Projeto social do Samba Brasília tem início

O Samba Brasília ainda não acabou! O festival, que teve início no dia 23 de agosto com grande programação que ocupou a área externa do Estádio Nacional de Brasília, agora caminha para outra parte importante de sua existência: seu projeto social. De hoje (15) até domingo (21), artistas brasilienses circulam por todo o DF com o Expresso do Samba, parte final da Maratona Samba Brasília.

Quem diria que o samba chegaria aonde chegou. Hoje aceito como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o ritmo tem como característica marcante sua capacidade de reunir pessoas em torno de sua sonoridade dançante e convidativa. E não para por aí... O samba tem outro aspecto essencial para nós, brasileiros: um elo que nos mantém conectados com passado, com as representações culturais de matrizes africanas que chegaram aqui com através dos povos escravizados e permanecem vivas e pulsantes em todo o país, perpetuado por gerações.

Pensando nisso, o Samba Brasília expandiu seus horizontes e agora, como o primeiro projeto de samba aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, soma à sua rica programação uma série de ações culturais que acontecem na rua, de graça, visando levar esse, que é um dos ritmos mais brasileiros, para toda a população do Distrito Federal. Outro ponto importante é que essas ações são realizadas com artistas locais. Ou seja: é gente de Brasília fazendo samba para o povo de Brasília e mostrando que a cidade tem muito que oferecer e ensinar quando o assunto é samba!

O Expresso do Samba tem início hoje, dia 15, com apresentações em estações de metrô (Samambaia, Ceilândia e Praça do Relógio serão contemplados), assim como na Rodoviária do Plano Piloto. Serão intervenções musicais estruturadas para afirmar esses locais como espaços privilegiados para acolherem a produção estética brasiliense, no contexto do samba. Quem sobe ao palco para alegrar o público são os convidados Pegada Carioca, Fabinho, Samba 61, Samba Show, Milsinho, Vinícius Oliveira, Carol Voigt, Tyayro, Alafoiu e Anna Cristina.

Já no Samba nas Escolas, os músicos Wallace Palhares, Mestre Ronaldo, os grupos Mambembrincantes e Bambas do Eixo, Vinícius Oliveira e Breno Alves chegam para contar a história do ritmo para crianças. Entre as instituições que recebem o projeto estão contemplados centros de ensino nas regiões do Recanto das Emas, São Sebastião, Paranoá, Samambaia e Santa Maria.

O encerramento do projeto também será em grande estilo: dia 21 de setembro, a partir das 16h, a nata do samba brasiliense sobe ao palco Tia Ciata, montado na área externa do Museu Nacional da República, para uma noite de muita festa. Débora Vasconcelos, Teresa Lopes, Rosemaria, Marquinhos Benon, Tyayro e Vinícius Oliveira prometem um repertório que rememora clássicos que vão desde a casa de Tia Ciata, homenageada da noite, até produções mais recentes. Quem fecha a noite é Jorge Aragão com sua voz marcante e canções mais que conhecidas do público como “Elevador”, “Eu e você sempre”, entre outras.

Em todas as etapas, não somente o samba na versão que conhecemos será contemplado, mas também algumas de suas muitas variações. O samba de roda, samba-canção, samba de terreiro são pautas, tanto para o ensinamento nas escolas quanto para os shows que animam o público brasiliense.

Serviço – Expresso do Samba Brasília
Quando: de 15 a 21 de setembro de 2014
Onde: Estações do Metrô, Rodoviária do Plano Piloto, Escolas públicas do DF e Área Externa do Museu Nacional da República (vide programação)
Entrada gratuita
Mais informações: 3263-4668
Classificação indicativa: livre
Programação Completa com Horários de shows e apresentações no Release em anexo.

ENCERRAMENTO: EXPRESSO DO SAMBA – Museu da República (Palco Tia Ciata)
21 de setembro, a partir das 16 horas
Área Externa do Museu Nacional da República
Débora Vasconcelos
Teresa Lopes
Rosemaria
Marquinhos Benon
Tyayro
Vinícius Oliveira
Jorge Aragão 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário