Três formas de se olhar o amor. A Quasar Cia de Dança promove uma temporada especial do espetáculo Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa,
durante os dias 13, 14 e 15 de março, no Teatro Goiânia. Dirigido por
Henrique Rodovalho e com produção de Vera Bicalho, trata-se da 26ª peça
criada pela companhia, que desde o final da década de 1980 se firma como
um dos grupos mais expressivos do cenário da dança no Brasil. A obra
faz parte de um projeto amplo, contemplado no edital de seleção pública
do Petrobras Cultural.
A
Quasar volta pela primeira vez após curtas apresentações de estreia do
espetáculo, em dezembro do ano passado. Através de três diferentes tipos
de amores, Rodovalho parte para uma obra totalmente diferente do que
havia feito na Quasar em seus 25 anos. Foram escolhidas canções de três
cantoras da nova geração da música brasileira que serviram de inspiração
para a trilha sonora de Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa, com
diferentes nuances e visualidades sobre o amor, o amor passional e o
amor consciente: Clarice Falcão, Malu Magalhães e Tulipa Ruiz.
Enquanto
Clarice parte para um amor mais desajeitado e maluco, Malu ilustra em
suas canções um amor sem a mesmice das idealizações amorosas, apesar de
ser doce e romântico. Por fim, Tulipa promove um pulsar de voracidade
sobre o amor passional, fugaz e avassalador. As canções destas mulheres
servem de pano de fundo para o que o espetáculo propõe ao espectador:
diferentes histórias que se entrelaçam, costurando vários cenários, que,
mesmo bucólicos, são regados de humor.
“São
elas, as mulheres de hoje, que mesmo dentro de suas fragilidades tem
essa consciência, essa força, tanto do pensamento quanto da palavra”,
explica Rodovalho, que se admira com a particularidade em que essas
cantoras expressam suas visões sobre o tema. “É estimulante coreografar
em cima dessas músicas e o quão de novas possibilidades de movimentos
elas permitem.”
Toda
a cenografia, iluminação e figurino foram desenvolvidos para reiterar a
relação entre os três amores ilustrados no espetáculo. Assinados pelo
próprio Rodovalho, a luz e o cenário servem de apoio para a relação
existente entre a coreografia e a música, numa performance que se alia à
cor. “No decorrer do espetáculo, o azul claro torna-se vermelho, numa
poética de amores que ficam mais intensos com o tempo, assim como a
cenografia, com grandes cortinas transparentes que revelam o que há por
trás do teatro e toda sua intimidade”, comenta.
Já
o figurino foi minuciosamente elaborado de acordo com as batidas e os
movimentos do corpo. De acordo com a figurinista Ludmilla Castro, foi uma
proposta casual clean dentro do estilo minimalista com linhas retas e
uma leve assimetria. “As cores mudam de acordo com que o espetáculo
acontece. Inicia-se com cores mais claras, começa a ter uma atmosfera de
mais intimidade e toques amorosos, partindo então para uma transição
sútil de preto e branco e encerra com o preto quando a relação se torna
mais intensa e agressiva, expressando a força total do amor e dos
movimentos que não se cansam”, explica.
Interdisciplinaridade artística
Com
uma comunicação mais ampla, a proximidade e a identificação com o
público ganham cena, em uma cativante mistura de emoções, possibilidades
e movimentos. Apesar de Rodovalho manter as características de seu
trabalho, como as questões da irreverência, contemporaneidade e dinâmica
forte e rápida na peça, Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa é um desafio no que se refere à própria coreografia, mais sutil, com leveza e sensibilidade.
Outro
desafio se pauta em relação à música, que é vista de diferentes formas.
Através de uma flexibilidade nunca vista antes nos espetáculos
da Quasar, os bailarinos cantam no palco. O resultado desta construção
de coreografias repletas de possibilidades é um espetáculo que
surpreende e envolve o público com a movimentação plural e desenhada,
fruto de um amor inspirado pela juventude. O próprio Rodovalho entra em
cena e interpreta algumas canções ao som de um violão tocado por ele
mesmo.
A Quasar Cia
de Dança completou 26 anos em fevereiro e se reinventa, criando obras
multimídias. Ainda neste semestre, a obra segue para o Fórum
Internacional de Dança de São Paulo em São José do Rio Preto. No final
de março, a companhia apresenta o espetáculo No Singular no Encontro de
Danças do Vale do Aço (ENDANÇA), em Ipatinga (MG). Em abril, no SESC
Belo Horizonte, com a peça Só Tinha de Ser com Você. Já em maio, a companhia exibe o espetáculo No Singular na abertura Semana Cultural da Universidade de Santa Catarina (UFSC).
FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO
“Sobre isto, meu corpo não cansa”
Criação e Direção Coreográfica: Henrique Rodovalho
Direção de Ensaio: Daniel Calvet
Bailarinos:Andrey Alves; Harrison Gavlar; Jackeline Leal; João Paulo Gross; José Villaça; Martha Cano; Paula Machado; e, Tainara Carareto.
Consultora de Estilo: Ludmilla Castro
Cenário: Henrique Rodovalho
Trilha sonora: Eu
me Lembro, Um Só, Talvez, Qualquer Negócio, Oitavo Andar, O que eu
Bebi, Ô, Ana, Sambinha Bom, Cena, Olha só, Moreno, Cais, In the morning,
Por que você faz assim comigo? Do Amor, Sushi, Cada Voz, Megalomania,
Víbora, Só sei Dançar com Você, Billie Jean.
Desenho de Luz: Henrique Rodovalho
Montagem e Operação de Luz: Sergio Galvão
Identidade Visual: Juliano Moraes
Preparador Vocal: Pedro Oliveira
Coordenação de Produção: Vera Bicalho
Produção: Thays Benício
Agradecimentos: Andrea Pansani Conde, Fabrício Nobre, Grace Carvalho, Mila Bicalho
SERVIÇO
Temporada Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa
Data: 13, 14 e 15 de março
Horário: 21h (sexta e sábado) e 20h (domingo)
Local: Teatro Goiânia
Venda de Ingressos:
Espaço Quasar: 02 a 12 de março, na Rua T-28, 717, Setor Bueno.
Teatro Goiânia: 13 a 15 de março
Valor do Ingresso:
R$ 40 inteira e R$ 20,00 meia
Desconto de 50% para Força de Trabalho Petrobras/
Cliente Cartão Petrobras – até 02 ingressos
Classificação indicativa: 6 anos
==> Foto: Divulgação
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