Balanço do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal
(Procon-DF) aponta o Banco do Brasil, com 158 queixas, como a empresa
que lidera reclamações de consumidores em 2014. No ano passado, a
autarquia prestou 5.090 atendimentos — 42%, ou 2.138 casos, foram
resolvidos, enquanto 58%, 2.952 ocorrências, não tiveram solução. Também
foram listadas as companhias com maior e menor número de problemas
solucionados.
Além do Banco do Brasil, a relação das 10 mais
reclamadas inclui, pela ordem, a rede de lojas de eletrodomésticos
Ricardo Eletro, com 153 queixas, a administradora de planos de saúde
Qualicorp (148), as operadoras de telefonia e internet OI Móvel SA
(120), GVT (114), OI SA (99), e a Via Varejo SA (88), administradora das
Casas Bahia e do Ponto Frio.
As empresas de telefonia móvel
Americel AS, razão social da Claro, e TIM aparecem empatadas com 86
reclamações cada uma. O Banco BMG, com 73 queixas, fecha a lista. Os
relatórios serão divulgados nesta segunda-feira (16), às 14 horas, na
sede do órgão — Setor Comercial Sul, Edifício Venâncio 2000, Bloco B,
sala 240.
Soluções
A Groupon Serviços Digitais Ltda lidera o ranking das 10 companhias que mais solucionaram pendências encaminhadas pelo Procon-DF. Das 24 queixas, 92% foram esclarecidas — mesmo percentual da seguradora Virginia Surety, alvo de 12 reclamações. Terceira na lista, a Faculdade Anhanguera conseguiu esclarecer 85% dos 13 casos contra ela. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) obteve 15 reclamações e atendeu 73% delas.
A Groupon Serviços Digitais Ltda lidera o ranking das 10 companhias que mais solucionaram pendências encaminhadas pelo Procon-DF. Das 24 queixas, 92% foram esclarecidas — mesmo percentual da seguradora Virginia Surety, alvo de 12 reclamações. Terceira na lista, a Faculdade Anhanguera conseguiu esclarecer 85% dos 13 casos contra ela. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) obteve 15 reclamações e atendeu 73% delas.
A
relação das que menos resolveram as questões é encabeçada pela
construtora Borges Landeiro, que não apresentou solução para nenhum dos
42 registros. Em segundo lugar, vem a Neon Distribuidora de Produtos
Eletrônicos, loja virtual que obteve sucesso em apenas 7% das 27
queixas. Terceira colocada, a SBF Comércio de Produtos Esportivos, razão
social da rede Centauro, atendeu satisfatoriamente apenas uma das 10
reclamações.
Isaac Marra, da Agência Brasília
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário