ALUNOS DA ESCOLA DE CHORO RAPHAEL RABELLO NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Todo músico brasileiro que se preza sabe que o Choro é a arte musical do improviso, da variação, da espontaneidade e da malícia (no bom sentido, é claro...), dentro de uma estrutura harmônica e melódica sofisticada e altamente elaborada. Como eles mesmo dizem, não é para qualquer um. Os instrumentistas "aprontam" uns com os outros, fazem armadilhas rítmicas e surpresas de interpretação, com o propósito de por à prova o parceiro e provocá-lo a dar o melhor de si. Não seria exagero dizer que o Choro está para a MPB como o drible para o futebol: é a cereja do bolo, a marca registrada do jeito brasileiro, que levanta e empolga a torcida, em um caso, e o público, no outro.

Preocupado com a preservação, a continuidade a renovação desse estilo que representa nossas melhores tradições musicais, o Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília criou uma instituição de ensino inédita, que traduz em sua pedagogia as características de nossos grandes instrumentistas, a maioria autodidata e empírica por excelência. É a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, a primeira do gênero no País, fundada em 1998, hoje com mais de mil músicos matriculados nos cursos de bandolim, cavaquinho, pandeiro, violão de seis e sete cordas, flauta, saxofone, violino, percussão, gaita e viola caipira. O sucesso dessa empreitada — que beneficia sobretudo alunos jovens e carentes — pode ser comprovado, tanto pela procura de interessados, como pelo desenvolvimento de uma pedagogia própria e original. E tem levado a experiência brasiliense a ser espelho de iniciativas congêneres pelo Brasil afora.

De segunda a sexta-feira (15 a 19/12), mais de 80 grupos de alunos e solistas formados durante as rodas de Choro promovidas pela Escola estarão se apresentando no palco do Clube do Choro de Brasília, sempre a partir das oito da noite. Um espetáculo emocionante,envolvendo música brasileira, aprendizado e cidadania, com artistas que vão dos oito aos oitenta anos, um verdadeiro fecho de ouro da programação de 2014 da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.




As apresentações acontecem nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Dezembro de 2014 – Segunda a Sexta partir das 20:00 horas.
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

ENTRADA FRANCA para as pessoas que apresentarem 2 kilos de alimentos não perecíveis. 

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 21:30 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas.                                      

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Censura: Livre para todo o público

==> Foto: Renata Samarco

0 comments:

Postar um comentário