Confira a agenda esportiva do fim de semana

O fim de semana será recheado de competições esportivas. No Rio de Janeiro, duplas do vôlei de praia disputam a primeira fase do pré-olímpico da modalidade, a Continental Cup. A cidade maravilhosa também recebe o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, no Sambódromo. Em São Paulo, a sétima edição do maior campeonato de basquete do país, temporada 2014/2015 do Novo Basquete Brasil (NBB), começa nesta sexta-feira (31.10).

Confira a programação completa:

Vôlei de praia
O saque inicial para o vôlei de praia brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), será dado justamente na cidade maravilhosa. De sexta-feira a domingo será realizada a primeira fase da Continental Cup, competição que garante uma vaga aos Jogos ao campeão. O torneio é disputado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, contra duplas da Guiana e Guiana Francesa. A entrada aos torcedores é franca.

O Brasil será representado por quatro duplas, duas em cada gênero. Álvaro Andrade/Léo Vieira e Vinícius Gomes/Ralph Cabral buscam a vaga no torneio masculino, enquanto Roberta Glatt/Carolina Freitas e Paula Hoffman/Thais Belota disputam o primeiro lugar da chave feminina na Urca.

Na Argentina, as duplas nacionais disputam o Aberto de Parana de Vôlei de Praia. Cada etapa do Open dá ao time campeão 500 pontos, além de uma premiação de 11 mil dólares. Após a disputa na Argentina, o Circuito Mundial 2014 terá mais três edições dos Abertos: Qatar (apenas torneio masculino), Índia e África do Sul, além do Challenger disputado na Tailândia, que dá ao campeão uma pontuação menor que dos Abertos: 320 pontos.

Basquete
Começa nesta sexta-feira a temporada 2014/2015 do Novo Basquete Brasil (NBB). Na abertura, Paulistano/Unimed e Flamengo reeditarão a última Final e darão a largada para a sétima edição do maior campeonato de basquete do país. O duelo será realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

Tiro com arco
Os principais arqueiros do Brasil disputam no Sambódromo do Rio de Janeiro o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. A competição, que conta com a participação de 216 arqueiros de todo o país, segue até sábado (1º), quando serão disputadas as finais do brasileiro. O destaque da competição é o atleta Marcus Vinícius. O jovem arqueiro, de 16 anos, é o atual vice-campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco adulto (resultado inédito da modalidade nacional) e medalhista de prata dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados na China.

Canoagem
Os principais atletas brasileiros da canoagem slalom disputam neste fim de semana o Campeonato Brasileiro da modalidade. As tradicionais corredeiras do Rio Paranhana, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, são conhecidas historicamente pelos atletas da modalidade no país, sendo inclusive local onde surgiu o canoísta Gustavo Selbach, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996).

O destaque da competição é a canoísta Ana Sátila, maior revelação da canoagem slalom brasileira nos últimos anos. Contemplada pela Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, a canoísta é a atual medalhista de ouro no K1 Feminino no Mundial Júnior e Sub-23 na Austrália.

Jogos Universitários
A capital sergipana é o palco da maior competição universitária das Américas: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2014. A competição reúne três mil atletas de 26 estados e do Distrito Federal em Aracaju. Disputados em 11 modalidades, a grande novidade do JUB’s deste ano será os torneios individuais de ginástica rítmica (maça, bola, fita e arco), tênis e vôlei de praia, modalidades optativas escolhidas pela cidade-sede. Na primeira semana, acontecerão as competições individuais, com natação, atletismo, xadrez, judô e as três optativas. Na segunda, será a vez do basquete, vôlei, handebol e futsal.

Rúgbi
Neste sábado as equipes de Jacareí (SP) e Serra (RS) disputam o título da Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional. Melhores colocados em seus respectivos grupos na fase de classificação, as equipes fazem jogo único em campo neutro, em Curitiba, no Campus da Secretaria Estadual de Esportes, às 15h30. Além do título nacional, está em jogo uma vaga na repescagem para o Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rúgbi 2015.

Vôlei
A cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, recebe a 14ª edição da Taça Paraná de Voleibol, promovido pela Federação Paranaense e que neste ano conta com o apoio da CBV. A competição já tradicional no calendário do voleibol de base é uma espécie de Campeonato Brasileiro de Clubes, uma vez que equipes de nove diferentes federações representam o que há de melhor no voleibol de base do Brasil. As disputas acontecem até o próximo dia 02 de novembro. A Taça Paraná é realizada em quatro categorias: pré-Mirim (2001/2002), infantil (1999/2000) e infanto-juvenil (1997/1998) e juvenil (1994/1995/1996). Ao todo, 125 equipes participam desta edição, somando mais de 1.800 atletas.

As seleções de base estaduais também entram em quadra neste fim de semana. Com a presença de 14 equipes, o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infanto-juvenil feminino da segunda divisão oferece três vagas para disputar a primeira divisão em 2015. A competição conta com a divisão de quatro grupos, sendo dois com quatro seleções e outros dois com três.

Handebol
A seleção brasileira de handebol disputa em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, o Torneio Internacional Quatro Nações Masculino de Handebol. A competição, que será disputada até sábado, conta também com as seleções da Argentina, Egito e Argélia.

Ciclismo
O Brasil contará neste domingo (2) com três provas de ciclismo de estrada. Em Dourados, Mato Grosso do Sul, será disputado o GP Gatorade. No Rio de Janeiro será a vez da Copa Light de Ciclismo e, em Brasília, será disputada a 33ª edição dos 100km de Brasília de ciclismo.

Saltos ornamentais
O Campeonato Brasileiro de Grupos C e D de saltos ornamentais será disputado em Brasília, até domingo (2), no Parque Aquático da Secretaria de Esportes de Brasília. Voltado para os saltadores mais jovens, a competição é dividida entre os grupos C – 12 e 13 anos, e D – para atletas até 11 anos, e contará com a presença de mais de 50 inscritos.

Polo aquático
A Liga Nacional de Polo Aquático masculina prossegue neste fim de semana com jogos na Escola Naval do Rio de Janeiro, no sábado e no domingo. No sábado, jogam Sesi e Botafogo, às 15h, e Flamengo e Pinheiros, às 16h15m. No domingo, as partidas são Sesi e Flamengo, às 9h, e Pinheiros e Fluminense, às 10h15m.

Badminton
Mais uma vez atletas do mundo todo estarão no Brasil para um torneio internacional de badminton. Após o Grand Prix realizado no Rio, em agosto, a Copa Internacional de Badminton será realizada em São Paulo e reunirá 20 países para competirem na capital paulista. A competição será realizada no Club Atlhético Paulistano e terá disputas de todas as categorias: individual masculina, individual feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. Ao todo serão 145 atletas. Entre os 69 brasileiros, dez atletas fazem parte da Seleção Brasileira principal.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte

==> Foto: Divulgação / FIVB

0 comments:

Postar um comentário