PRIMEIRA COLEÇÃO DE LIVROS NO MUNDO SOBRE A CORRUPÇÃO SERÁ LANÇADA EM BRASÍLIA

Cinco anos de estudo e sete de pesquisa, este foi o tempo que o professor doutor Judivan J. Vieira, procurador da Advocacia Geral da União, precisou para finalizar os cinco livros que integram a coleção “Corrupção no Mundo”, da Editora Thesaurus. Esta é a primeira obra a ser lançada em todo o mundo com a profundidade e a extensão que o assunto requer.  O lançamento da coleção, que trata do problema a partir do Mercosul e apresenta soluções para combatê-lo, está marcado para 16 de setembro, no Brasil 21 Cultural, em Brasília.

Dos mais de 150 livros em português, inglês e espanhol da bibliografia visitada por Judivan J. Vieira sobre o tema, 14 são específicos sobre corrupção. Alguns tratam do assunto em um capítulo ou pouco mais. Além desses livros, o autor leu artigos sobre o tema e estudou inúmeras leis de todos os países membros do Mercosul. Tudo disponível em sua biblioteca particular.

Judivan J. Vieira diz que é perene o tema corrupção, escolhido para sua tese de doutorado. Pode ser abordado em qualquer época, em qualquer fase da História da evolução da humanidade. Entretanto, crê que o atual momento político, no Brasil e no mundo, é bastante propício para ampliar sua voz. Mais do que isso, para potencializar a mensagem que ele quer deixar para esta e para as próximas gerações, de que a corrupção é um mal, que talvez não tenha cura.

Mesmo assim, após tantos anos de pesquisa sobre o tema, chegou à conclusão de que o mínimo que se deve fazer é lutar o máximo para que se consiga reduzir a corrupção a fim de que ela tenha menor impacto nas políticas públicas, e assim o Estado possa promover o bem comum, missão na qual tem falhado sistematicamente. O bem comum, argumenta o autor, é traduzido na linguagem das Ciências Políticas e no Direito, como o mínimo de felicidade que se deve conceder às pessoas que vivem em Estado Democrático de Direito.

Todas as pesquisas de Judivan J. Vieira sobre corrupção no Poder Executivo, Legislativo e Poder Judiciário, dentro dos países membros do Mercosul, foram feitas in loco na Argentina, no Brasil, no Paraguai, no Uruguai e na Venezuela. Este trabalho foi custeado por bolsa de estudos concedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), uma autarquia federal, que integra a Administração Pública Federal Indireta do Governo Federal.

A coleção
A coleção “Corrupção no Mundo” se compõe de mais de 700 páginas, distribuídas em cinco volumes. “Consegui fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema corrupção, reunindo autores argentinos, chilenos, uruguaios, mexicanos, norte-americanos e alguns alemães. Mas não encontrei escritores brasileiros acadêmicos que tenham abordado o tema com a profundidade e aspectos que escolhi abordar”, salienta Judivan J. Vieira. Ele frisa que a sua é a primeira coleção do mundo sobre o assunto e ressalta a alegria de inserir o Brasil como fonte de consulta sobre o tema.

Quanto à importância da sua pesquisa para a sociedade brasileira e para o Mercosul, ele se declara humanista, como todo pesquisador, e por isso acredita que ela possa causar sim um impacto bem significativo. Sobretudo porque sua coleção aborda a corrupção sobre cinco perspectivas – histórica, política, jurídica, do Direito Internacional e, por fim, apresenta uma proposta de combate à corrupção, usando ferramentas como a ética a moral e o Direito.

Segundo ele, há ainda uma questão muito importante sobre o impacto desta pesquisa na sociedade do Mercosul: “Além de identificar o que é corrupção e quais as formas de combatê-la, ela também revela quais são as causas, os aliados e as consequências da corrupção. O método está disponível para combatê-la. Resta saber se há vontade política para isto”.

Judivan J. Vieira espera que sua coleção “Corrupção no Mundo” esteja em todas as bibliotecas das escolas superiores de Direito, cujas disciplinas, segundo ele, não incluem a corrupção como objeto de estudo. Também espera vê-la nas bibliotecas de todos os tribunais brasileiros. E para viabilizar o acesso da sociedade à sua obra inspirada na tese de doutorado, ele já está pronto para realizar palestras em instituições de ensino superior, bibliotecas e tribunais.

Duas edições da coleção chegarão às livrarias. Uma mais acessível a estudantes, em brochura, sem orelhas, cujos volumes podem ser adquiridos separadamente.  E a outra com livros em capa dura, para serem vendidos na coleção completa.

O autor
Filho de Cesário Juvenal Silva, pedreiro, e de Francisca Vieira Silva, lavadeira de roupa, Judivan Juvenal Vieira é procurador da Advocacia Geral da União. Nasceu em São José de Caiana (PB) e mudou-se com a família para Brasília (DF) aos cinco anos e foi de servente de pedreiro a professor de cursos preparatórios para concursos na área jurídica e em faculdade de Direito.

Graduou-se Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e se pós-graduou em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e Universidade de Brasília (UnB). Estudou Tradição Civilística e Direito Comparado na Universidade de Roma Tor Vergata, e concluiu o Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.

Além de escritor, Judivan J. Vieira também é músico. Sua produção literária reúne dez obras, além desta em lançamento e mais uma em fase de conclusão.  Como músico, já gravou quatro discos.

