Programação do "Satélite 061 - 24h no ar": Teatro, dança, palhaços e bonecos...

Os espetáculos, que compõem e programação do Festival Satélite 061 - 24h no ar, terão como palco o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília nesta edição de 2014. As apresentações acontecem até 27 de setembro e irão ocupar a praça, a marquise, um palco montado na área externa, o Palco CCBB, e o Teatro I do Centro Cultural.

Foram convidados, para compor este painel artistas locais e cariocas, que realizam projetos nas áreas de teatro, dança, circo e intervenção. Entre os grupos de Brasília convidados estão As Caixeiras, com o teatro lambe-lambe “Caixa de Mitos”, O SQF (Serpentes que Fumam), com a descontraída intervenção urbana “Um Dia de Sol”, e a Cia. Colapso, apresentando “Brincadeiras Loas e Outras Boas”. Os artistas que apresentam seus espetáculos-performance solo são Mariana Baeta, com “Saia de Pandora”, e Magno Assis, em “Reivax”.

De fora de Brasília, duas peças cariocas de tirar o fôlego: “Sem Título”, da bailarina Lavínia Bizzoto, e “Novos Ares”, da renomada Intrépida Trupe com seu espetáculo de teatro físico, que reúne dança e circo. As duas apresentações estarão concentradas na noite do dia 26, sexta-feira, às 19h e às 20h, respectivamente. No sábado, o Festival promove um dia inteiro de atividades, com início às 10h seguindo até às 17h.

Este ano o Festival Satélite 061 será parceiro do projeto Dança França Brasil. O DFB promove o intercâmbio entre espetáculos conceituais franceses e espetáculos locais. Toda a programação do DFB acontecerá dentro do Teatro I do CCBB.

Saia de pandora - Mariana Baeta (DF)
Divertido e provocativo, o espetáculo reúne as experiências populares e musicais da atriz e ritmista Mariana Baeta à abordagem mítico-expressiva da diretora Anasha Gelli. Dessa miscelânea de influências surge a saia de pandora, cujos bolsos guardam histórias, músicas, mandingas, mistérios & falcatruas. A plateia, ao escolher um dos bolsos da saia, interage no jogo cênico desencadeando ações inesperadas e criando um novo espetáculo a cada apresentação.
Palco CCBB. Dia 25/09, às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos.
Mariana Baeta – (61) 8402 3120

Sem Título - Lavinia Bizzotto (RJ)
Sem título surgiu do desejo de discutir como a dramaturgia na dança é afetada, quando o intérprete segue uma partitura de movimento construída pelo coreógrafo, porém, com a liberdade de decidir a sua própria encenação. Vanessa Macedo, diretora e coreógrafa, criou o mesmo solo para três intérpretes com trajetórias e experiências artísticas diferentes e pediu que eles fizessem suas opções de trilha, figurino, luz e utilização ou não de objetos cênicos, sem abrir mão da movimentação criada. O solo da artista Lavinia Bizzotto foi fruto desse projeto.
Palco CCBB. Dia 26/09, às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 20 minutos.
Lavínia Bizzotto – (21) 9 8646 77 58

Novos Ares - Intrépida Trupe (RJ)
A Intrépida Trupe do Rio de Janeiro traz para o Festival Satélite 061 24h no ar Edição CCBB o espetáculo “Novos Ares” – dança, teatro físico e circo com criações inéditas dos artistas da companhia mescladas com números do seu repertório. A direção é de Beth Martins, no elenco: Maria Celeste Mendozi, Júlio Nascimento, Diogo Monteiro, Lana Borges, Phelipe Albuquerque e Vanda Jacques.
Palco CCBB. Dia 26/09, às 20h. Classificação: 12 anos. Duração: 70 minutos.
Intrépida Trupe – Vanda: (21) 9 8225 3000

Caixa de Mitos – Lendas do Brasil - As Caixeiras Cia. de Bonecos (DF)
O espetáculo apresenta quatro personagens do imaginário popular brasileiro que mistura lendas indígenas e caboclas: o Curupira, a Boitatá, o Saci e a Iara. O espetáculo pode ser visto por até três espectadores por vez e tem duração de seis minutos. O cenário, uma grande floresta brasileira, é o pano de fundo onde se desenrolam as aventuras destas criaturas que encantam crianças e adultos.
Hall do CCBB. Dia 27/09, às 15h. Classificação: livre. Duração: 90 minutos.

SQF Dia de Sol - Cia. Andaime (DF)
Tomar sol em um espaço aberto A ideia é criar um espaço de convivência, apreciar a cidade, intervir no cotidiano e incentivar a apropriação de espaços públicos.
Área Externa. Dia 27/09, das 10h às 15h. Classificação: 12 anos.
Andaime – Kamala: (61) 9204 3932 / 8340 6544

Brincadeiras Loas e Outras Boas - Colapso Cia. de Teatro
Este espetáculo de circo-teatro, da Colapso Cia. de Teatro, é uma homenagem à tradição oral e corporal do circo brasileiro a partir das cantigas, brincadeiras e cenas clássicas de palhaços. Com simplicidade e cuidadoso fazer estético, “Brincadeiras, Loas e Outras Boas” apresenta uma encenação de formato leve intercalado por loas (músicas tradicionais da cultura popular circense e do teatro de rua brasileiros) e entradas tradicionais da palhaçaria brasileira, para compor um espetáculo dinâmico, interativo e divertido.
Palco CCBB. Dia 27/09, às 17h. Classificação livre. Duração: 50 minutos.
Colapso – Ana Luiza: (61) 8107 7782

==> Foto: Philipe Nagô

0 comments:

Postar um comentário