Os veleiros da classe Soto 40, os mais modernos barcos one design
da vela oceânica, já estão na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC),
para o Mitsubishi Motors S40 World Championship. A competição, que será
realizada entre 12 e 16 de abril, poderá ser acompanhada em tempo real,
em qualquer lugar do mundo, através do site: www.mitsubishis40wc.com.br.
Durante as provas, cada barco será equipado com um localizador
padronizado, que enviará informações sobre a velocidade, localização,
distância percorrida e possíveis penalidades acumuladas, além de saber
simultaneamente a tática escolhida por cada uma das tripulações para
conquistar a vitória. Um ingrediente a mais para acompanhar disputas
entre tripulantes de diversos paísesque, juntos, somam 15 medalhas
olímpicas e mais de 20 títulos mundiais.
"Para quem assiste a competições de vela da praia, às vezes fica um
pouco difícil entender quem está em vantagem. Com essa tecnologia de
GPS, podemos mostrar exatamente onde está cada um dos barcos, para qual
deles as condições de vento são favoráveis e quem escolheu a melhor
tática para a regata. Tudo isso com alcance mundial, a um clique de
distância", explica Lucas Ezequiel Vescio, secretário oficial da classe
Soto 40.
"Teremos tripulações de todo o mundo disputando regatas com barcos
rigorosamente iguais. Em competições como essa, cada detalhe é
importante e pode definir o vencedor", explica Samuel Albrecht,
velejador olímpico bicampeão da Semana de Vela de Ilhabela e tricampeão
brasileiro de oceano, que competirá no Crioula 29, do clube Veleiros do
Sul.
Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship
O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship é uma das principais
competições da categoria ao redor do mundo, reunindo tripulações de
renome para disputas bastante acirradas a bordo do moderno veleiro Soto
40.
Com o conceito de one design,
no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho, peso e área
das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o
talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.
Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em
2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência,
na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni.
As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que
conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora.
Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que
exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e
torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três
veleiros com melhor desempenho serão premiados.
Veleiro Soto 40
Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro
MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que
compete como monotipo. Sua tecnologia inovadora trouxe um conceito
revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de
um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção
fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 está cada vez
mais em destaque no cenário da vela mundial. Sua flotilha está espalhada
por Chile, Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal,
Filipinas, Japão e Estados Unidos.
Raia de Jurerê
Considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto
é vela, Florianópolis (SC) será o palco da primeira edição do
Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship realizada no País. Entre as
belas paisagens da capital catarinense, a baía de Jurerê foi a
escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais raias de
vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube
de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da
cidade.
Localizada entre o continente e a ilha de Santa Catarina, a raia será
montada a apenas um quilômetro da praia, com previsão de ventos do leste
e nordeste com até 15 nós, tornando as provas em barla sota bastante
técnicas e seletivas.
"A raia de Jurerê está entre as melhores do Brasil. Não é uma raia
viciada, e permite que vários veleiros tenham chance de ganhar. Tornará
as disputas ainda mais acirradas", comenta Roberto Martins, do veleiro
Carioca 25.
Outros destaques serão o clima, bastante ameno e propício para provas de
vela e também a cor do mar, que tornará a regata, além de competitiva,
muito bonita.
Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:
11/4 - Treino livre e briefing
12/4 - Primeira e segunda regatas
13/4 - Terceira e quarta regatas
14/4 - Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 - Nona e décima regatas
16/4 - Premiação
==> Foto: Mathias Capizzano / Mitsubishi
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