Aventuras fantásticas levam jovens a viagem no tempo e mergulho na História

Quem nunca quis viajar no tempo? Pois agora vai dar para visitar a Roma imperial, a Grécia antiga ou mesmo a Bahia colonial. A escritora italiana Silvia La Regina, radicada há anos no Brasil e apaixonada por História, inventou um jeito bem divertido de viajar no tempo, por meio das aventuras de dois irmãos brasileiros de 15 anos que protagonizam um mergulho no passado. A Coleção Histórias dentro da História, lançamento da Autêntica Editora, estreia com Perdidos no tempo – dois brasileiros na Roma Antiga, que vai levar o leitor à Roma do imperador Nero.

Apesar de gêmeos, Carlos e Ana são bem diferentes. Enquanto ela gosta de ciência e números e pretende se tornar física, ele, apaixonado por literatura e línguas, quer ser escritor e ter uma banda que cante em latim! Mesmo brigando e implicando muito um com o outro, os dois se amam, a ponto de Carlos, o narrador dessa fantástica história, ser cobaia e companheiro nas maluquices científicas de Ana. 

Durante uma viagem à Itália para visitar um laboratório e assistir a uma experiência científica, os gêmeos sofrem um acidente e são transportados para o século I d.C., na Roma do imperador Nero. Lá, Carlos e Ana se metem em confusões com gladiadores, leões adestrados, labirintos e escravos gregos. Navegam nas ondas do tempo e, juntos, enfrentam todo tipo de situação e perigo. Ganham sua liberdade em troca de um celular, presenteado ao imperador, e, depois de uma viagem a Pompeia, conseguem voltar ao nosso tempo, trazendo uma lembrança bastante inusitada.

Segundo Silvia La Regina, os personagens nasceram quase por acaso e se completam, pois Carlos é tagarela e gosta de artes e Ana é metida a durona e gosta de ciências. “Mas, ao mesmo tempo, Carlos tem um viés prático, enquanto Ana tem uma relação privilegiada com os animais, com o irracional, e, timidamente, encanta-se com as pessoas”, explica a autora. “Gosto que eles simbolizem a necessidade que temos do outro, a honestidade e a ternura para com todos os seres, sem pieguice.” É justamente isso o que o jovem leitor vai encontrar em Perdidos no tempo. As ilustrações de Christiane Costa, colagens digitais, reúnem imagens do “passado” e do presente. 

As próximas aventuras de Carlos e Ana serão na Grécia e na Bahia do século XVII. Como ficções inspiradas em fatos e dados reais, os livros da coleção Histórias dentro da História levam o leitor a visitar o passado e a aprender sobre ele de uma maneira divertida, leve e prazerosa.

Sobre a autora – Silvia La Regina Silvia La Regina, romana, mora na Bahia há 25 anos. Foi aluna e orientanda de Luciana Stegagno Picchio. Foi docente da UFBA e ensina na recém-criada Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro. É tradutora (Guimarães Rosa, Rubem Fonseca, Bernardo Carvalho e outros), professora de literatura e línguas estrangeiras e pesquisadora. Além de outro romance infanto-juvenil, tem publicações sobre Gregório de Matos, linguística aplicada e literatura italiana contemporânea. Colaborou com Donatella Berlendis na premiada coleção Letras Italianas. Seu interesse por Roma antiga surgiu também pelo fato de ser filha do polêmico arqueólogo italiano, próximo ao PCI, Adriano La Regina. 

Sobre a ilustradora – Christiane Costa nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. É designer gráfico, formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e artista gráfica, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha há alguns anos na área editorial, como designer.

TítuloPerdidos no tempo - dois brasileiros na Roma Antiga 
Autora: Silvia La Regina
Ilustradora: Christiane Costa
Coleção: Histórias dentro da História
Indicação leitora: a partir de 10 anos
Número de páginas: 80
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-8217-471-5

0 comments:

Postar um comentário