Pesquisadores avaliam o uso das tecnologias digitais na educação matemática

Com base em suas experiências como docentes e pesquisadores, Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva e George Gadanidis lançam, pela Autêntica Editora, Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, em que discutem as diversas potencialidades de recursos que podem ser utilizados para o ensino e a aprendizagem de Matemática e que podem servir como um material de apoio pedagógico-didático para a sala de aula presencial ou virtual e em diversificados níveis de ensino.

Os autores partem de várias indagações: Como as inovações tecnológicas têm permeado a educação matemática? Como a investigação matemática baseada no uso de tecnologias foi se transformando ao longo dos anos? Quais tecnologias foram utilizadas? De que forma? Que tipos de atividades matemáticas foram exploradas?

Para respondê-las, eles avaliam a forma como a tecnologia digital vem sendo utilizada em diversos momentos da educação matemática. Essa tecnologia assumiu nomes distintos que simbolizaram diferentes épocas: Logo, informática, educação matemática online, tecnologias da informação, tecnologias da informação e comunicação, internet etc. Essa diversidade revela que a tecnologia está em movimento. Os autores partem, portanto, da perspectiva de que o uso de tecnologias em educação matemática pode ser compreendido em quatro fases ou momentos: a primeira fase é caracterizada pelo uso do software Logo, a segunda pelo uso de softwares de geometria dinâmica e sistemas de computação algébrica, a terceira pelo uso da internet em cursos a distância e a quarta pelo uso da internet rápida, que democratiza a publicação de material digital na grande rede.

No primeiro capítulo, os autores apresentam cada uma das fases estudadas, explicitando termos e expressões específicas da Matemática e da Geometria. Em seguida, examinam a interlocução entre a segunda e a quarta fase, com base no uso do software GeoGebra para Cálculo Diferencial. Já no terceiro capítulo, o estudo reflete sobre o uso da internet e das redes sociais, como Facebook, YouTube e MOOC (Massive Open Online Course), vídeos digitais, telefones celulares, entre outros recursos. No capítulo seguinte, lidam com a noção de performance matemática digital, em que exploram aspectos do uso didático-pedagógico das artes e das tecnologias digitais para comunicação de ideias matemáticas por meio da internet, além de questões como multimodalidade e imagem pública da matemática para conceituar uma possibilidade de atuação na quarta fase voltada à inovação educacional. Para finalizar, fazem um breve encaminhamento sobre conjecturas a respeito do futuro das tecnologias em educação matemática.

Este é o terceiro livro da Coleção Tendências em Educação Matemática cuja temática central refere-se ao uso de tecnologias.

Sobre os autores - Marcelo de Carvalho Borba é licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Ma-temática pela Unesp (Rio Claro, SP) e doutor, nessa mesma área, pela Cornell University, Estados Unidos. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (PPGEM) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva é licenciado em Matemática pela Unesp (Rio Claro, SP), mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e doutor em Education Studies pela Western University (Ontário, Canadá). Atualmente é professor do Departamento de Educação da Unesp (São José do Rio Preto, SP).

George Gadanidis é professor da Faculdade de Educação da Western University (Ontário, Canadá) e membro do Fields Institute for Research in Mathematical Sciences (Ontário, Canadá).

TítuloFases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento 
Autores: Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva e George Gadanidis
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 152
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-499-9

2 comments:

Najwa Yaminah disse...

That was a great initiative by Sir Marcelo de Carvalho Borba for teaching through digital technologies in math education. This is an informative staff for all the teachers if they would be a part of her research-based experience on that topic. Additionally, if a person has an issue they can connect with Dubai Research Paper Writers to discuss the various potential resources on the educational stuff.

kenspy disse...

Additionally, since the vast majority of people don't think twice about having paid sex while intoxicated, there is a high likelihood of unprotected sex, which can put you at risk of developing a devastating disease or getting pregnant naturally. Needless to say, you don't need either of these, and custom sex dolls should be your best bet!

Postar um comentário