Espetáculo “Camélia” - Dias 24, 25 e 26/04

“Camélia” é a montagem do texto “Camélia – o que há de mais gracioso” de Ronaldo Ventura, vencedor da sexta edição do Projeto Seleção Brasil Em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2014 esteve em cartaz tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro e, agora, um ano depois, está de volta aos palcos da cidade em dois teatros diferentes

A obra conta a história de uma mulher que fugiu do Nazismo, correu o mundo e amou intensamente. Amor que a fez entrar para a história sob o pseudônimo de Sidonie Csillag, a primeira paciente homossexual de Freud. Seu caso foi decisivo para constatar que homossexualidade é uma condição humana e não uma doença. O fascínio da história de Sidonie não se restringe à relação com Freud. Esta mulher viveu 100 anos, de 1900 a 2000 e foi testemunha das transformações de todo um século. Judia e austríaca, viajou o mundo inteiro fugindo do Nazismo. Contraditória, bem-humorada, solitária, Sidonie amou intensamente e buscou o amor até o fim de seus dias. Assim, o texto de Ventura promove uma auto-análise desta personagem nos últimos dias de vida.

A montagem se instala em sua mente, entre memórias, questionamentos, explosões do subconsciente e das projeções daqueles que fizeram parte de sua vida. O cenário mergulha num quadro de Dali, o figurino se fraciona em épocas e partes como um desenho de Picasso, e o expressionismo e surrealismo se misturam ao realismo nas interpretações de uma história não linear. A trilha sonora passeia o século entre Billie Holiday e ABBA, confundindo e fundindo os tempos. 

Com a discussão atual quanto a “cura gay”, o texto baseado nesta mulher impressionante é uma bandeira ao amor antes de tudo, antes do sexo, da sexualidade e das convenções sociais.

Ficha Técnica

Texto: Ronaldo Ventura
Direção: Luana Proença
Assistente de Direção: Rafael Soul
Elenco: Cíntia Portella, Luana Proença, Marcelo Nenevê, Rodolfo Godoi, Suelem Araújo, Tainá Palitot e Tati Ramos.
Figurino: Cyntia Carla
Iluminação: Marcelo Augusto Santana
Cenário: Roustang Carrilho
Edição e Operação de Som: Lupe Leal
Criação e Edição de Vídeo: Rafael Toscano
Apoio: Embaixada da Áustria

Serviço

Espetáculo “Camélia”
Tempo de duração: 90 minutos
Censura: 18 anos
Contato: 8172-8882

Temporada 2 - SESC TAGUATINGA:
24, 25 e 26/04/2015 – de sexta a domingo às 20h (horário a confirmar) – Teatro Paulo Autran
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)


==> Foto: Diego Bresani / Estúdio Califórnia

0 comments:

Postar um comentário