Junior Ferreira e Victor Angelas na Casa do Cantador. Dias 19 e 21/12

Os músicos Junior Ferreira, acordeonista, e Victor Angeleas, bandolinista, possuem, individualmente, carreiras sólidas e com representatividade no meio artístico brasiliense e brasileiro. Os instrumentistas formaram o Duo há três anos com a intenção de explorar as sonoridades inusitadas oriundas da rara combinação entre o acordeom e o bandolim.  A pesquisa musical da dupla também visa contribuir para o desenvolvimento da originalidade da cultura brasileira e intensificar suas afinidades musicais por meio da construção de novos arranjos e composições. 

Refinamento e qualidade musical são apenas dois dos diversos atributos presentes no trabalho do Duo, que lançou em 2013 seu primeiro disco intitulado “Sem Fronteiras” no mesmo ano o Duo passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre onde foram sempre alvos de boas críticas do meio. Com arranjos originais, belos improvisos e uma interpretação apurada, o Duo tem se apresentado nas principais casas e eventos de música instrumental de Brasília. Tradição e modernidade caminham juntas na sonoridade dos instrumentistas, que traz influências de mestres como Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Pixinguinha e Astor Piazzolla, Dominguinhos, dentre outros. 

Os instrumentistas se conheceram na UnB, onde começaram a tocar juntos, construindo arranjos e composições a partir de sua grande afinidade musical. Hoje são considerados uma das grandes revelações no cenário da música instrumental brasiliense. 

O Duo de instrumentistas Junior Ferreira e Victor Angeleas, recém chegado de uma turnê pela Europa, realizará dois shows em cada uma das Regiões por onde irão passar. Além das apresentações musicais, estão previstas participações de grupos culturais e artistas locais, de diferentes áreas como dança, música e teatro. “Junior, ao lado do rabequeiro pernambucano Cláudio Rabeca, fez uma turnê de 48 dias por lá. Victor foi com o Tulio Borges para shows em Portugal. Junior e Victor se encontraram na França, onde fizeram um show em Paris”, informa Sara Loiola, da Padê Produções, idealizadora e produtora do projeto de circulação pelo DF.

O baiano Junior Ferreira chegou a Brasília há aproximadamente seis anos. Autodidata e instrumentista desde os 10 anos de idade, o acordeonista encontrou em Brasília a possibilidade de mostrar seu talento e sua versatilidade, de aprofundar seus conhecimentos musicais no curso de música da Universidade de Brasília, de dialogar com várias linguagens, de encontrar outros jovens instrumentistas e de compor. A pluralidade cultural da capital do país encantou o músico e transformou sua produção. O artista fez de Brasília seu chão e do acordeom, sua casa. Com seu acordeom, Junior Ferreira ergueu paredes sólidas. Desde sua chegada na cidade, atua no cenário musical se apresentando em diferentes casas noturnas e acompanhando grandes nomes da música brasiliense e nacional. Já passou por países da África, Europa e América do Sul. Seu trabalho é hoje respeitado por colegas e parceiros musicais brasilienses e de outras regiões do país. Visto com apreço no meio musical, é considerado um grande representante de seu instrumento, por contribuir para a valorização da música brasileira.

Victor Angeleas é brasiliense, bandolinista de 10 cordas, iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Estudou teclado, piano, guitarra, cavaquinho e formou-se em violão popular. Elegeu o bandolim como seu instrumento principal há doze anos. Foi finalista do Prêmio Nabor Pires Camargo duas vezes. Recebeu, em 2005, o prêmio “Jovem Talento da Música de Brasília 2004/2005”. É formado em música pela Universidade de Brasília e hoje é mestrando em performance musical pela mesma instituição.

Ceilândia 
19/12 às 19h00 e 21/12 às 17h
Abertura - Sabrina Vasconcelos e Thiago Carvalho
Local: Casa do Cantador (QNN 32, área especial, Ceilândia Sul)
Classificação: Livre
Entrada: franca
Duração: Abertura de 45 min. e show de 60 min.
Informações: Padê Produções, com Sara Loiola, (61) 9303-4059

==> Foto: PH Nagô

0 comments:

Postar um comentário