A Band garante a devolução do valor dos ingressos aos milhares de fãs da
Indy que iriam assistir a Brasilia Indy 300. Todas as orientações sobre
o ressarcimento estão no site da livepass (livepass.com.br). A
emissora lamenta os transtornos causados aos aficionados pela categoria,
uma das mais importantes do automobilismo mundial, e reitera sua
surpresa com o cancelamento unilateral anunciado pela Terracap.
ENTENDA O CASO:
Todos os entendimentos para a realização da prova ocorreram de forma pública e transparente, conforme descrito a seguir:
As negociações
Em novembro de 2013, a direção da Rede Bandeirantes foi procurada por
representantes do governo do Distrito Federal e pelo então governador
Agnelo Queiroz, interessados em levar a prova para Brasília. A Band,
que já não era mais a responsável pela realização da corrida, teve que
atuar junto aos promotores do evento nos Estados Unidos. Depois de
algumas semanas o negócio ganhou forma. Todas as etapas que levaram à
celebração do contrato foram públicas e aconteceram dentro de um
ambiente de absoluta transparência.
Compromisso
O termo de compromisso, que deu início formal à relação, foi assinado
por Agnelo Queiroz no dia 21 de março de 2014 em um evento público, em
São Paulo. A assinatura foi testemunhada por centenas de pessoas. Entre
elas estavam o ex-presidente Lula e várias autoridades do Governo do
Distrito Federal, que não se cansaram de enaltecer os termos do acordo.
O fato foi amplamente divulgado pelos veículos do Grupo Bandeirantes,
sites especializados e imprensa em geral.
Início dos trabalhos
Em maio de 2014, por ocasião da realização da Indy 500, o então
governador Agnelo Queiroz, acompanhado por vários secretários, foi aos
Estados Unidos em visita oficial e se reuniu com o governador de
Indiana, o prefeito de Indianápolis e o presidente da Indy Car,
confirmando seu compromisso internacionalmente.
Em setembro do ano passado, após seis meses de tratativas, como
consequência do termo de compromisso, a Band assinou com a Terracap o
contrato que teve a súmula publicada no Diário Oficial. Durante as
negociações, todas as exigências do Governo do Distrito Federal e da
própria Terracap foram atendidas pela Band.
A partir de então, semanalmente, a emissora realizou reuniões técnicas
para acompanhar o andamento dos trabalhos da pista. Todas as reuniões -
devidamente registradas em atas - contaram com a participação de
representantes do governo do DF, da Terracap e da Novacap, sem que
qualquer problema fosse levantado. O autódromo de Brasília pertence à
Terracap, que era a única responsável legal pela licitação para a
reforma. Portanto, a Band não teve qualquer envolvimento, nem com a
frustrada licitação, nem com as obras.
Compromisso reiterado pelo atual governo
Os entendimentos entre a Band e o novo governo começaram muito antes da
posse. No fim de novembro, o atual governador, Rodrigo Rollemberg, ainda
na condição de governador eleito, almoçou com a direção da Band e
assegurou seu apoio à realização da corrida. Na ocasião, Rollemberg
disse que conhecia o contrato e suas penalidades e que já tinha tomado a
decisão de apoiar o evento. O governador eleito orientou , inclusive,
seus assessores a procurarem a equipe de seu antecessor para comunicar o
apoio e garantir agilidade nas providências.
Na segunda semana de janeiro, após a posse, o chefe da Casa Civil Hélio
Doyle, falando em nome do governador Rodrigo Rollemberg, deu uma
entrevista ao Jornal da Band onde "garantia" a posição do governo: "A
realização da corrida de Fórmula Indy no dia 8 de março está garantida. O
governador Rodrigo Rollemberg já havia se comprometido a dar sequência a
esse contrato", afirmou (veja em http://bit.ly/1DAFbxl). No período da
realização da corrida, previam-se que pelo menos 100 milhões de reais
deveriam circular em Brasília, fato que era comemorado por Doyle. "Um
evento desse porte em qualquer cidade gera retorno e naturalmente
movimenta a economia local", disse. O cronograma seguiu sem problemas.
A procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Correa Lima,
apresentou em 13 de janeiro último um recurso ao Tribunal de Contas do
DF pedindo o prosseguimento das obras. Segundo ela, o custo de realizar a
prova é a melhor alternativa para o Distrito Federal. Ainda nesse
recurso, a procuradora afirma que há dotação orçamentária e recursos
financeiros para o cumprimento do contrato.
Na data de ontem, a Band obteve acesso ao processo administrativo da
Terracap correspondente ao contrato. Dele não constam qualquer
fundamento legal que determine a suspensão da prova e o cancelamento da
reforma da pista. Constam, sim, pareceres e deliberações atestando a
legalidade do contrato.
Cancelamento unilateral
Alheio a tudo isso, à regularidade e à transparência do negócio, o
Ministério Público resolveu recomendar ao Distrito Federal que se
abstivesse de realizar qualquer ação que visasse à realização da
corrida.
O Governador Rodrigo Rolemberg, por meio da estatal Terracap,
determinou o cancelamento da prova, sem qualquer pré - aviso e sem dar
qualquer oportunidade de manifestação da Band, pondo a perder tudo
aquilo que seria herdado pelo contribuinte do Distrito Federal. Agora, o
autódromo de Brasília está demolido, sua pista está semi - asfaltada e
sem qualquer perspectiva futura. Além de gerar empregos e movimentar a
economia local, o evento cancelado seria visto em cerca de 120 países.
Um terço dos ingressos acabaram logo nas primeiras horas. As cerca de 15
mil pessoas que compraram o seu ingresso para a corrida e os treinos
serão agora ressarcidas.
A Band está adotando as providências legais cabíveis, inclusive para
ressarcir seus prejuízos. Agradecemos o apoio dos parceiros que, assim
como a emissora, investem no esporte e acreditam na capacidade dos
brasileiros de realizar grandes eventos.
Assessoria de Comunicação Band


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