CCBB Educativo Especial de Natal

Neste sábado e domingo (20 e 21), a turminha vai ser divertir com uma programação especial que o CCBB Educativo preparou para o fim de semana que antecede o Natal. O Cortejo de Natal dá o clima natalino e abre as atividades tanto da manhã (10h30) quanto da tarde (14h30). Clássicos natalinos em versões originais vão ecoar pelos espaços do CCBB, um convite musical para as histórias das atividades de contação e mediação de leitura.

A edição especial do Em Cantos e Contos, com histórias que trazem a magia do final de ano, o espírito de união, a renovação e as comemorações do Natal tem dois horários, às 11h e às 15h. As famílias poderão conhcer a lenda do pinheirinho de natal, os desejos que dois velhinhos fizeram para uma estrela cadente ou as aventuras de um rio que queria encontrar o mar, entre outras histórias.

E em Livro Vivo Especial de Natal, às 13h, a equipe do CCBB Educativo media a leitura de livros infantis inéditos, incluindo livros em braille. As educadoras juntam-se às famílias para ler histórias e se encantar com personagens que resgatam o espírito natalino.


HISTÓRIAS DE EM CANTOS E CONTOS ESPECIAL DE NATAL

Desejos ridículos
Dois velhinhos sentados no alpendre de sua casa olham para o céu e veem uma estrela cadente! O casal, então, tem três desejos para fazer. Muitas ideias vieram... maso que é realmente necessário para esse casal?

A lenda das areias
Um rio, desde sua nascente, tem um grande desejo: encontrar o mar. Porém, no meio do caminho encontra uma grande barreira de areia. O rio, então, teve que aprender muitas coisas sobre si mesmo para conseguir realizar seu sonho de desaguarno mar.

O que há de melhor nesta vida
Vários deuses discutem o que há de melhor nesta vida. Enfim, a deusa da Morte convoca todos os outros deuses e ao final descobrem que o melhor da vida está escondido na memória de cada um.

A lenda da árvore
Esta é a história da origem do pinheirinho de natal. Quando o menino Jesus nasceu, várias árvores ofereceram suculentos presentes, porém, o pinheirinho, ainda menino, não poderia oferecer nenhum fruto. Com a ajuda de um anjo, suas folhas e galhos passaram a ter luz e estrelas, alegrando todas as crianças que estavam em sua volta.

A felicidade não está aonde você pensa
Um viajante buscava no mundo inteiro algo que o deixasse verdadeiramente feliz. No meio do caminho ele encontra com Narsudim que o ajuda, de alguma forma, a enxergar a felicidade onde ele mesmo imaginava.

Meias de natal
Três irmãs, prometidas para três reis. Porém, na véspera de natal, o pai das meninas colocou três meias perto da árvore e pediu ao São Nicolau para que o amor verdadeiro aparecesse para as três.



OBRAS DE  LIVRO VIVO

Livro: Poemas para Brincar
Autor: José Paulo Paes
Ilustrador: Luiz Maia
Editora: Ática
Ano: 2004
Sinopse: Onze poemas e um dicionário, com temas de gato a pernilongo, de detetive à pescaria. Vamos brincar de poesia?

Livro: O Livro da Família
Autor/ Ilustrador: Todd Parr
Editora: Panda Books
Ano: 2004
Sinopse: Todd Parr, com frases curtas, apresenta as diferentes famílias. Será que a sua está no livro?

Livro: Conta de Novo - a história da noite em que eu nasci.
Autor: Jamie Lee Curtis
Ilustrador: Laura Cornell
Editora: Salamandra
Ano: 1998
Sinopse: Uma menina compartilha com muito carinho, sua história de nascimento: quando saiu da barriga de uma outra moça que não podia cuidar de nenhuma criança e foi ser pícurrucha de seus pais. Uma história de adoção e de como nasceu uma família.

Livro: Medo do Escuro
Autor: Antonio Carlos Pacheco
Ilustrador: Omar Grassetti
Editora: Ática
Ano: 1993
Sinopse: Até as estrelas tem seus medos! Para vencer seu medo do escuro, uma estrelinha vai contar com a doçura da lua para descobrir que também pode ser o medo de alguém.

Livro: Diga Paz
Autores: Sam Williams e Mique Moriuchi
Editora: Scipione
Ano: 2009
Sinopse: De maneira simples, com ilustrações sensíveis, o leitor é convidado a recordar onde está a paz e como podemos tê-la sempre por perto.

Livro: A história do Pequeno Pinguim
Autores: Audrey Wood
Editora: Ática
Ano: 2003
Sinopse: A vovó Pinguim adora contar histórias. Essa é de um filhote bem arteiro! E a cada nova aventura é um de seus netos que as vive! Será que ele sair ileso no final?

Livro: Coelho Mau
Autores: Jeanne Willis
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Ática
Ano: 2009
Sinopse: Como uma ideia criativa pode nos livrar de uma encrenca? O coelho Mau vai contar como disse aos seus pais sobre as notas vermelhas de seu boletim.

LIVROS EM BRAILLE

Livro: Volta às aulas – Compreendendo a deficiência múltipla
Coleção: Diferenças
Autor: Tonton
Ilustrador: Danilo Marques
Editora: Fundação Dorina Nowill para cegos
Ano: 2012
Sinopse: Na classe há uma novidade após as férias: Zezinho, um menino que vai revelar que nada aprisiona uma mente livre e o que ela é capaz de realizar.

Livro: O lanterna – Compreendendo a deficiência intelectual
Coleção: Diferenças
Autor: Alexandre Castro Gomes
Ilustrador: JP Veiga
Editora: Fundação Dorina Nowill para cegos
Ano: 2012
Sinopse: A cada dia uma nova vitória, cada um tem seu ritmo e subestimamos muitas vezes as habilidades e a fortaleza que temos em cada um de nós. Um menino vai nos ensinar que ser o lanterninha não significa somente ser o último, mas aquele que brilha.

Livro: Aninha, me conta uma história?  – Compreendendo a deficiência auditiva
Coleção: Diferenças
Autor: Hermes Bernardi Jr.
Ilustrador: Monika Papescu
Editora: Fundação Dorina Nowill para cegos
Ano: 2012
Sinopse: A rotina de Aninha nos revela que não ter audição não nos limita, mas desenvolve outras maneiras de brincar e criar no mundo!

Livro: Dudu da Breka
Autor: Cláudia Cotes
Ilustrador: Osnei Rocha
Editora: Fundação Dorina Nowill para cegos
Ano: 2010
Sinopse: Baseado numa história real, vamos acompanhar da infância àvida adulta como Dudu se tornou um rock star e ainda poderemos aprender um pouco de Braille!


Serviço:
CCBB Educativo - Especial de Natal
Dias 20 e 21 de dezembro, a partir das 10h30
Entrada franca

==> Foto: Karen Montija

0 comments:

Postar um comentário