Versos de César Obeid transformam histórias indígenas em literatura de cordel

Você já viu um caranguejo capaz de mandar os próprios olhos irem conhecer um lago distante? Já encontrou algum sapo que assustou uma onça? Já leu algum livro a respeito de papagaios que se transformam em belas mulheres? Já passou pela sua cabeça que um jabuti pode tocar flauta? E o que todos esses elementos fantásticos têm em comum? Eles estão presentes em contos e lendas narrados por povos indígenas no Brasil e no livro Cordelendas: histórias indígenas em cordel, que traz a poeticidade das lendas indígenas misturada ao dinamismo e às rimas dos versos de cordel. Neste lançamento da Editora do Brasil, César Obeid narra tudo em forma de sextilha e, por meio dela, o leitor pode encontrar de forma diferenciada a explicação para diversas situações e para a origem de algumas das coisas que nos cercam.

Essas histórias são muito antigas, foram recolhidas por pesquisadores e antropólogos que desbravaram o interior do país em uma época em que pouco se falava sobre o tema, e estão todas juntas nestes fabulosos versos de César Obeid. Além de se divertir, o leitor ainda pode matar algumas de suas curiosidades sobre essas lendas que encantam pela agilidade e pela graça, já que o mundo envelhece, as coisas deixam de ter serventia, mas as histórias estão sempre pulsando na cabeça dos seres humanos.

As ilustrações são de Nireuda Longobardi e foram feitas em xilogravura, uma técnica muito utilizada na produção dos livretos de cordel. Ela consiste no entalhe do desenho na madeira, e posterior impressão no papel, dando um efeito único às imagens.

Recontar as histórias nesse casamento de duas expressões brasileiras foi o que mais atraiu Obeid, que deixa uma dica aos leitores: “Não se esqueça de ler as histórias em voz alta, você vai perceber que elas vão ficar bem mais coloridas.”

Sobre o autor – César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. Autor de mais de 20 livros para jovens e crianças, realiza apresentações de contação de histórias, encontros com leitores, oficinas (criação literária, culinária natural, contação de histórias etc) e palestras para todos os públicos (crianças, jovens, adultos, família e educadores). Suas apresentações são pontuadas com humor e muita interação com o público, por meio de histórias, poemas, figuras de barbante e improvisos. Para conhecer mais seus livros e suas pesquisas, acesse o site: www.cesarobeid.com.br.

Sobre a ilustradora – Nireuda Longobardi estudou artes plásticas e também trabalha como arte-educadora. É potiguar (quem nasce no Rio Grande do Norte), que na língua tupi significa “comedor de camarão”. Mora em São Paulo com sua família e além de ilustrar, também escreve. Seu primeiro livro Mitos e lendas do Brasil em cordel(Paulus) foi selecionado para o catálogo da FNLIJ da Feira de Bolonha 2010 e para o PNBE 2012. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse: http://nireuda.blogspot.com.br.

Título: Cordelendas: histórias indígenas em cordel 
Autor: César Obeid
Ilustrações: Nireuda Longobardi
Número de páginas: 40
Formato: 20,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 30,90
Indicação leitora: 3º ano
ISBN: 978-85-10-05460-7

0 comments:

Postar um comentário