Teses psicanalíticas freudianas em edição bilíngue com tradução inédita

Sigmund Freud morreu aos 83 anos de idade, no dia 23 de setembro de 1939, vítima de um câncer contra o qual lutou por uma década e meia. Entre seus últimos trabalhos está o Compêndio de Psicanálise, obra que, segundo o próprio autor, “pretende reunir as teses da Psicanálise, na forma mais concisa e na versão mais resoluta, de um modo, por assim dizer, dogmático”. Este e outros textos dessa fase de sua vida estão reunidos no livro Compêndio de Psicanálise e outros escritos inacabados, lançamento da Autêntica Editora, com tradução inédita do psicanalista e germanista Pedro Heliodoro Tavares.

“O Compêndio de Psicanálise é certamente um texto-testamento. Um importantíssimo documento acerca do legado da teoria e da prática da Psicanálise”, explicam no posfácio Pedro Heliodoro Tavares e Gilson Iannini, coordenadores da coleção. Escrito em 1938, o texto teve sua redação interrompida abruptamente pela doença do autor, mas nele estão reunidas as proposições da Psicanálise que, segundo Freud, “se baseiam numa incalculável quantidade de observações e experiências, e somente quem repete essas observações em si mesmo e nos outros está em condições de formar um juízo próprio”. Este testamento condensa a terminologia consagrada da psicanálise freudiana, o que justifica a escolha por uma edição bilíngue, extensivamente anotada, deixando claras as escolhas terminológicas da coleção. Acompanhando este derradeiro escrito estão outros três importantes textos, igualmente inacabados, produzidos nos dois últimos anos de vida de Freud: “A cisão do Eu no processo de defesa”, “Fragmentos do espólio” e “Algumas lições elementares sobre Psicanálise”. 

Esta edição encerra um ciclo de três volumes iniciais da Coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, que visa oferecer ao leitor o enquadre terminológico, epistemológico e político da coleção, cobrindo um arco que vai de 1891 até 1938. Já foram publicadas as obras As pulsões e seus destinos [edição bilíngue], com tradução de Pedro Heliodoro Tavares e Sobre a concepção das afasias, com tradução de Emiliano Rossi. Estão ainda previstas as seguintes edições temáticas: Amor, sexualidade e feminilidade; Arte, literatura e os artistas; Conceitos fundamentais da Psicanálise; Fundamentos da clínica psicanalítica; Histeria, obsessão e demais neuroses e Neurose, psicose, perversão, entre outras.

A presente coleção pretende não apenas oferecer uma nova tradução, direta do alemão e atenta ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira, como também uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.

Sobre os coordenadores – Gilson Iannini é psicanalista, filósofo, editor e professor do Departamento de Filosofia da UFOP. Doutor em Filosofia (USP) e mestre em Psicanálise (Université Paris 8), é autor de Estilo e verdade em Jacques Lacan (2. ed, Autêntica, 2013). Pedro Heliodoro Tavares é psicanalista, germanista, tradutor e professor da Área de Alemão – Língua, Literatura e Tradução (USP). Doutor em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris VII), é autor de Versões de Freud (7Letras, 2011) e coorganizador de Tradução e Psicanálise (7Letras, 2013).

TítuloCompêndio de Psicanálise e outros escritos inacabados 
AutorSigmund Freud
Tradutor: Pedro Heliodoro Tavares
ColeçãoObras Incompletas de Sigmund Freud
Número de páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-515-6

0 comments:

Postar um comentário