SERVIÇO
Lançamento da coleção Corrupção no mundo
Data: 16 de setembro de 2014
Hora: 18h, antes de sua participação no Seminário Amplitude Cultural
Local: Brasil 21 Cultural
SHS Quadra 06 – Complexo Brasil 21
Brasília - DF
Autor: Judivan J. Vieira
Editora Thesaurus – Brasília
Preços: Coleção caixa - R$ 300,00; Paper back - R$ 30,00 cada volume.

==> Foto: Divulgação

4 comments:

Anônimo disse...

Amigo, lança digital, também, para ficar mais barato, e nós, aposentados possamos comprar.
MEUS PARABENS doutor Judivan J. Vieira. Tinha que ser um nordestino "macho" para ter escrito. O BRASIL agradece de pé.

Dalton Jendiroba disse...

Obrigado por seu comentário ...

Continue participando!

Dalton Jendiroba disse...

Desculpa Horiosvaldo, mas seu comentário estava um pouco "truncado".

HORIOSVALDO DA SILVA disse...

diz que tem que começar é eliminar definitivamente mas com tal=CORRUPÇÃO=e todas as suas causas e todos os seus tipos variações e com todos os seus efeitos consequências os quais se elimina definitivamente se erradica definitivamente se vacina definitivamente mas é só aonde tem=(01)TRANSPARENCIAS=(02)PARTICIPAÇÃOPOPULAR=(03)DISQUEDENUNCIAANONIMA= (04)ELEiÇÕESDIRETAS=istoé tem que ter os=04=juntos e nos mesmos micros segundos-pois só eleições diretas encima de eleições diretas durante décadas e décadas séculos só isto-eleiçõesdiretas-não adianta nada e nunca adiantará nada se localmente não tiver os=04=juntos mas nos mesmos micros segundos
=
pois há décadas e décadas que no brasil américalatina áfrica todos os antigos atuais políticos só falam em acabar com a-corrupção-óbviamente os elegendo-mas os novisssissimos políticos acabam superando em mil vezes pior os seus antecessores em termos de todos os tipos de=ENRIQUECIMENTOSILICITOS=CORRUPÇÕES=óbviamente nada em seus nomes tudo em nome de laranjas familiares parentes amigas amantes cargosdeconfiança aqui no brasil e ou lá no exterior e ou lá nos tais paraísosfiscais-através obviamente de coisas como os tais empréstimos doações perdões milionários bilionários aos tais e tais ditadores do mundo todo eou aonde teve e tem algum tipo de desastresnaturais
=
pois nenhum ou quase nenhum daquele dinheiro ali irá á favor dos que teriam que serem beneficiados tudo ou quase tudo foi e ou vai mas lá para os tais paraísos fiscais-etc-óbviamente nada em seus nomes-etc-mas nunca jamais falam mas em como acabar, isto é nunca jamais falam de forma nenhuma na tal
=
(01)TRANSPARENCIA=FINANCEIRA-JÁ-ONLINE-INTERNET-DIRETA-PESSOALMENTE-MAS-SEMPRE-ATUALIZADOS-SEGUNDOS Á SEGUNDOS=e como=(02)PARTICIPAÇÃOPOPULAR-ORÇAMENTÁRIO-PRIORITÁRIO=direta-mas-de todo-o-povo-local-municipal-estadual-federal-distrital-decidir localmente o que é ou não é prioritário e o povo local sempre participar-fiscalizar-mas-tudo-auditorialmente-online-e-diretamente-sem os tais-conselhospopulares eou os tais políticos os quais menos dia mais dia sempre foram e sempre serão comprados pagos manipulados pelos políticos poderes executivos e ou pelos ricos localmente-os quais=ricos=pessoa=empresas=instituições=já financiaram eou financiarão as campanhas milionárias bilionárias de tudo e todos ali envolvidos-políticos-conselhospopulares e principalmente óbviamente dos políticos poderes executivos-istoé-os poderosos localmente municipal estadual federal distrital mandam e desmandam mas principalmente nos políticos poderes executivos e ter também=(03)DISQUEDENUNCIAANONIMA-SOBRETODOSOSTIPOS-VARIAÇÕES-DE-CORRUPÇÕES-ETC=e tudo óbviamente com as tais=(04)ELEiÇÕESDIRETAS=MASPARATUDO=
=
pois com os=04juntos=é aonde tudo fica claro honesto transparente imparcial mas á favor=1000%=de tudo e de todos os brasileiros américalatina áfrica-etc-então tudo melhora mas mil vezes á favor de tudo e de todos ali á nível municipal estadual federal distrital desde os mais humildes até os mais ricos e poderosos-etc-istoé o jogo fica igual e limpo honesto transparente imparcial de dia e aonde é dado mas as mesmas oportunidades acessos á todos os tipos de informações conhecimentos sabedorias transparências mas igualzinho mas para tudo e para todos e isto acaba com os tais-tipos-de-privilégios-etc-como sempre foi e é ainda no brasil américalatina áfrica-etc
=
pois aonde não tem os=04juntos=mas ao mesmo tempo e ou mesmo tendo ali durante décadas e décadas só eleiçõesdiretas encima de eleiçõ esdiretas mas mesmo assim ali se instala vários tipos de=MÁFIAS=FACÇÕESCRIMINOSAS=MILICIAS=GRUPOSDOMINANTES=e todas as suas varian tes etc com todas as suas consequências-corrupções-mindincancias-extremas-atrasos-etc-pois ali nada e ninguém fiscalizará auditorialmente transpa rencialmente nada online e até pessoalmente

Postar um comentário