38º. BAZAR DO REMA - tradicional feira de Natal de Brasília - últimos dias

Um grupo de voluntários trabalha produzindo peças para o Bazar do Rema, a maior feira de artesanato natalino do Brasil, que estará aberta ao público até dia 7 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada é gratuita.

O bazar, produzido pela Casa Espírita Recanto de Maria - Rema, localizada na QI 15 do Lago Sul, já faz parte do calendário turístico da cidade. São 38 anos de uma feira que se iniciou com objetos simples, confeccionados num quarto de apartamento, e que hoje é considerado um dos artesanatos mais belos do Brasil. No Bazar do Rema não se trabalha com colagem ou découpage. Todas as peças de madeira são pintadas a mão.

O bazar é composto de milhares de peças, exibidas em 12 seções: Natal, Infantil, Decoração, Bijuterias, Crochê, Brechó, Cantinho da Etiennette, Cantinho do Lar, Garage Sale, Baby, Sebo, Galeria, além de um restaurante e uma lanchonete. São objetos de Natal originais, só encontrados nesse bazar, brinquedos muito especiais para as crianças, objetos e roupas para os bebês.

A feira conta ainda com peças de decoração para o lar, casa de doces, sebo, brechó, galeria de arte, bijuterias e garage sale, sem contar o restaurante de primeira, que serve deliciosas receitas de bacalhau e funciona todos os dias, além da lanchonete, sempre aberta. São mais de 10 mil peças, especialmente de madeira e pintadas à mão, que nascem na marcenaria, depois vão para a lixa, seguem para a selagem, finalmente são pintadas, levam um banho de verniz e estão prontas.

O bazar, que começou com o nome de Rayto de Sol, é a forma como os frequentadores do Recanto de Maria, já conhecidos na cidade como o grupo do Rema, fazem caridade. Todo mundo trabalha o ano inteiro na confecção dos objetos para essa grande feira, que só acontece em quatro dias do ano, próximos ao Natal. Uns projetam, outros confeccionam peças na marcenaria, outros lixam, passam selador, dão polimento, muitos pintam, um grupo costura, outro borda, e peças de Natal únicas, que são criadas no bazar, são levadas até para fora do país.

O resultado obtido com o bazar é empregado em obras de caridade. São enxovais para recém-nascidos, atendimento a gestantes e ajuda a creches de Brasília, além de campanhas do cobertor, leite em pó, material escolar, entre outras. Ninguém que trabalha para o bazar recebe qualquer remuneração. Ao contrário, esses trabalhadores custeiam todo o material usado para a produção das peças. Pagam passagem e hospedagem do próprio bolso, quando viajam para fazer compras para as seções.

Sobre a Casa Espírita Recanto de Maria - Rema

No Recanto de Maria aprende-se que caridade se pratica com as próprias mãos. Nessa casa, criada há 38 anos, nunca se fez rifas e sorteios ou se cobra mensalidade. O que entra é sempre resultado de trabalho voluntário. Por isso, seus frequentadores se reúnem o ano inteiro para fabricar as mais variadas peças. São pessoas de todas as idades. Crianças, adolescentes, jovens e os mais experientes. Ninguém é profissional da arte. São médicos, professores, engenheiros, advogados, psicólogos, donas de casa, estudantes, entre outros, que se reúnem inicialmente todos os domingos à tarde. Mas na reta final trabalham todos os dias, especialmente à noite.

Com tudo pronto, quando chega a hora do bazar, são esses trabalhadores que empacotam as peças, carregam e descarregam os caminhões, montam as seções, atendem os visitantes, preparam a comida do restaurante, servem as mesas, lavam os pratos e levam tudo de volta, depois que a feira acaba no domingo. É essa dedicação que fez do Bazar do Rema o maior e o mais belo do Brasil.

Serviço

O Que: 38º BAZAR DO REMA – tradicional Feira de Natal de Brasília
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Quando: Até 7 de dezembro (domingo)
Horário:
05 de dez (6a feira) - das 10 às 22h
06 de dez (sábado) - das 10 às 22h
07 de dez (domingo) - das 10 às 20h
Quanto: Entrada Gratuita
Mais informações: (61) 3248-7245
 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário