Estádio aberto à visitação aos sábados

BRASÍLIA (24/10/14) – O novo cartão-postal de Brasília vai ampliar o seu programa de visitação. A partir de 1º de novembro, o Estádio Mané Garrincha vai oferecer duas visitas guiadas todos os sábados, às 10h e às 16h, para receber turistas e moradores da cidade que queiram conhecer uma das arenas mais modernas e bonitas do País, palco de sete jogos da Copa do Mundo e de grandes eventos.

A abertura do estádio para o público em geral aos sábados é novidade. Para participar, basta chegar ao local nos horários previstos. Serão formadas turmas de 50 pessoas para cada visita, onde percorrerão as arquibancadas, o gramado e os vestiários, acompanhados de um guia. Será uma boa oportunidade até para quem já conhece a arena brasiliense, uma vez que a visita inclui locais em que o público não tem acesso durante os eventos.

INCENTIVO À LEITURA - As visitas serão gratuitas. Não se cobrará ingressos como é feito em outras arenas, mas o Governo do Distrito Federal convida os visitantes a participarem da campanha de doação de livros.  O material arrecadado será entregue a creches da região, em uma parceria entre as secretarias de Turismo e Projetos Especiais e de Justiça e Cidadania.

"Além de ampliar o acesso ao Mané Garrincha esse é um projeto social que contribuirá com a formação de nossas crianças. Estamos, de uma só vez, incentivando o turismo cidadão e a educação em nossas cidades", destaca o secretário de Justiça do DF, Claudio Monteiro.

Desde abril de 2011, antes mesmo da inauguração, o Mané Garrincha recebe visitas de alunos de escolas, estudantes de arquitetura e engenharia, e da população do DF. No entanto, elas precisavam ser agendadas ou faziam parte do Programa GDF Junto de Você – que, entre outras ações, levava moradores das regiões administrativas para conhecer o estádio. Mais de 15 mil pessoas já conheceram a arena em visitações.

Para o secretário de Turismo e Projetos Especiais, Luís Otávio Neves, a ampliação do programa de visitação do estádio vai beneficiar tanto os turistas quanto os moradores da cidade. “O Mané Garrincha se tornou um dos monumentos mais atraentes da capital. Estamos ampliando o compromisso de garantir a democratização do espaço”, afirmou.

ATRAÇÃO - O programa de visitação da arena brasiliense já recebeu escolas, universidades e diversas instituições não apenas do Distrito Federal, mas de vários estados brasileiros e de outros países. “Esses pilares são geniais, é incrível”, destacou Gabriele Boff, de 23 anos. Ela foi uma dos 95 estudantes de arquitetura que visitaram a arena brasiliense recentemente como parte de uma disciplina do curso. “É um lugar muito bonito. E a cidade é uma verdadeira aula de arquitetura”, completou.

A visita contou com 60 estudantes da Universidade de La Plata, na Argentina, e 35 da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), de Florianópolis. Eles passaram alguns dias na capital visitando monumentos e conhecendo os principais pontos turísticos da cidade.

O professor de arquitetura e urbanismo Walter de Battista, 38 anos, elogiou a caráter multiuso da arena. “A concepção do projeto é inovadora por seguir os critérios de sustentabilidade. Ele está apto para receber partidas de futebol, shows e eventos institucionais, o que torna o local uma multiarena”, avaliou o docente da universidade argentina.

SERVIÇO:

Visitação ao Estádio Mané Garrincha
Quando: todos os sábados, às 10h e às 16h, em duas visitas guiadas
Como fazer: Serão formadas turmas de 50 pessoas que serão recepcionadas no portão externo A, voltado para o Autódromo Nelson Piquet.
Os participantes são convidados a doar um livro infantil.
Para visitas agendadas: as instituições interessadas devem encaminhar a solicitação pelo e-mail:estadio.visitas@gmail.com. Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade do estádio.

==> Foto: Elza Fiúza / ABr

0 comments:

Postar um comentário