Narrativa juvenil resgata emoções e dilemas da adolescência

Questionamentos infindáveis cercam a mente de qualquer adolescente. É uma fase encontros e desencontros, em que afloram os mais variados sentimentos e dilemas. Os medos são mais intensos; as inseguranças, perturbadoras. As emoções, descobertas, imaginação e memórias de uma jovem que tenta encontrar sua própria identidade são delicadamente narradas por Tânia Alexandre Martinelli em O vaso chinês, lançamento da Editora do Brasil.

Ana Maria, uma garota de 13 anos, acaba de se mudar com sua mãe para uma casa mais simples, após a morte de seu pai. Casa nova, vizinhança nova, preocupações novas... Em meio a um turbilhão de sentimentos, as duas tentam recomeçar suas vidas. Ao encontrar em uma feira um vaso semelhante ao que havia ganhado com ele em um parque de diversões, a saudade aumenta ainda mais e muitas memórias são despertadas. 

Ela gosta de escrever e, devido à mudança, passa os dias imersa em seus textos. Como qualquer garota de sua idade, Ana Maria é dona de uma imaginação sem fim e, ainda que muitas vezes não consiga encontrar um final para suas histórias, ama escrevê-las. Mas, com tantos acontecimentos que vêm ocorrendo em sua vida, seu processo criativo é afetado e ela acaba muitas vezes confundindo realidade e imaginação numa avalanche de pensamentos que dominam sua cabeça.

Dividido em quatro partes, o livro apresenta uma espécie de introdução com quatro capítulos que ajudam o leitor a situar a história. O desenrolar de todo esse mundo criado pela garota para fugir da dor e das dúvidas que a afligem vem nas outras três partes subdivididas em pequenos fragmentos separados por títulos sugestivos, permeados pelas belas ilustrações de Mariana Zanetti, que recorre aos temas típicos de vasos chineses. 

A própria autora reconhece certa familiaridade entre ela e sua personagem que, quando não escreve, fica triste, ranzinza e desmotivada. “Enquanto escreve, Ana Maria tenta se entender. Creio que também escrevo por causa disso”, conta Tânia.

Sobre a autora – Tânia Alexandre Martinelli estudou Letras na PUC-Campinas e foi professora de Língua Portuguesa por muito tempo. Nos últimos anos, tem se dedicando exclusivamente à literatura, escrevendo e participando de encontros com leitores em todo o país. Seu primeiro livro foi publicado em 1998, e hoje são mais de 30 obras lançadas para o público infantil e juvenil. 

Sobre a ilustradora – Mariana Zanetti cursou Arquitetura e Urbanismo na USP e se interessou pelo desenho e pela pintura. Após se graduar, experimentou ilustrar um livro e, desde então, tem ilustrado muitas obras e até começou a escrever, tornando-se coautora da Coleção Recortando Histórias, da Editora do Brasil.

TítuloO vaso chinês 
Autora: Tânia Alexandre Martinelli
Ilustrações: Mariana Zanetti
Número de páginas: 112
Formato: 16 x 21,5 cm
Preço: R$ 51,00
Indicação leitora: 8º ano (a partir de 14 anos)
ISBN: 978-85-10-05473-7

0 comments:

Postar um comentário