando em casa, Brasília vence Pinheiros e abre 2 a 1 na série oitavas de final

O UniCEUB/BRB/Brasília está mais uma vez na liderança da série oitavas de final contra o Pinheiros/SKY. Nesta terça-feira (14/04), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), a equipe da capital federal teve grande desempenho ofensivo na primeira metade da partida, abriu boa vantagem no placar e segurou a forte tentativa de reação de seu rival no último período para triunfar mais uma vez nos playoffs. Com a vitória sobre o Pinheiros, pelo placar de 82 a 76, o Brasília voltou a liderar a série oitavas de final: 2 a 1.

"Não tem jogo fácil nos playoffs do NBB. Entramos com uma postura defensiva excelente e soubemos muito bem atacar forte o Pinheiros. Essa estratégia foi muito importante para a nossa equipe manter uma boa diferença no placar e terminar a partida desta noite com a vitória", disse o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

O principal destaque da vitória do Brasília foi o ala norte-americano Kyle LaMonte, que fechou a partida sendo o melhor pontuador da equipe candanga em três dos quatro períodos e com um total de 30 pontos anotados. O ala Arthur, com 12 pontos e seis rebotes, o pivô Ronald, com dez pontos e cinco rebotes, e o armador Fúlvio, autor de nove pontos, também tiveram atuações fundamentais para o triunfo da equipe comandada pelo técnico José Vidal.

"Nosso time já sabia que os jogos contra o Pinheiros seriam duros. Eles possuem grande potencial ofensivo e conseguimos conter isso hoje, o que acabou sendo um fato fundamental para a nossa vitória", concluiu Giovannoni.

Com 22 pontos, o armador norte-americano Joe Smith foi o grande destaque da equipe pinheirense. O pivô Morro, autor de 12 pontos, e os armadores Jason Smith e Jefferson Campos, cada um com 11 pontos, também se destacaram pelo lado do Pinheiros.

"Nós tivemos um final de primeiro tempo horrível. Consertamos esse problema no vestiário e o jogo no segundo tempo ficou igual. Mesmo assim, a partida ficou com um placar muito comprometido para nós na primeira etapa. Ainda bem que conseguimos reverter esse problema e agora vamos com tudo para o jogo decisivo de quinta-feira", comentou Marcel de Souza, treinador do Pinheiros.

Agora, a partida que pode dar a classificação ao Brasília ou novamente empatar a série oitavas de final será disputada nesta quinta-feira (16/04), mais uma vez com a torcida brasiliense presente no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas (horário de Brasília). Se necessário, o decisivo Jogo 5 será realizado no domingo (19/04), Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 16 horas. 

Palmeiras vence Franca e se mantém vivo nas oitavas

O Palmeiras/Meltex se manteve vivo no NBB 7. Em vantagem desde a reta final do primeiro quarto, o time alviverde controlou o placar nos três períodos seguintes e conquistou sua primeira vitória na série de oitavas de final contra o Franca Basquete. Ao lado de sua torcida, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, o clube da capital paulista venceu pelo placar de 80 a 73 e reduziu a desvantagem no confronto para 2 a 1.

Agora, as equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente no Palestra Itália. Para seguir vivo, o esquadrão palmeirense precisa de nova vitória e assim forçar a realização do quinto e decisivo jogo. Se vencer, o time francano garante passagem às quartas de final para enfrentar o Paschoalotto/Bauru.


Para sair vencedor e seguir vivo no maior campeonato de basquete do país, o Palmeiras contou com grandes atuações do ala/armador Neto, cestinha da equipe, com 20 pontos, e do armador argentino Maxi Stanic, que deixou a quadra muito próximo de um triplo-duplo, com 18 pontos, nove assistências e sete rebote.

"Nossa defesa foi muito boa hoje (terça-feira). Principalmente no primeiro tempo, conseguimos reduzir a pontuação deles e isso nos deu tranquilidade. Franca é um time com muito jogadores de qualidade, mas esse jogo significava muito para nós e o time demonstrou que está vivo. Agora vamos para mais uma 'final' na quinta-feira", disse Stanic.

Vindos do banco de reservas, o ala/armador argentino Nicolás Gianella e o pivô Átila dos Santos, responsáveis por 12 pontos e 11 pontos, respectivamente, também foram fundamentais para o triunfo alviverde, principalmente no segundo tempo.

Com 20 pontos, o ala/pivô francano Lucas Mariano liderou a pontuação do time visitante. Além do jovem atleta, de apenas 21 anos, o experiente armador Juan Figueroa foi outro que sobressaiu do lado francano, ao registrar 15 pontos, sem errar nenhum arremesso durante o jogo, e ainda distribuir oito assistências.

"O Palmeiras mereceu mais do que nós. Jogamos muito 'light' no primeiro tempo e o Palmeiras conseguiu ditar o ritmo. No segundo tempo até melhoramos, mas eles já tinham o controle do jogo e ficou difícil para revetermos o cenário", disse o treinador francano Lula Ferreira.

Empatados em 1 a 1, Macaé e Minas se enfrentam nesta quarta

As oitavas de final do NBB 7 terão sequência nesta quarta-feira. No Ginásio Juquinha, no interior do Estado do Rio de Janeiro, Macaé Basquete e Minas Tênis Clube se enfrentarão às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo via WEB (www.lnb.com.br/tempo-real).


A série entre macaenses e mineiros está empatada em 1 a 1. Nos dois primeiros jogos do confronto, ambos realizados em Belo Horizonte, cada equipe levou a melhor em uma oportunidade e agora serão realizados dois jogos seguidos na cidade de Macaé.

Também nesta quarta-feira, às 20 horas (de Brasília), o São José/Unimed terá a chance de garantir classificação às quartas de final em casa. Com 2 a 1 de vantagem na série, o time dirigido pelo técnico Luiz Zanon voltará a receber o Paulistano/Unimed no Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba.


Confira o calendário completo dos confrontos das oitavas de final do NBB 7:

Minas Tênis Clube (5º) 1 x 1 Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 - Minas 90 x 78 Macaé
Jogo 2 - Minas 80 x 81 Macáe
Jogo 3 - 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé - ao vivo na WEB
Jogo 4 - 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* - 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte

Paulistano/Unimed (6º) 1 x 2 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 - Paulistano 75 x 76 São José
Jogo 2 - Paulistano 72 x 67 São José
Jogo 3 - São José 85 x 74 Paulistano
Jogo 4 - 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* - 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo

Pinheiros/SKY (7º) 1 x 2 UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 - Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 - Pinheiros 96 x 90 Brasília
Jogo 3 - Brasília 82 x 76 Pinheiros
Jogo 4 - 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da Asceb, em Brasília
Jogo 5* - 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

Franca Basquete (8º) 2 x 1 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 - Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 - Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 - Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 - 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* - 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário

==> Foto: Brito Júnior / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário