Quasar Cia de Dança faz temporada em Goiânia

Três formas de se olhar o amor. A Quasar Cia de Dança promove uma temporada especial do espetáculo Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa, durante os dias 13, 14 e 15 de março, no Teatro Goiânia. Dirigido por Henrique Rodovalho e com produção de Vera Bicalho, trata-se da 26ª peça criada pela companhia, que desde o final da década de 1980 se firma como um dos grupos mais expressivos do cenário da dança no Brasil. A obra faz parte de um projeto amplo, contemplado no edital de seleção pública do Petrobras Cultural.
A Quasar volta pela primeira vez após curtas apresentações de estreia do espetáculo, em dezembro do ano passado. Através de três diferentes tipos de amores, Rodovalho parte para uma obra totalmente diferente do que havia feito na Quasar em seus 25 anos. Foram escolhidas canções de três cantoras da nova geração da música brasileira que serviram de inspiração para a trilha sonora de Sobre Isto, Meu Corpo não Cansacom diferentes nuances e visualidades sobre o amor, o amor passional e o amor consciente: Clarice Falcão, Malu Magalhães e Tulipa Ruiz.
Enquanto Clarice parte para um amor mais desajeitado e maluco, Malu ilustra em suas canções um amor sem a mesmice das idealizações amorosas, apesar de ser doce e romântico. Por fim, Tulipa promove um pulsar de voracidade sobre o amor passional, fugaz e avassalador. As canções destas mulheres servem de pano de fundo para o que o espetáculo propõe ao espectador: diferentes histórias que se entrelaçam, costurando vários cenários, que, mesmo bucólicos, são regados de humor.
“São elas, as mulheres de hoje, que mesmo dentro de suas fragilidades tem essa consciência, essa força, tanto do pensamento quanto da palavra”, explica Rodovalho, que se admira com a particularidade em que essas cantoras expressam suas visões sobre o tema. “É estimulante coreografar em cima dessas músicas e o quão de novas possibilidades de movimentos elas permitem.”
Toda a cenografia, iluminação e figurino foram desenvolvidos para reiterar a relação entre os três amores ilustrados no espetáculo. Assinados pelo próprio Rodovalho, a luz e o cenário servem de apoio para a relação existente entre a coreografia e a música, numa performance que se alia à cor. “No decorrer do espetáculo, o azul claro torna-se vermelho, numa poética de amores que ficam mais intensos com o tempo, assim como a cenografia, com grandes cortinas transparentes que revelam o que há por trás do teatro e toda sua intimidade”, comenta.
Já o figurino foi minuciosamente elaborado de acordo com as batidas e os movimentos do corpo. De acordo com a figurinista Ludmilla Castro, foi uma proposta casual clean dentro do estilo minimalista com linhas retas e uma leve assimetria. “As cores mudam de acordo com que o espetáculo acontece. Inicia-se com cores mais claras, começa a ter uma atmosfera de mais intimidade e toques amorosos, partindo então para uma transição sútil de preto e branco e encerra com o preto quando a relação se torna mais intensa e agressiva, expressando a força total do amor e dos movimentos que não se cansam”, explica.
Interdisciplinaridade artística
Com uma comunicação mais ampla, a proximidade e a identificação com o público ganham cena, em uma cativante mistura de emoções, possibilidades e movimentos. Apesar de Rodovalho manter as características de seu trabalho, como as questões da irreverência, contemporaneidade e dinâmica forte e rápida na peça, Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa é um desafio no que se refere à própria coreografia, mais sutil, com leveza e sensibilidade.
Outro desafio se pauta em relação à música, que é vista de diferentes formas. Através de uma flexibilidade nunca vista antes nos espetáculos da Quasar, os bailarinos cantam no palco. O resultado desta construção de coreografias repletas de possibilidades é um espetáculo que surpreende e envolve o público com a movimentação plural e desenhada, fruto de um amor inspirado pela juventude. O próprio Rodovalho entra em cena e interpreta algumas canções ao som de um violão tocado por ele mesmo.
A Quasar Cia de Dança completou 26 anos em fevereiro e se reinventa, criando obras multimídias. Ainda neste semestre, a obra segue para o Fórum Internacional de Dança de São Paulo em São José do Rio Preto. No final de março, a companhia apresenta o espetáculo No Singular no Encontro de Danças do Vale do Aço (ENDANÇA), em Ipatinga (MG). Em abril, no SESC Belo Horizonte, com a peça Só Tinha de Ser com Você. Já em maio, a companhia exibe o espetáculo No Singular na abertura Semana Cultural da Universidade de Santa Catarina (UFSC).

FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO
“Sobre isto, meu corpo não cansa”

Criação e Direção Coreográfica: Henrique Rodovalho
Direção de Ensaio: Daniel Calvet

Bailarinos:Andrey Alves; Harrison Gavlar; Jackeline Leal; João Paulo Gross; José Villaça; Martha Cano; Paula Machado; e, Tainara Carareto.

Consultora de Estilo: Ludmilla Castro
Cenário: Henrique Rodovalho
Trilha sonora: Eu me Lembro, Um Só, Talvez, Qualquer Negócio, Oitavo Andar, O que eu Bebi, Ô, Ana, Sambinha Bom, Cena, Olha só, Moreno, Cais, In the morning, Por que você faz assim comigo? Do Amor, Sushi, Cada Voz, Megalomania, Víbora, Só sei Dançar com Você, Billie Jean.

Desenho de Luz: Henrique Rodovalho
Montagem e Operação de Luz: Sergio Galvão
Identidade Visual: Juliano Moraes
Preparador Vocal: Pedro Oliveira
Coordenação de Produção: Vera Bicalho
Produção: Thays Benício

Agradecimentos:  Andrea Pansani Conde, Fabrício Nobre, Grace Carvalho, Mila Bicalho

SERVIÇO
Temporada Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa

Data: 13, 14 e 15 de março
Horário: 21h (sexta e sábado) e 20h (domingo)
Local: Teatro Goiânia

Venda de Ingressos:
Espaço Quasar: 02 a 12 de março, na Rua T-28, 717, Setor Bueno.
Teatro Goiânia: 13 a 15 de março

Valor do Ingresso:
R$ 40 inteira e R$ 20,00 meia
Desconto de 50% para Força de Trabalho Petrobras/
Cliente Cartão Petrobras – até 02 ingressos

Classificação indicativa: 6 anos

==> Foto: Divulgação

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