Editora Gaivota publica livro sobre cultura do sertão

Em Inácio – o cantador-rei de Catingueira, a autora cearense Arlene Holanda traz ao público jovem o rico universo da cultura do sertão nordestino, pouco conhecido em outras regiões do país.

O enredo conta a trajetória de um escravo que viveu na fazenda Bela Vista, interior da Paraíba, em meados do século XIX, até o momento em que seu talento para a cantoria chamou a atenção do senhor da fazenda, Manoel Luiz, que achou mais lucrativo tirar o menino da lavoura e mandá-lo para cantar pelos povoados vizinhos.

Inácio troca a enxada pela fama de repentista, e seu nome cai no conhecimento popular do sertão, onde realizou duelos memoráveis com seus repentes, sendo o mais conhecido deles com o Romano, um famoso cantador da época na região. Os versos dessa batalha são conhecidos até hoje.

A tradição dos repentes é essencialmente oral, por isso a autora foi buscar a história de Inácio em diversas fontes e a apresenta de maneira romanceada. Ao final do livro, textos complementares ajudam a contextualizar a história.

O detalhe final fica por conta das ilustrações de Alexandre Teles, que utilizou a técnica da xilogravura, muito comum no nordeste do país.

Sobre o autor
Arlene Holanda nasceu numa comunidade rural chamada Córrego da Areia, em Limoeiro do Norte, Ceará. Na sua infância, assistiu no quintal de casa a muitos duelos de repentes. Estudou História e se especializou em Ensino de História e História da África. Também estudou Artes Visuais. Já escreveu mais de cinquenta livros de variados gêneros literários, como literatura adulta e infantojuvenil, didáticos e obras complementares. Já ganhou vários prêmios e teve livros selecionados por diversos programas governamentais.

Sobre o ilustrador
Alexandre Teles é desenhista e artista gráfico. Ilustrou para a Editora Biruta a Série Alimentação Saudável, de Almir Correia, Uma História e Mais outra e Mais outra, de Jorge Miguel Marinho, e a coleção Marrom de Terra, de Lia Zatz

Sobre a Editora Gaivota
A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de assuntos que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, com livros premiados nacional e internacionalmente.

Inácio – o cantador-rei de Catingueira, Arlene Holanda, ilustrações de Alexandre Teles, R$ 36,50, ISBN 978-85-64816-45-9, a partir de 11 anos, 76 páginas.

0 comments:

Postar um comentário