Limpa Brasil – Let’s do it! Maior movimento de mobilização sobre a reciclagem

Após ocupar Recife e Fortaleza, maior movimento mundial de mobilização para o descarte adequado de resíduos, o Limpa Brasil – Let’s do it!, realizará, ainda em 2014, edições em Brasília e São Paulo, em parceria com a UNESCO. Com o objetivo de conscientizar a população mundial para a necessidade da coleta seletiva e da destinação adequada de materiais recicláveis, os eventos envolvem milhares de pessoas, culminando com um Festival de Música.

O “Limpa Brasil – Let’s do it!” é a versão nacional do mais importante movimento mundial de conscientização e mobilização da sociedade em relação à extrema importância da coleta seletiva e da destinação correta do lixo e a separação dos materiais recicláveis, promovendo um forte sinal de alerta sobre os problemas ambientais e sociais que estão intimamente relacionados ao assunto.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior gerador de lixo do mundo e menos de 2% desses resíduos são reciclados (IPEA). A importância do programa “Limpa Brasil – Let’s do it!” está diretamente ligada à conservação e preservação do meio ambiente, pois o descarte incorreto gera poluição de rios e nascentes, cidades e florestas, colocando em risco tanto seres humanos, como a fauna e a flora.

A proposta do programa, portanto, não é apenas incentivar a sociedade a limpar as cidades, mas, principalmente, criar uma nova cultura com relação ao descarte correto. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação para se tornarem pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos, em formadores de opinião que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto desses materiais.

As ações sociais, educacionais e culturais das mobilizações realizadas nas cidades têm por objetivo estimular a comunidade a participar de mutirões de limpeza com foco na destinação correta de resíduos e no meio ambiente, promovendo uma melhora na autoestima da população, fomentando a inclusão social e atuando como instrumento transformador na sociedade.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha desenvolvida para o movimento – “Sou Catador” – que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pêra, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do “Limpa Brasil – Let’s do it!”, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” ao lado do artista plástico Vik Muniz.

A próxima etapa brasileira do “Limpa Brasil – Let’s do it!”, acontecerá na capital federal. Brasília irá receber pela terceira vez o projeto que se encerra na capital com um evento no dia 22 de novembro.

Uma ampla campanha publicitária e social com o engajamento da atriz e apresentadora Maria Paula convidará os cidadãos a participarem do projeto nas semanas anteriores, procurando um posto de coleta para a doação de material reciclável ou ajudando na coleta em uma região de sua escolha.

Brasília terá 63 pontos de entrega de material reciclável distribuídos no DF e Cidades Satélites, sendo escolas públicas, lojas do Pão de Açúcar e terminais de ônibus, do dia 17 ao dia 22 de novembro, e o Parque da Cidade no dia 22 de novembro.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário