Educação Especial ganha destaque

Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar (162 páginas, R$ 32,00), as educadoras Enicéia Gonçalves Mendes, Carla Ariela Rios Vilaronga e Ana Paula Zerbato mostram como a escola comum pode responder às necessidades diferenciadas de crianças e jovens com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para tanto, discutem inicialmente a abordagem social dos direitos humanos e a concepção de política de inclusão social enquanto rede de serviços.

Em seguida, apresentam o papel dos profissionais da escola, bem como visitam a literatura na área, para propor o modelo de prestação de serviços baseado no coensino. Mostram ainda os resultados de estudos de caso e as ferramentas desenvolvidas para aplicação na pesquisa sobre abordagem colaborativa em educação especial.

Sobre as autoras – Enicéia Gonçalves Mendes é graduada em Psicologia (USP), mestre em Educação Especial (UFSCar), doutora em Psicologia (USP). É docente da UFSCar e atua na área de Educação Especial há 30 anos, desenvolvendo e orientando pesquisas sobre inclusão escolar, política educacional e deficiências. É a atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial. 

Lydia da Cruz Marques é graduada em Ortóptica (Escola Paulista de Medicina), Ciências Sociais (Unesp), mestre e doutora em Educação Especial (UFSCar). Atua em clínica de Oftalmologia na área de deficiência visual há mais de 30 anos, e é fundadora da Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual de Araraquara- SP. 

Carla Ariela Rios Vilaronga é graduada em Pedagogia (Unesp – Rio Claro), mestre em Educação (Unesp – Rio Claro) e doutoranda em Educação Especial (UFSCar). Trabalha como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial (UFSCar). 

Ana Paula Zerbato é graduada em Pedagogia (Unesp – Araraquara), mestre e doutoranda em Educação Especial (UFSCar), tem especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos (UFSCar). 

Título: Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial  
Autoras: Enicéia Gonçalves Mendes, Carla Ariela Rios Vilaronga e Ana Paula Zerbato
Número de páginas:162
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-383-0

0 comments:

Postar um comentário