Guia de Química Experimental inclui técnicas laboratoriais seguras e sustentáveis

Em meio às preocupações ambientais e à procura de maneiras de viver em um mundo sustentável, a segunda edição de Introdução à Química Experimental, lançamento da EdUFSCar, apresenta boas práticas de laboratório e gestão de resíduos, de modo a reduzir problemas de saúde dos profissionais e os impactos ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, os químicosRoberto Ribeiro da Silva, Nerilso Bocchi, Romeu C. Rocha-Filho e Patrícia Fernandes L. Machadointroduzem os estudantes de cursos universitários e técnicos às distintas áreas da Química, por meio de experiências que vão crescendo gradativamente de complexidade.

Para uma melhor aprendizagem dos alunos, os autores optam por experiências simples e curtas, de modo que possam ser realizadas individualmente. Todas são propostas na forma de um problema a ser resolvido. Os roteiros de cada uma contêm uma apresentação dos principais conceitos envolvidos na solução do problema proposto, o que fornece subsídios para a elaboração do relatório científico referente ao experimento, de modo que o aluno possa estabelecer relações entre teorias e fenômenos. Os experimentos envolvem tanto o uso de substâncias orgânicas, como inorgânicas, de modo equilibrado. Os equipamentos e vidrarias são ainda introduzidos de forma gradativa, especificando-se seus critérios de utilização.

Nesta segunda edição, a novidade fica por conta das mudanças que vêm ocorrendo com o surgimento da Química Verde, que visa minimizar a exposição de pessoas aos riscos intrínsecos de quem manuseia vidraria, equipamentos e reagentes químicos, tanto na indústria como em laboratório. Assim, substitui reagentes de maior toxidade por outros de menor impacto ambiental e ocupacional; reduz a quantidade (massa ou volume) dos reagentes a serem usados; inclui um capítulo sobre normas de segurança em laboratório e de um sobre resíduos químicos; contém um item sobre cuidados de manuseio de produtos químicos em cada experiência específica; traz, no apêndice, fichas de informações de segurança de produtos químicos; inclui também cuidados com a segregação, acondicionamento e tratamento de todos os resíduos gerados nos experimentos.

Ao decorrer das 409 páginas, há imagens dos equipamentos e de sistemas experimentais para acompanhamento prático de exercícios laboratoriais, além de introdução aos erros em medidas experimentais e a propagação e cálculos destas análises. O livro também contém bibliografias comentadas,bem como expressões específicas em inglês e português para buscas complementares na internet.

Sobre os autores – Roberto Ribeiro da Silva, bacharel em Química pela UFMG, doutor em Ciências pela USP de São Paulo. É docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências da UnB. Nerilso Bocchi, licenciado em Química pela UFSCar, mestre em Físico- Química e doutor em Ciências (Físico-Química) pela USP, é docente do Departamento de Química da UFSCar, onde atua como docente de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Química. Romeu C. Rocha-Filho, licenciado em Química pela UFSCar, mestre em Físico-Química e doutor em Ciências (Físico-Química) pela USP, é docente do Departamento de Química da UFSCar, onde atua como docente de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Química. Patrícia Fernandes Lootens Machado, bacharel em Químicapela UFC, doutora pela UFRGS. È docente do curso de Licenciatura em Química e orientadora no Programa de Pós- Graduação no Ensino de Ciências da UnB.

Título: Introdução à Química Experimental – 2ª edição 
Autores: Roberto Ribeiro da Silva, Nerilso Bocchi, Romeu C. Rocha-Filho, Patrícia Fernandes L. Machado
Número de páginas: 409
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$59,00
ISBN: 978-85-7600-354-0

0 comments:

Postar um comentário